Fruto da conjuntura nacional, desgaste particular ou ambos? Qual é a causa do aumento da desaprovação popular do governo Rosinha Garotinho (PR) e da não confiança do campista na sua prefeita? Como a Folha mostrou (aqui) na edição do último domingo (26), quando comparadas as duas últimas pesquisas do instituto Pro4, de outubro de 2015 e deste junho (entre os dias 8 e 10) de 2016, a desaprovação do governo subiu de 55,7% para 62,4% da população, enquanto os que não confiam em Rosinha cresceram de 60,3% para 70,2% dos campistas.
A queda foi registrada já após a terceira “venda do futuro” do município, consumada (aqui) em 11 de maio num empréstimo de R$ 367 milhões com a Caixa Econômica Federal, a ser pago até 2026. Veja o que pensam sobre a avaliação popular do governo Rosinha os quatro pré-candidatos que, segundo a mesma pesquisa Pro4, lideram (aqui) em empate técnico a corrida para suceder a prefeita:
Caio Vianna (PDT) — O momento é atual é de erosão de alguns governos, que sofrem grande descrédito com a população, principalmente em Campos. Alguns governantes se prepararam melhor para o momento. O fato é que a população, de maneira geral, está descrente. Recentemente, li uma matéria dizendo que 30% dos prefeitos de todo o Brasil, que podem concorrer à reeleição, estão na dúvida se virão. A crise econômica afeta o Brasil inteiro, embora mais a Campos, devido à insatisfação com sua atual administração. A população enxerga a necessidade de renovação da classe política em todo o país. E Campos, longe de ser exceção, é um dos municípios brasileiros onde isso ocorre de maneira mais acentuada.
Tadeu Tô Contigo (PRB), vereador — Os índices de desconfiança e desaprovação andam de mãos dadas. A população agora está ficando mais atenta em sua análise do que foi e do que está sendo, não só dos últimos três anos e meio, mas dos últimos sete anos e meio. E se conclui que não teve um bom governo neste período, não tem porque ter confiança na governante ou aprovar seu método de governar. A forma como esses recursos foram conseguidos é que gerou a desconfiança e a consequente desaprovação. Diante da terceira “venda do futuro” seguida, uma para pagar a outra, qualquer cidadão campista com um pouco de lucidez vai concluir que esse governo colocou a cidade na atual situação porque gastou além das suas possibilidades.
Rafael Diniz (PPS), vereador — Os índices da pesquisa são o reflexo direto daquilo que vemos nas ruas todos os dias, daquilo que temos alertado e cobrado nas sessões da Câmara: Campos hoje vive o caos na saúde, na educação e no transporte públicos, fruto da total falta de responsabilidade administrativa do seu governo. Lá atrás já dizíamos que o grande problema de Campos não é dinheiro. Se fosse, o atual governo, que mais teve dinheiro na história do município, teria feito uma administração exemplar, não o caos vivenciado diariamente pelo campista que busca os serviços públicos municipais. Repito: o problema de Campos não é falta de dinheiro; é falta de gestão.
Dr. Chicão (PR), vice-prefeito — Estamos num momento conturbado para qualquer político. A falta de credibilidade é nacional. Isso faz com as pessoas não tenham a avaliação mais coerente. Tudo cai em cima do governo mais próximo: o municipal. Mas a rejeição é à classe política, não a um governante. Em qualquer outro município brasileiro, o problema se repete. Em Campos, quem compara como era antes e como é agora, vê os avanços em vários segmentos. A partir das convenções, com a definição das chapas, os candidatos vão também ser pessoalmente avaliados, em questões como capacidade, idoneidade. E, em relação ao governo, se você somar o ótimo (2,6%), o bom (20,5%) e o regular (32,3%), temos uma provação de mais de 50% (55,4%).
Publicado hoje (28) na Folha da Manhã
Geovan
28 jun 2016Essa eleição vai cair no colo de Tadeu, pow fala sério, como coloca Caio Viana para ser prefeito, o cara nunca foi nada, teria que vim como vereador e não como prefeito.
Votar em Chicão é o mesmo que votar em Pezão quando Cabral saiu… Chicão quer esconder o rombo na prefeitura igual Pezão tentou fazer no estado.
Agora Alexandre Tadeu é brincadeira, um vereador que ficou em cima do muro, era do lado da prefeita, aí mudou de lado e agora quer voltar? Garotinho indo ao programa dele direto, aí tem… O povo é burro, acha que Tadeu com aquele programa faz alguma coisa para nossa cidade, não faz e não fez até hoje nada!!
paulo sergio de moraes
28 jun 2016não consigo entender essa ideia do do vice em incluir os 32% do regular como favoravel ao governo! quando se diz que é regarar não está afirmando que se aprova: e mesmo se assim fosse o que não é, a cidade estaria dividida pela margem de erro.
Felippe Ramos
28 jun 2016Até pouco tempo Tadeu era da situação.Caio, filho de Arnaldo, foi colocado por Garotinho.Chicão está nesse Governo. Só resta Rafael,pois , no final se juntam e a gente fica com cara de bobo. É o meu ponto de vista mas vamos ouvir e ver primeiro.
Decio Barcelos
28 jun 2016DVai Chicao , se o menino te apoiar , vc ja e o prefeito , vamos esperar os outros amadurecerem politicamente e aprender pata ganhar , tem que esquecer o orgulho proprio , e nao quere ser cabeca , sozinho tem que dividir e somar no final , se nao Chicao vem na raia do meio e da um banho., dar-lhe Garotinho
Decio Barcelos
28 jun 2016Caio , liderando uma coisa que nu ca foi , ja pensaram Dr Arnaldo , comm toda equipe de volta , jamais que saudades dos meus $ 204. 000,00(duzentos e quatro mil , ate hoje tenho trauma. E melhor nao voltar , vamos de Garotinho , no caso Chicao.
francisco bernardino
28 jun 2016infelizmente ainda não temos candidato para assumir a prefeitura de nossa cidade o caio apoio Arnaldo mas com sua mãe do lado vai cair do cavalo o Tadeu uma pessoa que não respeita ninguém muito menos da atenção só aparece de quatro em quatro anos o Rafael é um bom menino mas do lado errado recebendo políticos do lava jato sujo até o ultimo fio de cabelo o Chicão é trocar seis por meia duzia manter a sujeira do pior governo que nossa cidade já teve depois do mocai ber
todos complicado mas o povo é quem decide o destino de nossa cidade ainda vai aparecer mais nomes só aguardar .
Junior
28 jun 2016desses quatro COM CERTEZA NAO VOTO NO CANDIDATO DO GOVERNO DE FORMA ALGUMA ,DO JEITO Q ESTA NAO PODE FICAR.SENDO ASSIM EU VOTARIA EM CAIO PORQUE
E A CONTINUACAO DE ARNALDO VIANA E ESSE SIM FEZ ALGUMA COISA PARA A CIDADE
QUANDO ERA ARNALDO A SAUDE ERA MENOS PIOR NEM SE COMPARA COMO ESTA HOJE UM CAOS .
Plinio Xavier
29 jun 2016O governo está com uma grande rejeição, sobretudo na área da saúde e educação. Rosinha infelizmente não investiu nessas duas áreas como deveria e como poderia. Aí abriu margem para a oposição meter o sarrafo. O coitado do Chicao será sabatinado nos debates e vai apanhar muito, sobretudo por ser médico e não fez nada.
Caio não tem estrutura nem história política. Precisa vir como vereador,deputado, pegar bagagem e depois vir como prefeito.
Tadeu é um (trecho excluído pela moderação). Só largou o grupo porque não conseguiu o espaço que queria e lá atrás Garotinho enxergou que seria traído por ele e justamente por isso não deu nenhuma ou quase nenhuma estrutura para o mesmo.
Mas analisando friamente o cenário atual, o grupo vai escolher Chicao e Mauro como vice, se assim o PSDB permitir. Acho até que seria uma boa opção para Mauro, tendo em vista que o PSDB por si só não teria como bancar uma campanha do porte necessário para eleger Mauro. A máquina é muito pesada.
Eu gostaria muito que Garotinho sambasse fora daqui, pois não concordo com a maneira ditadora dele governar mas dificilmente a oposição terá força$ para bater de frente com a maquina, sobretudo depois desses empréstimos.
Luiz
29 jun 2016Verdade Tadeu como vereador não fez só ficou encima do muro só fala de problema de outras da prefeitura de campos esconde a sujeira embaixo do tapete acorda povo não cai nessa de eu estou contigo eles esta pro (trecho excluído pela moderação) deles e Maria vai com as outras acorda campos
Wanderson
29 jun 2016Rosinha nunca foi nada e se elegeu governadora, meu voto será em CAIO VANNA, precisamos renovar, ele tem o pai Arnaldo Vianna que quando saiu deixou a prefeitura com 89% de aprovação
marcos
29 jun 2016O CANDIDATO DE GAROTINHO VAI GANHAR AS ELEIÇOES E DESMASCARAR ESTA PESQUISA.GUARDA ESTE DIA.
marcos
29 jun 2016O CANDIDATO DE GAROTINHO VAI GANHAR AS ELEIÇOES E DESMASCARAR ESTA PESQUISA.GUARDA ESTE DIA.
Carlos
29 jun 2016Tirando Rafael, o restante se juntar não dá um!
Alias, poderia pedir a Chicão a copia do contrato da Odebrech, por que será que nem na justiça eles apresentam esses papeis, o que querem esconder?
Isso é dinheiro do povo, eles tem que prestar conta.
francisco bernardino
29 jun 2016esta semana teve uma reunião do grupo rosaico o candidato é mesmo o mauro a oposição ainda não se posicionou ainda não sei o aguardam