Opiniões

Menos de três entre cada 10 campistas confiam em Rosinha Garotinho

Info Pro4 13-11-15

 

 

Por Aluysio Abreu Barbosa

 

Você confia na prefeita Rosinha Garotinho (PR)? Se a resposta é sim, você representa menos de três entre cada 10 campistas. Este foi o resultado da pesquisa do instituto Pro4, realizada com 981 eleitores das sete Zonas Eleitorais (ZEs) de Campos, entre 22 e 24 de outubro, segundo a qual 60,3% da população não confiam em sua governante, ao contrário dos 26,7% que disseram ainda confiar, enquanto 13,1% não souberam ou quiseram responder. A margem de erro da amostragem é de 3,1 pontos percentuais para mais, ou menos.

A pesquisa do Pro4 começou a ser divulgada pela Folha (aqui) desde sua edição do último domingo (08/12), na qual foi revelado que se tivesse condições jurídicas e se a eleição fosse hoje, Arnaldo Vianna (PDT) seria eleito prefeito mais uma vez, e em turno único, com 55,2% dos votos válidos. Este foi o resultado da consulta estimulada, muito embora o ex-prefeito pedetista tenha liderado com folga também a espontânea (19,2%), na qual Rosinha apareceu em segundo lugar (com distantes 3,8%), e seu marido e secretário de Governo, Anthony Garotinho (PR), teve a lembrança de apenas 0,2% dos campistas — exato 0,1 ponto percentual à frente de Beto Cabeludo (aqui), que disputou pelo PTB, mas não venceu a última eleição para vereador.

Relativo à confiança na prefeita, em sua edição de ontem (12/11), a Folha revelou (aqui) outro dado esclarecedor da mesma amostragem: 74,9% do eleitorado disseram que não votarão em nenhum candidato apoiado por Rosinha à sua sucessão, numa rejeição que excede sete entre cada 10 campistas. Apenas 18,2% disseram que votarão em quem se aventurar a disputar a Prefeitura de Campos com o apoio da sua atual titular.

Por outro lado, embora a desconfiança do eleitor campista em sua governante seja alta, o sentimento diminuiu na comparação com a última consulta do Pro4, feita entre 18 a 22 de junho, com base em 426 entrevistas, na qual 77,2% declararam não confiar na prefeita. Ou seja, a desconfiança da população caiu relevantes 16,9 pontos percentuais, até os 60,3% de outubro. Entre os que declararam confiar em Rosinha, também houve aumento, embora mais tímido: os 17,8% de junho aumentaram 8,9 pontos percentuais, até os 26,7% de três meses depois.

De fato, a reação de Rosinha, embora ainda muito longe da popularidade do primeiro mandato, foi registrada por outros dados da pesquisa. Como a Folha revelou (aqui) na última quarta-feira (11/11), comparando as consultas de junho e outubro do Pro4, a avaliação popular do governo de Campos cresceu de 1,4% para 3,1% em ótimo, de 10,8% para 16% em bom, e de 34,3% para 40,9%, na neutralidade do regular. Na ponta oposta, caíram os índices de avaliação de ruim (de 17,6% a 12,3%) e péssimo (de 35,7% a 24,2%).

 

Publicado hoje na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 5 comentários

  1. Tudo isso ainda votam neles ??? To achando que tem muita gente ainda… visto que todos aqui na cidade que eu converso dizem nao votar….

  2. E QUEM CONFIA EM POLÍTICO NO BRASIL,FAÇA ME O FAVOR DE (trecho excluído pela moderação)

  3. A folha deu um tiro no pé da posição em divulgar a pesquisa

  4. A coisa não ta tão feia pra situação, e ainda faltam um ano e sem definicoes dos candidatos

  5. NEM OS 22 ACREDITAM NELA .

Deixe uma resposta

Fechar Menu