Opiniões

Arnaldo levaria no primeiro turno, se sucessão de Rosinha fosse hoje

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la )
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la )

 

 

Pesquisa Pro4 outubro 2015 (2)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la )

 

 

Pesquisa Pro4 outubro 2015 (3)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la )

 

 

Por Aluysio Abreu Barbosa

 

Se a sucessão da prefeita Rosinha Garotinho (PR) fosse hoje e seu antecessor Arnaldo Vianna (PDT) tivesse condições jurídicas de concorrer, ele teria uma diferença na intenção dos votos válidos tão superior aos demais pré-candidatos, que levaria a eleição ainda no primeiro turno. Foi o que apontou a última pesquisa do Pro4, feita entre 22 e 24 de outubro, ouvindo 981 pessoas das sete zonas eleitorais do município, primeira consulta do instituto sobre a eleição de prefeito de Campos em 2016. A margem de erro é de 3,1 pontos percentuais para mais ou menos.

Na espontânea, Arnaldo lidera com 19,2%, seguido de longe pela própria Rosinha, com 3,2%, que não pode ser candidata pela terceira vez, nem ter nenhum parente concorrendo à sua sucessão. Em terceiro lugar, aparece o vereador de oposição Rafael Diniz (PPS), com 1,8%; acompanhado do vereador “independente”Alexandre Tadeu (PRB), o “Tô Contigo”, com 1,6%. Pré-candidato governista a prefeito mais bem colocado, o atual vice, além de secretário municipal de Saúde, Dr. Chicão de Oliveira (PP), surge em quinto, com 1,2%. Ex-governista, o deputado estadual Geraldo Pudim (PMDB) vem em sexto, com 1,1%, à frente do vereador “independente” Gil Vianna (PSB), do deputado estadual João Peixoto (PSDC) e do vereador de oposição Nildo Cardoso (PMDB), os três com 0,9%.

Marido da prefeita e seu secretário de Governo, Anthony Garotinho (PR) também foi citado na espontânea, mesmo que como ela não possa concorrer. O ex-governador, ex-prefeito e ex-deputado federal e estadual ficou com 0,2% das intenções de voto em sua cidade natal, exato 0,1 ponto percentual à frente de Beto Cabeludo, candidato a vereador derrotado no último pleito municipal, e da presidente Dilma Rousseff (PT), que enfrenta muitas dificuldades para continuar no comando do Brasil, mas ainda assim lembrada para governar Campos. Fungando no cangote de Garotinho, Cabeludo e Dilma tiveram 0,1%.

Mas é na pesquisa estimulada que a vantagem de Arnaldo permite apontar sua vitória em primeiro turno único, caso a eleição fosse hoje. Com 42% de intenções de voto, se excetuados os 9,3% de brancos e nulos e os 13,8% que não souberam ou não responderam, o ex-prefeito de Campos chegaria a impressionantes 55,2% dos votos válidos, liquidando a fatura sem necessidade de segundo turno.

Quando Arnaldo está no páreo, com menos votos, assim como menos problemas na Justiça Eleitoral, o segundo colocado no primeiro cenário da consulta estimulada foi Tadeu Tô Contigo, com 8,3%; seguido de Pudim (5,7%), Rafael (4,5%), Peixoto (4,1%), Chicão (4%), Gil (3%), o deputado estadual Papinha (2,2%), Nildo (1,9%) e do líder da bancada rosácea, vereador Mauro Silva (1%). A soma de 5% dos dois principais pré-candidatos governistas, além de Arnaldo, é também inferior aos percentuais de intenção de voto individuais de Tô Contigo e Pudim.

Sem Arnaldo na disputa, foi montado um cenário B da pesquisa estimulada. Nele, além do vereador do PRB e do novo deputado estadual do PMDB, Rafael Diniz também aparece puxando a disputa. Líder da corrida sucessória com boa vantagem, Tô Contigo surge com 14,6%, seguido por Pudim e Rafael, juntos no empate exato de 8,2%. Depois deles, surgem João Peixoto (7,1%), Gil Vianna (6,3%), Dr. Chicão (4,9%), Papinha (3,7%), Nildo Cardoso (3,5%) e Mauro Silva (1,5%). Sem Arnaldo, a soma das intenções de voto de Chicão e Mauro (6,4%) é inferior ao alcançado individualmente não só por Tô Contigo e Pudim, como também por Rafael e João Peixoto.

Se Arnaldo não puder participar e a sucessão de Rosinha não for definida em turno único, a rejeição é sempre considerada fator principal para quem chegar ao segundo com chances de vencê-lo. Neste quesito negativo, quem lidera com folga é Pudim (24,7%), seguido do próprio Arnaldo (10,3%), Chicão (8,6%), Papinha (6%), Clodomir Crespo (4,8%), Peixoto (4,5%), Gil (4%), Tô Contigo (3,1%), Nildo (2,5%) e Mauro (2,2%). Entre os citados, a menor rejeição e consequente maior possibilidade de vitória num eventual segundo turno é de Rafael Diniz. Apenas 0,9% dos campistas não votariam nele.

 

Pesquisa Pro4 outubro 2015 (4)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr. — clique na imagem para ampliá-la )

 

 

Rafael Diniz e Papinha são os menos conhecidos

 

Além da rejeição, que impede o crescimento do candidato durante a campanha, podendo definir sua sorte, como foi o caso de Anthony Garotinho na eleição a governador de 2014, quando não conseguiu nem chegar ao segundo turno, outro fator fundamental à conquista de novos eleitores é o conhecimento que o eleitorado tem do candidato. Em tese, quanto menos conhecido, maior a chance de crescimento durante o processo eleitoral, à medida em que a campanha for massificando a imagem de cada político, suas ideias e propostas junto ao eleitor.

Na medição desse quesito, o instituo Pro4 saiu mais uma vez na frente nas pesquisas em Campos. Líder inconteste da consulta, tanto espontânea, quanto estimulada, e prefeito duas vezes de Campos, Arnaldo Vianna é bem conhecido por 79,3% do eleitorado goitacá, não muito por 0,7%, dele ouviram falar 17,4%, enquanto apenas 2,5% afirmaram não conhecê-lo.

Por sua vez, Tadeu Tô Contigo, popular apresentador de TV, além de vereador, é bem conhecido por 54,6% da população. Candidato a prefeito de Campos duas vezes, 47,3% dos eleitores conhecem bem Gerado Pudim, percentual que cai para 35,9% em relação a João Peixoto, mesmo deputado estadual cinco vezes; e para 30,9% quanto a Gil Vianna, vereador em segundo mandato.

Entre os governistas, Dr. Chicão de Oliveira, que compôs por duas vezes a chapa vencedora com a prefeita Rosinha, é bem conhecido por 31,1% dos campistas. Já quanto a Mauro Silva, vereador de primeiro mandato, só 20,2% do eleitorado disseram conhecê-lo bem.

Se o baixo percentual de conhecimento de Mauro dá chance ao crescimento de sua eventual candidatura, as possibilidades neste sentido são ainda maiores para Rafael Diniz e Papinha. Apenas 17,3% do eleitorado afirmaram conhecem bem o jovem vereador de oposição em primeiro mandato, percentual que cai para 15,6% quanto ao ex-vereador rosáceo, mas atual deputado estadual do bloco antigarotista.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 18 comentários

  1. Mas uma vez deixaram Roberto Henriques de fora das Pesquisa mesmo ele sendo citado em Pesquisa anteriores na simulada
    A pergunta é Porque tanto medo de Roberto Henriques

  2. Olá companheiros da cidade maravilhosa de Campos dos Goytacazes,gostei muito desta pesquisa!!! Vejam vocês neta lista do instituto PRO4 só um vejo por enquanto como pré candidato a prefeito em nossa cidade… Tem muita aguá pra correr embaixo da ponte , mas tenho certeza que o quadro será outro… Entre os mais bem “colocados” quem realmente tem apoio político e econômico para combater a maquina ? Vejo muitos falastrões destilando seus venenos , porém via de regra esses mesmos já comeram no mesmo cocho … Ai me pego a pensar como será o debate do “rasgado falando do esfarrapado” com a palavra a verdadeira oposição em Campos…. OPOSIÇÃO de verdade!!! De fantasia a população já esta cheia.

  3. Vejam como o povo e’ manipulado facilmente, em pesquisa estimulada quase a metade votaria em Arnaldo, ficha suja, e não foi a toa… (trecho excluído pela moderação)… Liderava com Chocolates da vida… Este é o motivo pelo qual o Brasil está onde está… Ao invés de ficha suja tinha que ser (trecho excluído pela moderação)!!!…

  4. ARNALDO JÁ ÉRA ELE (trecho excluído pela moderação)

  5. ¨Pode isso Arnaldo¨ parafraseando Galvão Bueno o candidato com uma enxurrada de processos de vários tipos a escolher que não pode vir a ser candidato vide eleição passada lidera pesquisa essa cidade pirou ou tão querendo pirar.

  6. A PESQUISA MOSTRA O QUE O POVO VEM FALANDO PELAS RUAS DA CIDADE, EM TODOS OS DISTRITOS, EM TODOS OS BAIRROS E POR AÍ VAI. CHEGUEI A COMENTAR AQUI NA FOLHA DA MANHÃ EM UM COMENTÁRIO MEU, QUE ARNALDO VENCERÁ A ELEIÇÃO NO PRIMEIRO TURNO. O POVO SABE QUE É O ÚNICO QUE TEM CONDIÇOES DE SOCORRER A CIDADE QUE ESTÁ NA U T I EM TODOS OS SENTIDOS E TODOS OS SEGUIMENTOS. A OPOSIÇÃO ESTÁ FORTE E ARNALDO VEM MANTENDO O FAVORITISMO EM TODAS AS CAMADAS SOCIAIS ( DO POBRE AO RICO ), ARNANLDO VIANNA DEVERÁ RECEBER UMA SEGUNDA CHANCE. É O QUE MOSTRA A PESQUISA E COM O GOVERNO DE ROSINHA GAROTINHO DESCENDO LADEIRA A BAIXO, A TENDÊNCIA É O ARNALDO VIANNA SUBIR CADA VEZ MAIS NAS PESQUISAS, PRINCIPALMENTE PEGANDO VOTO DOS NULOS E BRANCOS. A REJEIÇÃO DO GRUPO GAROTINHO, A CADA DIA ESTÁ CRESCENDO, HOJE O POVO APANHA PELO DESCASO DO GOVERNO COR DE ROSA, MAS EM 2016, O POVO É QUE VAI BATER FORTE NAS URNAS E DEVERÁ REALMENTE DAR NO 1º TIRNO: ARNALDO VIANNA.

  7. Pesquisa sem (trecho excluído pela moderação).

  8. Roberto Henriques? Mais um para (trecho excluído pela moderação) a cidade? fala sério…

    Vamos apostar no novo galera, chega de políticos antigos e promessas antigas.

    Rafael Diniz é a solução para essa cidade. Acorda Campos.

  9. Bom dia prezados e prezadas! Sabemos que a voz do povo fala mais alto, portanto não adianta a menoria questionar, pois sabemos que somos uma democracia e o que o eterno ser humano foi e hoje renovado é capaz de fazer em prol do sofrido povo campista, não vamos só olhar as falhas, mas sim colocar na balança e enxergar os inúmeros acertos que tanto beneficiou a nossa população campista, e porque não beneficiar e libertar novamente? É ser humaaaaaaaaaaaaano, é eeeeele!!!

  10. Só não entendo por que Arnaldo está na pesquisa, está inelegivel…

  11. meu amigo respeito sua opinião, porém robertos henriques não ganhou para deputado estadual, só conseguiu ganhar ganhar essa eleição por conta de garotinho e a máquina, isso é fato!!! todas eleições que disputou, perdeu feio, vc acha que roberto henriques está cotado para ganhar eleição??? po tomaram até o partido dele!! kade cabral, pezão que ia puxar para assumir o mandato, nem uma secretaria em campos ele pegou.. infelizmente perdeu já era!!! não deveria ser assim…mais é…. ideologia, falar bonito não ganha eleição amigo.. eu gosto do ex deputado, porém nunca teve votos para ganhar uma eleição sozinho… abraços.

  12. (Trecho excluído pela moderação) fazer e divulgar uma pesquisa contendo o nome de indivíduo cassado que todos sabem que não poderá concorrer a Prefeitura de Campos.

  13. Sobre a pesquisa, gostei da população dizer um não aos garotinhos e esse modelo falido de administração pública!! por outro lado estou triste, Arnaldo um cara ficha suja, cheio de processos, (trecho excluído pela moderação), isso é muito preocupante… mostra que realmente estamos perdidos.. abraços

  14. FALAM DE ROSINHA , MAS SE ARNALDO ENTRAR QUEM VAI MANDAR É A MULHER ILSAN VIANA, ELA É QUEM RESOLVE TUDO E ELE FICA QUIETO

  15. GAROTINHO DISSE EM UMA RÁDIO NO SÁBADO QUE ARNALDO (trecho excluído pela moderação)

  16. vejo claro é que: se arnaldo não pode vir, o segundo turno é certo e o candidato de 0,9 de rejeição e só 17% o conhece e dos que conhecem dão a ele 8,2% de aprovação, isso significa que: a metade que declara o conhecer vota nele, 17% o conhece e 8,2 votam sim ou não? estou apontando números! então só me resta a seguinte conclusão que o próprio comentária da pesquisa disse: segundo turno rafael diniz na cabeça, aguardem!

  17. (Trecho excluído pela moderação). Estão dando evidência ao nome de Arnaldo para lançar o filho dele. Que vai ser manipulado pela mãe como sempre dona Ilsan Viana querendo o comando da cidade outra vez. O povo realmente tem memória curta acorda pessoal. O melhor candidato pode não ser o de maior evidência mas tem que ser diferente. (Trecho excluído pela moderação). Acordaaaaaáa campossssss

  18. QUANDO FALAM (trecho excluído pela moderação), PORQUE?

Deixe uma resposta

Fechar Menu