Opiniões

Ações e reações no sentido de definir Hirano candidato a prefeito

Ponto final

 

 

Acão e reação

Toda ação provoca uma reação igual e em sentido contrário. Há quem encare a assertiva como ameaça. Na verdade, é uma lei da física, terceira e última elaborada pelo inglês Isaac Newton (1643/1727) para entender os comportamentos estáticos e dinâmicos dos corpos materiais. Se Newton usou da matemática para decifrar o universo, foi da mesma ciência que o instituto Pro4 fez uso, numa pesquisa feita entre 8 e 10 de junho, com 620 pessoas das sete zonas eleitorais de Campos, para indicar (aqui) o vice-prefeito Dr. Chicão (PR) como corpo mais destacado no universo dos pré-candidatos governistas à sucessão da prefeita Rosinha Garotinho (PR).

 

Pesquisa indicou Chicão (I)

De fato, na consulta estimulada do Pro4, o desempenho de Chicão nas intenções de voto foi tão superior aos demais governistas, que ele chegou (aqui) a empatar tecnicamente, na margem de erro de 3,9% para mais ou menos, com os pré-candidatos de oposição que lideraram a pesquisa: Caio Vianna (PDT) e os vereadores Tadeu Tô Contigo (PRB) e Rafael Diniz (PPS). Isto, somado (aqui) à avaliação ruim do governo Rosinha e pela necessidade de mudança nos rumos da cidade, mesmo após a entrada dos R$ 367 milhões da terceira venda do futuro, acenderam a luz amarela entre os rosáceos.

 

Pesquisa indicou Chicão (II)

Encomendada pela Folha, a pesquisa Pro4 foi divulgada homeopaticamente pelo jornal em suas edições dominicais de 12, 19 e 26 de junho, gerando (aqui) uma reunião de emergência entre os governistas na noite do dia 27. Estendida por boa parte da madrugada do dia 28, nela ficou tabulado que Chicão seria o nome eleitoralmente mais viável para, com a força da máquina, superar as grandes dificuldades de qualquer candidato governista.

 

Vereadores reagiram

Sem coincidências, foi naquele mesmo dia 28 que o presidente da Câmara, Edson Batista (PTB), considerado como aliado mais fiel do secretário de Governo Anthony Garotinho (PR), abandonou a pré-candidatura a prefeito. Junto a outros vereadores governistas aquinhoados na farra dos RPAs e DAS no Núcleo de Organização Social (NOS), ali começou a ser articulada a reação à ação de definição por Chicão. E na reação igual em força, mas em sentido contrário, na última terça (05), correu abertamente pela Câmara um documento em busca de assinaturas rosáceas, como esta coluna divulgou (aqui) ontem, com exclusividade.

 

Teatrinho do Garotinho

Todos os 12 partidos que integram a Frente Popular Progressista reunida pelos Garotinho para o pleito de outubro assinaram (aqui) o documento, assim como 14 dos 16 vereadores governistas. O endosso foi à imposição de dois critérios à definição rosácea: 1) que o candidato a prefeito seja um vereador; e 2) que ele seja do PR, partido líder da aliança. São os termos que serão entregues hoje, na reunião do NOS, a Garotinho. A partir do recebimento das assinaturas, num movimento de reação urdido debaixo dos panos, o líder que se dobrou democraticamente à vontade da maioria será o personagem interpretado quando forem abertas as cortinas.

 

Reação no mesmo sentido

Embora, além de Hirano, haja outro pré-candidato vereador e do PR, ninguém dentro do grupo governista leva a opção a sério, a não ser quando se trata da temerária contratação de RPAs a toque de caixa. Além de Miguelito (PSL), vereador governista que não assinou o documento, só para reforçar o teatro de Garotinho, o outro, Mauro Silva (PSDB), talvez seja hoje o mais sentido, por ter sido sempre considerado pré-candidato a prefeito com chances reais. Mais pela amizade do que pelas leis da física, a reação de Chicão será caminhar no mesmo sentido de Hirano.

 

Publicado hoje (07) na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 3 comentários

  1. Hirano não chega nem à sola do sapato do Chicão. Chicão não é pau mandado do Garotinho, nunca foi. Hirano é subserviente ao Bolota.

  2. Aluysio,

    ME ajuda a entender essa confusão: Por que Hirano é mais interessante para o Garotinho? Por que Mauro Silva é o mais interessante para Vice?

    Até concordo com você quando diz que Mauro seria o candidato com melhor perfil, pois é articulado e muito refinado, mas na minha cabeça era certo que o grupo lançaria Mauro pelo PSDB.

    Obrigado pela sua ajuda e explicação.

  3. Caro Alex Carlos,

    Pelas pesquisas, o candidato mais interessante aos Garotinho seria Dr. Chicão. A necessidade por Mauro Silva é pelo tempo de propaganda do PSDB, mas os tucanos talvez estejam mais interessados em Cabo Frio, do que Campos, para fechar a aliança com o PR em ambos os municípios. Mas ainda há chance de Mauro ser vice na chapa. Já Paulo Hirano sempre foi o candidato preferido da prefeita Rosinha e ganhou gravidade com o movimento recente dos vereadores e do PR para forçar um candidato desses segmentos. Nestas condições, a única outra opção a Hirano seria um perdulário contratador de RPAs, considerado um iresponsável bobo alegre pela oposição e seus próprios colegas da situação. Assim, diante dessas questões internas, Hirano passou a ser a alternativa mais viável. Até porque, sendo ele o candidato, td indica que Chicão aceitaria.

    Na esperança de ter conseguido ajudá-lo, abç!

    Aluysio

Deixe uma resposta

Fechar Menu