Opiniões

Mesmo após “venda do futuro”, governo Rosinha continua em queda

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Por Aluysio Abreu Barbosa

 

Mais de seis entre cada 10 eleitores campistas desaprova a maneira como a prefeita Rosinha Garotinho (PR) vem administrando o município de Campos. E mais de sete, dentro de cada mesmo grupo de 10 votantes da planície goitacá, não confia na prefeita. Atualmente, o governo municipal é considerado péssimo por 29,9% da população; ruim por 14,2%, regular por 32,3%, bom por 20,5%, e ótimo por 2,6% — enquanto 1,1% não souberam ou quiseram opinar. Os dados foram colhidos pela pesquisa do instituto Pro4, feita sob encomenda da Folha da Manhã e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sob o número 00696/2016. Nela, entre os dias 8 e 10 de junho, foram ouvidas 620 pessoas, nas sete zonas eleitorais do município, com margem de erro de 3,9 pontos percentuais para mais ou menos.

Na verdade, essa avaliação negativa da administração Rosinha, acompanhada do desejo de mudança, já havia sido registrada em outra consulta estimulada da mesma pesquisa, divulgada (aqui) na edição do último domingo da Folha. Nela, 70,8% dos campistas acham melhor votar em um candidato de oposição para fazer as mudanças que o município precisa, enquanto apenas 24,8% consideram ser melhor votar no candidato apoiado por Rosinha para dar continuidade ao seu trabalho.

A cerca de 100 dias do pleito de outubro, todos apostam nos bastidores que a esperança dos Garotinho é tentar reverter essa situação a partir da terceira “venda do futuro” (aqui) do município, empréstimo de R$ 367 milhões com a Caixa Econômica Federal (CEF) a ser pago até 2026, pelos três próximos governos. Contudo, como a operação financeira foi consumada desde 11 de maio, o dinheiro não parece ter feito grande diferença, um mês depois, na avaliação popular sobre um governo que aposta tudo para tentar fazer seu sucessor.

Comparado com a última pesquisa Pro4, de outubro de 2015, se a aprovação do governo subiu de 29,8% para 33,9% (4,1 pontos percentuais), a desaprovação cresceu mais, de 55,7% para 62,4% (6,7). E caiu, sobretudo, a confiança do campista em sua prefeita. Se, em outubro de 2015, 26,7% dos eleitores acreditavam nela, hoje só 23,5% o fazem (queda de 3,2). Mas o crescimento mais substancial entre os eleitores se deu entre quem declaradamente não confia em Rosinha: de 60,3% para 73,2% — em oito meses, impressionantes 12,9 pontos percentuais.

Confirmada por fontes rosáceas, uma pesquisa do antigo instituto Precisão, considerado ligado aos Garotinho, foi feita no mesmo período da consulta do Pro4. Mas não chegou a ser registrada ou divulgada porque seus números seriam ainda piores ao governo. Diferente do modus operandi do garotismo, não houve questionamento a nenhum dado desfavorável da pesquisa Pro4.

 

Página 3 da edição de hoje (26) da Folha
Página 3 da edição de hoje (26) da Folha

 

Publicado hoje (26) na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 24 comentários

  1. Enquanto a saúde da cidade estiver sucateada, esse governo jamais terá um bom índice de aprovação. O Arnaldo Viana construiu o HGG e reformulou o Ferreira. Não faltava nada na saúde. Tinha ambulâncias, médicos etc. Hoje a saúde está um caos e dinheiro não falta. Se não tivesse dinheiro não estariam fazendo propaganda na TV e shows por aí.

    Rosinha, toma vergonha na cara e seja humilde para reconhecer seu péssimo governo e equipe na área da saúde. A saúde está jogada às traças.

    Por que você não mostra na sua propaganda de TV, os corredores do Ferreira? O elevador quebrado, a fachada caindo aos pedaços? Mostra isso prefeita.

  2. Isso é o que vocês querem mas não vai acontecer,GAROTINHO primeiro turno.kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    1. Caro Erbas,

      Independente dos quereres, só um apedeuta (ou palhaço com carência de potássio: kkkkkkkkk) seria capaz de supor que essa eleição será decidida, para qualquer lado, em turno único.

      Abç e grato pela chance de ressaltar o óbvio!

      Aluysio

  3. Quem viu essa pesquisa? Quem fez? Brincadeira..!!!!

    1. Caro Jorge,

      1) Quem viu essa pesquisa?
      Em sua diulgação pela Folha nos três últimos domingos, dezenas de milhares de pessoas!

      2) Quem fez?
      O instituto Pro4, com metodologia registrada sob o número 00696/2016, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE)!

      3) Brincadeira?
      Então, falando sério, o que diabos vc está fazendo aqui?

      Abç e grato pela chance de responder o que seria dispensável perguntar!

      Aluysio

  4. Na minha opinião, mesmo com as atitudes eleitoreiras, inaugurações, shows, fogos e toda a parafernália “populesca”, mesmo com “cheque cidadão” e outras mumunhas, ela vai continuar despencando e levar na mesma onda quem estiver com ela e o seu sócio, o prefeito de fato!

    Nem ela nem o marido tem a mínima visão de “marketing” e nada sabem de estratégias e muito menos de administração! Pra começar, colocar o vice, o tal de Chicão, como o candidato mais forte, já prova que perderam a noção das coisas! Ora, o “Vice” é imediatamente associado ao fracasso, principalmente da Saúde!

    Ele vem com o discurso de que “está tudo bem”, mas a população não é cega e nem tão “burra” quanto eles pensam!

    Na verdade, o grande fato, é que “eles” não tem candidato! Tal foi a centralização do Poder, tantos foram os desmandos vindos do “secretário centralizador”, que seus apoiadores foram lobotomizados, são incapazes de pensar, muito menos de ter vontade própria.

    Quanto mais ela ‘meter o pau’ no dinheiro que não tem, mais ela despencará nas pesquisas, idem, os seus vassalos.

    1. Caro Savio,

      Com sua permissão, algumas observações:

      1 – Concordo que o casal Garotinho sempre deixou mt a desejar em capacidade administrativa. Mas não em marketing. Se por isto se entende campanha eleitoral, é aquilo no que Garotinho é um mestre, em léguas superior a qualquer outro político da cidade.

      2 – Não foram Rosinha ou Garotinho que colocaram Chicão como favorito na corrida à candidatura governista. Foi esta mesma pesquisa Pro4, na qual ele aparece em quarto na consulta estimulado, mas em empate técnico com os três primeiros. Na dúvida, por favor, confira os links:
      http://www.fmanha.com.br/blogs/opinioes/2016/06/12/pro4-caio-vianna-lidera-sucessao-de-rosinha-na-espontanea-e-estimuladas/
      http://www.fmanha.com.br/blogs/opinioes/2016/06/19/chicao-bem-na-frente-para-ser-o-candidato-a-prefeito-dos-garotinho/

      3 – Concordo que em todos os 10 pré-candidatos governistas, não há nenhum capaz de ter alguma chance por conta própria, como talvez não tivessem Caio, sem Arnaldo; Tô Contigo, sem a Record e a Iurd; ou Rafael, sem a lembrança do pai (Sérgio Diniz) e do avô (Zezé Barbosa) — só para citar os demais líderes na pesquisa. Mas as coisas são como são. Sendo, na minha visão, o candidato da máquina quem for, sai favorito à sucessão de Rosinha.

      Abç fraterno e grato pela chance do debate!

      Aluysio

  5. isso é o que se ver nas ruas: a media é em cada 10 7 não quer mais esse grupo! e só restam 3 meses para ocorrer o segundo turno, pode agora pegar todo o dinheiro que vendeu a ultima parcela do futuro e: terminar bairros legal, ubs,creches, cheques cidadão, abastecer os postos e HOSPITAIS, liberar cirurgias a todos que precisarem, tirar as filas que o povo dorme nesse frio para conseguir exames e consultas… o povo usará e desfrutará o que não é favor, todos sabemos que é o nosso imposto pago e mesmo assim não enganará o povo atraindo o voto no dia 02 de outubro. o povo sabe que toda essa bondade é pra esse periodo de eleição: e não poderia de me lembrar pode usar o os RPAS que mesmo assim o opvo dará o troco! aguardem.

  6. perdão 3 meses para o primeiro turno!

  7. Quanta hipocrisia! as vespera da eleição esta prefeita que havia dado as costa para o nosso povo,decide desfilar pela cidade como se nada estivesse
    acontecendo; por favor prefeita para de apelação! entrega o governo quem sabe sairá com um pouco de dignidade?

  8. VAMOS TRABALHAR PREFEITA, ESQUEÇA AS FOFOQUINHAS E MOSTRAR QUE CAMPOS CRESCE CADA DIA MAIS. O RESTO É XORORÔ DE QUEM PERDEU A BOQUINHA E SABEM QUE VÃO PERDER MAIS UMA VEZ

  9. Rosinha: “Quem vendeu o futuro são aqueles que deram rombo na Prefeitura e estão inelegíveis

  10. Campos tem novamente saldo positivo na geração de empregos

  11. Estou aguardando uma operacao (trecho excluído pela moderação) p levar essa turma embora.
    Levem junto A. Viana e Alexandre M.

  12. A ilustre prefeita Rosinha, durante a campanha eleitoral para sua eleição em 2008, dizia em todos comícios, que arrecadação do governo Mocaiber daria para transformar Campos em uma Curitiba.Prometeu quê, uma vez eleita, transformaria Campos dos Goytacazes em uma Curitiba.
    Pergunto aos eleitores campistas:seu governo consegui realizar essa promessa? Portanto, caberá ao eleitor formular esse juízo de valor.

  13. É hora dos opositores de Rosinha/Garotinho se unirem e vencerem as eleições. A oportunidade é uma coisa rápida se não pega quando ela aparece talvez nunca mais conseguirá alcançar. Este grupo que domina Campos mais de 30 anos continuará no poder porque eles se unem e tem 3 a 5 candidatos. E aí pelo menos 1 destes 5 ganha e então continuam mandando. Mesma coisa ocorre RJ PMDB domina a mais de 20 anos e o povo sofrendo.

  14. Vai continuar descendo nas pesquisas. Rosinha Garotinho, o pior governo da história!!

  15. Vai continuar descendo nas pesquisas. Rosinha Garotinho, o pior governo da história!!

  16. DESOCUPA ROSINHA PORQUE MEU GRUPO QUER MAMAR TAMBÉM,FICA SITUAÇÃO PORQUE NÓS ESTAMOS MAMANDO É ASSIM A POLITICA DE CAMPOS.

  17. edimar, vc ta mal informado, quem falou que ia transformar campos em uma Curitiba foi o sr. ARNALDO VIANA E

  18. Meu caro Aluysio:

    Nada contra observações e mesmo sobre opiniões contrárias! É visível que a Prefeita está “investindo” até o que não deveria, num apelo de última hora, como aliás é bem típico do ‘casal’. Porém, agora há o desgaste de dois mandatos, a memória popular, mesmo chegando a determinados níveis de devaneios, mesmo a massa “hipnotizável”, está percebendo que há algo “diferente no ar”!

    Veja, há leitor que enxerga “criação de emprego” proveniente dos recursos vindos dos empréstimos. Eu diria que este é um “hipnotizável” da categoria dos “tolos”, porque ele não percebe que ao apanhar o empréstimo, compromete o município e o tal emprego vai pelos ares!

    O que eu ouço nas ruas aponta na direção da descrença e da desilusão. Falta bem pouco tempo para as eleições, mesmo com enxurrada de propaganda penso que não será fácil a “situação” emplacar um prefeito.

    Por outro lado, só aumenta o risco disso acontecer, é porque me parece, não há um consenso inteligente por parte da “oposição”, isso sim, acho que pode facilitar que a “situação” cresça e acabe vencendo.

    Portanto, os rosáceos podem até vencer sim, não por ter uma campanha inteligente em grande nível, mas pela pobreza da oposição formar sua base! É o tal “ditado”: ” Em terra de cego, quem tem um olho, é rei”.

  19. Só acho incrível o atual governo jogar a culpa em governos anteriores quando o mesmo já está em seu segundo mandato. Será que em oito anos, com o orçamento mais desejável do país, não consegui teria como ter arrumado a casa?! Fico pensando como vaí pegar uma bomba o próximo governante. Daí o desespero em colocar ali alguém deles para tentar esconder os erros.

  20. Garotinhos pega seus panos de bunda e sai de mansinho olha o moro vem ai

  21. Prezado Claudio, respeito sua opinião.No entanto, se você quiser tenho as gravações dos referidos eventos políticos de 2008. Saudações!!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu