Pesquisa Pro4 encurta caminho de Chicão como candidato dos Garotinho

Ponto final

 

 

Martelo batido?

Numa reunião da noite de segunda, dia 27, que se estendeu pela madrugada de ontem (28), o martelo aparentemente foi batido: vice-prefeito de Campos nos últimos sete anos e meio, Dr. Chicão Oliveira (PR) deve ser mesmo o candidato governista à sucessão da prefeita Rosinha Garotinho (PR). A tendência já tinha sido apontada (aqui) por esta coluna de opinião, desde o indicativo dado (aqui) no dia 16 pela nomeação do advogado e empresário Nelson Afonso Oliveira, irmão de Chicão, à presidência do PreviCampos, posição estratégica do governo — e da campanha.

 

Consequência

Mas o PreviCampos foi reflexo de um fator externo ao governo. No domingo anterior, dia 12, a Folha divulgou (aqui) a pesquisa que encomendou ao instituto Pro4 à sucessão de Rosinha. E se, na consulta estimulada, Chicão (com 8,4%) apareceu atrás de Caio Vianna (PDT, com 15,2%) e dos vereadores Tadeu Tô Contigo (PRB, com 13,4%) e Rafael Diniz (PPS, com 11,3%), foi o único a empatar tecnicamente com os líderes da oposição. Com margem de erro de 3,9 pontos percentuais para mais ou menos, a pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e feita com 620 pessoas das sete Zonas Eleitorais de Campos, entre 8 e 10 de junho.

 

Pro4 definiu Chicão?

Homeopaticamente, depois da primeira parte da consulta Pro4 e da consequente nomeação ao PreviCampos, a Folha divulgou (aqui) no domingo seguinte, dia 19, outros dados da mesma pesquisa. Com a manchete “Chicão bem na frente para ser candidato a prefeito dos Garotinho”, foi revelado que o vice-prefeito era o preferido entre os 10 governistas postos à sucessão de Rosinha. Fora da margem de erro, ele ficou com 17,7% contra os 7,4% do segundo colocado, o presidente da Câmara Dr. Edson Batista (PTB). Emblematicamente, após a reunião encerrada ontem (28), Edson foi o primeiro a anunciar oficialmente (aqui) estar fora da corrida à Prefeitura.

 

Dificuldades A

Mas, além da preferência popular pelo vice-prefeito como candidato governista, a matéria da Folha do dia 19 revelou outros dados da amostragem do Pro4. Longe de ser positivo para Chicão, ou qualquer outro rosáceo, a pesquisa revelou que sete (70,8%) entre cada 10 campistas acham que o melhor é votar num candidato da oposição, para fazer as mudanças que Campos precisa. Apenas 24,8% concordaram que “o melhor é votar no candidato apoiado pela prefeita Rosinha, porque o trabalho dela precisa de continuidade”.

 

Agenda positiva

Cientes tanto das dificuldades que terão para outubro, quanto da escolha do nome eleitoralmente mais viável para tentar superá-las, o casal Garotinho buscou (aqui) criar uma agenda positiva para Chicão. Não por outro motivo, no dia 21, por exemplo, se o vice-prefeito apareceu (aqui) para foto à tarde, ao lado de da prefeita Rosinha, na abertura do agendamento do projeto “Lote Legal”, esteve também à noite (aqui) acompanhando o secretário de Governo Garotinho, diante das câmeras, no lançamento do “Bairro Legal” no Jóquei II.

 

Facilidade

Difícil saber se, eleitoralmente, bastará esse ressurgimento público de Rosinha, ao lado de Chicão, em inaugurações a toque de caixa no milagre da multiplicação dos R$ 367 milhões conseguidos (aqui) junto à Caixa Econômica, na terceira “venda do futuro” do município, a ser paga até 2026. Na dúvida, o governo não parece disposto a abrir mão do seu pequeno exército de 1,4 mil DAS e 2,5 mil RPAs. Ao contrário, como indica (aqui) a polêmica da sessão de ontem (28) na Câmara, quando a oposição atacou a criação de mais 10 cargos de DAS, a tendência rosácea é ampliar seu efetivo de eleitores cujos empregos públicos dependam do governante, não de concurso.

 

Dificuldades B

Difícil conhecer nesta cidade quem, como homem, ou médico, não goste de Chicão. Mas se conseguir chegar lá, talvez ache dificuldades ainda maiores. Como o jornalista Fernando Leite anteviu (aqui), com base em mais de 30 anos de passado comum: “Garotinho terá um Everest de dificuldades para eleger seu candidato na sucessão municipal deste ano. Mas, se conseguir esse feito (…), sua relação com o eleito, seja ele quem for, terá a brevidade dos amores de carnaval fora de época. Se for longe, chega, no máximo, à quarta-feira de cinzas. E Garotinho será para seu candidato, caso seja eleito, a mais ardida oposição”.

 

Publicado hoje (29) na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 19 comentários

  1. Edimar

    Não creio que seu líder seja influenciado por pesquisa. Historicamente sua escolha é pautada por- outro critério. Gosta de aprontar surpresa…

  2. francisco bernardino

    estra semana fizeram uma reunião no galpão do dante e ficou formalizado o total apoio do garotinho ao seu candidato que fez curso para tentar assumir a prefeitura e manter o governo o candidato para quem não sabe chama se Mauro Silva não o dr Chicão vamos aguardar confiar só em deus neste menininho é complicado.

  3. Claudio Luiz

    Gostaria de saber onde fica esse instituto de pesquisa PRO4, porque não conheço ninguém que foi pesquisado.

    1. Aluysio

      Caro Claudio Luiz,

      Conhece alguém que tenha sido ouvido pelo Precisão, cuja pesquisa foi encomendada pelo governo e feita no mesmo período, mas não teve resultado divulgado, por ser muito semelhante ao do Pro4?

      Abç e grato pela chance da indagação!

      Aluysio

  4. paulo sergio de moraes

    esse CLAUDIO LUIZ é um piadista e no minimo também garotista! entre 500 mil eleitores ele quer conhecer 620 dos entrevistados da pesquisa!

  5. Salvador Luiz Matos

    Campos como o Brasil precisa de políticos novos, que não tenha os vícios dos antigos, que tem como lema “dando é que se recebe” ou “toma lá dá cá”, nomeando para secretários e outros cargos importantes cabo eleitorais ou parentes/conhecidos e não pessoas competentes. Olha o que ocorreu com o Governo do PT de Lula e Dilma, em 13 anos destruíram quase tudo de bom que o Brasil possuía. O país está com cerca de 11 milhões de pessoas desempregadas e a maioria dos estados , como o Rio de Janeiro falidos, mesmo assim, organizando Copa do Mundo e Olimpíada.
    A saúde, educação e segurança estão em estado de calamidade pública, tudo por falta de gestão. Muda Campos muda Brasil.

  6. Decio Barcelos

    Com , a pisicao tomada pela oposicao , todos cheios de vontade e orgulho proprio , de juntar forcas , quem ganha disparado e Dr . Chicao.

  7. Decio Barcelos

    Candidato , do Sabidao , bobos tem que bater palmas , para o menino da lapa. Abraco , enquanto , nao pensarem garotinho ,vai comendo pelas pontas frio e tranquilo.

  8. Paulo Luiz Rodrigues Moraes

    Quero fazer um pedido a oposição. botem as vaidades de lado, façam uma chapa de oposição, o candidato da oposição melhor nas pesquisas, seja o cabeça da chapa como prefeito e 0 segundo melhor nas pesquisas seja o vice Prefeito e os outros assumam o compromisso de apoiar a chapa, tenham em mente ser essa a única maneira, ou elo menos a mais segura para derrotar a situaçao, depois quando a oposição virar situação,ficará mais fácil para outros entendimentos.

  9. carlinho

    Gente o tau de R pinto que foi candidato a vereador so em ponto da lama jogou 300 cheques cidadão fora em dores que foi mas 300 de 200 reais o duda em ururai mas 300 em ururai e tapera o virgilho 700 na baixada campista o vereador do presidente vargas mas 700fora os RPS que ta saindo a balde e ninguém. faz nada nem justo eleitoral. Nem mp e vergonha. Total a nossa cidade e aqui eu so falei de 3 ou 4,fora os outros que receberam a por isso que chicao subiu na pesquisa

  10. Genildo Siqueira

    Salvador, políticos novos???
    Você conhece aquela historinha dos filhos de novelas??? Essa turma que está aparecendo já vem tudo com defeito de fábrica, foram gerados no (trecho excluído pela moderação) que impera em Campos a décadas… Desde a época das usinas, a vaca tem suas tetas sugadas por esses (trecho excluído pela moderação) que enriqueceram com a desgraçar de Campos, quem sabe venha alguém de fora, gerado e educado tendo vergonha na cara e tendo escrúpulos para não se contaminar com esse câncer que permeia por aqui???
    Campos não tem (trecho excluído pela moderação), governo isento, câmara isenta e se continuar vou ficar com o dedo doendo de tanto digitar, por aqui falta vergonha na cara e ainda alguns acham que são isentos… Uma cidade em que 17 juízes se disseram impedidos para tocar ação no caso das meninas de Guarus porque a sociedade (trecho excluído pela moderação) que se intitula alta sociedade está envolvida, em quem mais acreditar??? Então aparece (trecho excluído pela moderação) para exaltar as duas bandas podres de Campos!!!… Aonde está a Dona honestidade por aqui?.. Chupa esta manga…
    Indignado!!!
    ( Agora coloco meu nome por inteiro e não é apelido ou nomes fictícios como vemos por aí…)

  11. carlinho

    Enquanto. Os pré candidatos. Que está vindo pela a primeira. Ves chupa dedo e o patrão. Nem atende

  12. Luiz

    Salvador sabias palavras tem mts gente em campos a troco de migalha voto nesse casal maldito quantas pessoa vao morrer por causa de um saúde educação falida roubaram td mh cidade meu horror tem que vota e pessoa novas não nessa (trecho excluído pela moderação) que tomou conta de nossa cidade a mais 20 anos so (trecho excluído pela moderação) mais nada

  13. ENOQUE TELES

    NÃO ME INTERESSA QUEM É O INDICADO DE GAROTINHO PARA SUBSTITUIR SUA ESPOSA ROSINHA, PRIMEIRO PORQUE ELE PRÓPRIO NÃO MAIS CREDIBILIDADE DOS CAMPISTAS, A TAL PONTO DELE MESMO NEM SE CANDIDATAR A PREFEITO MAIS EM CAMPOS, POIS ELE PRÓPRIO SABE QUE NÃO GANHA MAIS EM NENHUMA ELEIÇÃO, SEGUNDO PORQUE JÁ ESTAMOS TODOS SATURADOS DESSA FAMÍLIA GAROTINHO NO PODER DE CAMPOS A MAIS DE 30 ANOS E NADA MELHORA (DE VERDADE) EM NOSSA CIDADE.
    TERCEIRO PORQUE GAROTINHO (PREFEITO DE FATO) JÁ PEGOU 3 EMPRÉSTIMOS BILIONÁRIOS E JUNTO A SUA ESPOSA ROSINHA ESTÃO AÍ FAZENDO A MAIOR FARRA COM A GRANA, PARA DEPOIS NÓS CAMPISTAS PAGAR ESSA CONTA EM MAIS DE 20 ANOS, AUMENTANDO IPTU, IPVA, ÀGUA, LUZ, ETC…NÃO AGUENTAMOS MAIS GAROTINHO…
    CAMPOS PRECISA DE GENTE SÉRIA, QUE REALMENTE AMA A CIDADE QUE NASCEU…
    NÃO ADIANTA GAROTINHO AGORA ÀS VÉSPERAS DAS ELEIÇÕES, PEGAR ESSE DINHEIRO EMPRESTADO NOS BANCOS E COMEÇAR AS OBRAS, COMO O NOVO CAMELÓDROMO E OUTRAS OBRAS QUE COMEÇARAM RECENTEMENTE…É TUDO PAPA VOTO, ALÉM DA SUSPEITA DE ESTAR TUDO SUPERFATURADO TAMBÉM, NÃO ADIANTA FAZER MAIS OS CAMPISTAS DE OTÁRIO…TENHO CERTEZA QUE OS CAMPISTAS ESTE ANO NÃO IRÃO VOTAR EM NENHUM DOS CANDIDATOS DE GAROTINHO.
    CHEGA!
    BASTA!
    FORA GAROTINHO!
    FORA CHICÃO!
    FORA MAURO SILVA!
    FORA AUXILIADORA!
    FORA TODA (trecho excluído pela moderação) DE GAROTINHO…
    PORQUE EU AMO MINHA CIDADE QUE NASCI E SONHO UM DIA VER ESTA CIDADE LINDA, COM GRANDES EMPRESAS EMPREGANDO NOSSOS CAMPISTAS, COM AS RUAS TODAS BEM ASFALTADAS, COM ÔNIBUS NOVOS DE AR CONDICIONADO EM TODOS OS BAIRROS, COM PONTOS DE ÔNIBUS COM COBERTURAS MODERNAS, COM PAINEL AVISANDO A HORA DA CHEGADA DO ÔNIBUS, ETC…PORQUE DINHEIRO NÃO FALTA, FALTA É VERGONHA NA CARA, FALTA É AMOR PELA CIDADE, FALTA É CARÁTER, O QUE ESTA FAMÍLIA GAROTINHO NÃO TEM!!
    DEUS SEJA LOUVADO!
    ISTO É UMA VERGOOOOOOOOOONHAAAAAAAAAA!

  14. NEILTON

    Genildo comentário perfeito isento o resto são tudo puxa sacos.

  15. NEILTON

    meu comentário espera muito por essa senhora moderação do grupo folha e olha que não falo palavrões como falam.

    1. Aluysio

      Caro Neilton

      Vc não sabe se são palavras de baixo calão são ou não usadas nos demais comentários, simplesmente porque nenhuma delas passa pela “senhora moderação” não do Grupo Folha, mas apenas deste blogueiro, que felizmente tem uma vida real da qual tb se ocupar.

      Abç e grato pela chance do esclarecimento!

      Aluyio

  16. NEILTON

    o meu nome já deve está liderando o filtro como deve apontar o instituto PRO 4 (QUEM SERÃO ESSES QUATROS)

    1. Aluysio

      Caro Neilton,

      Com todo o respeito, mas do filtro à boca da torneira, seu nome não parece ter importância de liderar nada. E, tomada sua indagação final e mal pontuada, caso alguém se interessasse em saber: quem será você?

      Abç e grato pela chance de colocar as coisa em seus lugares devidos!

      Aluysio

Deixe um comentário