Opiniões

Avaliação popular do governo Rosinha por líderes na pesquisa

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Fruto da conjuntura nacional, desgaste particular ou ambos? Qual é a causa do aumento da desaprovação popular do governo Rosinha Garotinho (PR) e da não confiança do campista na sua prefeita? Como a Folha mostrou (aqui) na edição do último domingo (26), quando comparadas as duas últimas pesquisas do instituto Pro4, de outubro de 2015 e deste junho (entre os dias 8 e 10) de 2016, a desaprovação do governo subiu de 55,7% para 62,4% da população, enquanto os que não confiam em Rosinha cresceram de 60,3% para 70,2% dos campistas.

A queda foi registrada já após a terceira “venda do futuro” do município, consumada (aqui) em 11 de maio num empréstimo de R$ 367 milhões com a Caixa Econômica Federal, a ser pago até 2026. Veja o que pensam sobre a avaliação popular do governo Rosinha os quatro pré-candidatos que, segundo a mesma pesquisa Pro4, lideram (aqui) em empate técnico a corrida para suceder a prefeita:

 

 

Caio, Tadeu, Rafael e Chicão (montagem de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
Caio, Tadeu, Rafael e Chicão (montagem de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Caio Vianna (PDT) — O momento é atual é de erosão de alguns governos, que sofrem grande descrédito com a população, principalmente em Campos. Alguns governantes se prepararam melhor para o momento. O fato é que a população, de maneira geral, está descrente. Recentemente, li uma matéria dizendo que 30% dos prefeitos de todo o Brasil, que podem concorrer à reeleição, estão na dúvida se virão. A crise econômica afeta o Brasil inteiro, embora mais a Campos, devido à insatisfação com sua atual administração. A população enxerga a necessidade de renovação da classe política em todo o país. E Campos, longe de ser exceção, é um dos municípios brasileiros onde isso ocorre de maneira mais acentuada.

 

Tadeu Tô Contigo (PRB), vereador — Os índices de desconfiança e desaprovação andam de mãos dadas. A população agora está ficando mais atenta em sua análise do que foi e do que está sendo, não só dos últimos três anos e meio, mas dos últimos sete anos e meio. E se conclui que não teve um bom governo neste período, não tem porque ter confiança na governante ou aprovar seu método de governar. A forma como esses recursos foram conseguidos é que gerou a desconfiança e a consequente desaprovação. Diante da terceira “venda do futuro” seguida, uma para pagar a outra, qualquer cidadão campista com um pouco de lucidez vai concluir que esse governo colocou a cidade na atual situação porque gastou além das suas possibilidades.

 

Rafael Diniz (PPS), vereador — Os índices da pesquisa são o reflexo direto daquilo que vemos nas ruas todos os dias, daquilo que temos alertado e cobrado nas sessões da Câmara: Campos hoje vive o caos na saúde, na educação e no transporte públicos, fruto da total falta de responsabilidade administrativa do seu governo. Lá atrás já dizíamos que o grande problema de Campos não é dinheiro. Se fosse, o atual governo, que mais teve dinheiro na história do município, teria feito uma administração exemplar, não o caos vivenciado diariamente pelo campista que busca os serviços públicos municipais. Repito: o problema de Campos não é falta de dinheiro; é falta de gestão.

 

Dr. Chicão (PR), vice-prefeito — Estamos num momento conturbado para qualquer político. A falta de credibilidade é nacional. Isso faz com as pessoas não tenham a avaliação mais coerente. Tudo cai em cima do governo mais próximo: o municipal. Mas a rejeição é à classe política, não a um governante. Em qualquer outro município brasileiro, o problema se repete. Em Campos, quem compara como era antes e como é agora, vê os avanços em vários segmentos. A partir das convenções, com a definição das chapas, os candidatos vão também ser pessoalmente avaliados, em questões como capacidade, idoneidade. E, em relação ao governo, se você somar o ótimo (2,6%), o bom (20,5%) e o regular (32,3%), temos uma provação de mais de 50% (55,4%).

 

 

Página 3 da edição de hoje (28) da Folha
Página 3 da edição de hoje (28) da Folha

 

 

Publicado hoje (28) na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 14 comentários

  1. Essa eleição vai cair no colo de Tadeu, pow fala sério, como coloca Caio Viana para ser prefeito, o cara nunca foi nada, teria que vim como vereador e não como prefeito.
    Votar em Chicão é o mesmo que votar em Pezão quando Cabral saiu… Chicão quer esconder o rombo na prefeitura igual Pezão tentou fazer no estado.
    Agora Alexandre Tadeu é brincadeira, um vereador que ficou em cima do muro, era do lado da prefeita, aí mudou de lado e agora quer voltar? Garotinho indo ao programa dele direto, aí tem… O povo é burro, acha que Tadeu com aquele programa faz alguma coisa para nossa cidade, não faz e não fez até hoje nada!!

  2. não consigo entender essa ideia do do vice em incluir os 32% do regular como favoravel ao governo! quando se diz que é regarar não está afirmando que se aprova: e mesmo se assim fosse o que não é, a cidade estaria dividida pela margem de erro.

  3. Até pouco tempo Tadeu era da situação.Caio, filho de Arnaldo, foi colocado por Garotinho.Chicão está nesse Governo. Só resta Rafael,pois , no final se juntam e a gente fica com cara de bobo. É o meu ponto de vista mas vamos ouvir e ver primeiro.

  4. DVai Chicao , se o menino te apoiar , vc ja e o prefeito , vamos esperar os outros amadurecerem politicamente e aprender pata ganhar , tem que esquecer o orgulho proprio , e nao quere ser cabeca , sozinho tem que dividir e somar no final , se nao Chicao vem na raia do meio e da um banho., dar-lhe Garotinho

  5. Caio , liderando uma coisa que nu ca foi , ja pensaram Dr Arnaldo , comm toda equipe de volta , jamais que saudades dos meus $ 204. 000,00(duzentos e quatro mil , ate hoje tenho trauma. E melhor nao voltar , vamos de Garotinho , no caso Chicao.

  6. infelizmente ainda não temos candidato para assumir a prefeitura de nossa cidade o caio apoio Arnaldo mas com sua mãe do lado vai cair do cavalo o Tadeu uma pessoa que não respeita ninguém muito menos da atenção só aparece de quatro em quatro anos o Rafael é um bom menino mas do lado errado recebendo políticos do lava jato sujo até o ultimo fio de cabelo o Chicão é trocar seis por meia duzia manter a sujeira do pior governo que nossa cidade já teve depois do mocai ber
    todos complicado mas o povo é quem decide o destino de nossa cidade ainda vai aparecer mais nomes só aguardar .

  7. desses quatro COM CERTEZA NAO VOTO NO CANDIDATO DO GOVERNO DE FORMA ALGUMA ,DO JEITO Q ESTA NAO PODE FICAR.SENDO ASSIM EU VOTARIA EM CAIO PORQUE
    E A CONTINUACAO DE ARNALDO VIANA E ESSE SIM FEZ ALGUMA COISA PARA A CIDADE
    QUANDO ERA ARNALDO A SAUDE ERA MENOS PIOR NEM SE COMPARA COMO ESTA HOJE UM CAOS .

  8. O governo está com uma grande rejeição, sobretudo na área da saúde e educação. Rosinha infelizmente não investiu nessas duas áreas como deveria e como poderia. Aí abriu margem para a oposição meter o sarrafo. O coitado do Chicao será sabatinado nos debates e vai apanhar muito, sobretudo por ser médico e não fez nada.

    Caio não tem estrutura nem história política. Precisa vir como vereador,deputado, pegar bagagem e depois vir como prefeito.

    Tadeu é um (trecho excluído pela moderação). Só largou o grupo porque não conseguiu o espaço que queria e lá atrás Garotinho enxergou que seria traído por ele e justamente por isso não deu nenhuma ou quase nenhuma estrutura para o mesmo.

    Mas analisando friamente o cenário atual, o grupo vai escolher Chicao e Mauro como vice, se assim o PSDB permitir. Acho até que seria uma boa opção para Mauro, tendo em vista que o PSDB por si só não teria como bancar uma campanha do porte necessário para eleger Mauro. A máquina é muito pesada.

    Eu gostaria muito que Garotinho sambasse fora daqui, pois não concordo com a maneira ditadora dele governar mas dificilmente a oposição terá força$ para bater de frente com a maquina, sobretudo depois desses empréstimos.

  9. Verdade Tadeu como vereador não fez só ficou encima do muro só fala de problema de outras da prefeitura de campos esconde a sujeira embaixo do tapete acorda povo não cai nessa de eu estou contigo eles esta pro (trecho excluído pela moderação) deles e Maria vai com as outras acorda campos

  10. Rosinha nunca foi nada e se elegeu governadora, meu voto será em CAIO VANNA, precisamos renovar, ele tem o pai Arnaldo Vianna que quando saiu deixou a prefeitura com 89% de aprovação

  11. O CANDIDATO DE GAROTINHO VAI GANHAR AS ELEIÇOES E DESMASCARAR ESTA PESQUISA.GUARDA ESTE DIA.

  12. O CANDIDATO DE GAROTINHO VAI GANHAR AS ELEIÇOES E DESMASCARAR ESTA PESQUISA.GUARDA ESTE DIA.

  13. Tirando Rafael, o restante se juntar não dá um!
    Alias, poderia pedir a Chicão a copia do contrato da Odebrech, por que será que nem na justiça eles apresentam esses papeis, o que querem esconder?
    Isso é dinheiro do povo, eles tem que prestar conta.

  14. esta semana teve uma reunião do grupo rosaico o candidato é mesmo o mauro a oposição ainda não se posicionou ainda não sei o aguardam

Deixe uma resposta

Fechar Menu