Em quem você votaria?

Platão e Rafael, Caio e Aristóteles (montagem de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
Platão e Rafael, Caio e Aristóteles (montagem de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Anteontem (18), escrevi aqui sobre os gregos Platão (428/348 a.C.) e Aristóteles (384/322 a.C.), sobre as diferenças básicas entre as escolas de pensamentos dos dois filósofos. O primeiro priorizava o mundo moral das ideias. O segundo, dava mais importância ao mundo físico dos homens. A metáfora se fez em cima de um debate, aqui, na democracia irrefreável das redes sociais, entre o advogado Gustavo Alejandro Oviedo e o professor da UFF George Gomes Coutinho, mais alguns outros.

Um pouco antes disso, tomado como ponto de partida Tales de Mileto (623/543 a.C), considerado o primeiro filósofo, sua herança em Platão seguiu à teologia cristã de Agostinho de Hipona (354/430 d.C.). Já através de Aristóteles, deixou legado tanto no islamismo de Averróis (1126/1198 d.C.), quanto no cristianismo de Tomás de Aquino (1225/1198 d.C.).

Para quem acredita que o mundo, os homens e as ideias sempre foram como são, ou talvez tenham passado a existir a partir do dia em que nasceram, os nomes podem parecer esquisitos; como os tempos e realidades, muito distantes. Para quem tem noção do que foi e projeta com mais segurança o que é e pode vir a ser, o debate, no entanto, nunca deixou de ser atual.

Um exemplo?

No mundo das ideias de Platão, o vereador e pré-candidato a prefeito de Campos pelo PPS, Rafael Diniz, apalavrou há meses com o também vereador Gil Vianna (PSB), que este seria seu vice. No mundo moral, a chapa de Rafael estaria garantida.

No mundo dos homens de Aristóteles, Caio Vianna, pré-candidato a prefeito de Campos pelo PDT, mostrou habilidade ao costurar por cima sua aliança com o PSB. Pelo partido, Gil rompeu sua palavra pessoal e compôs como vice de Caio. No mundo real, a chapa de chapa de Caio está garantida.

Entendeu?

Então me diga agora, leitor, nessa invenção grega da democracia, em quem você votaria? Platão ou Aristóteles?

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 5 comentários

  1. MARCOS

    Nem um dos dois,espero o candidato do governo que todos sabem q fez muito,votar contra eles é votar no atraso

  2. mauricio frança

    Ainda estou a procura desta cidade que fizeram muito por ela, tenho certeza Campos não é!!!

  3. Isaías santos

    No mundo atual Gil Vianna, foi um traidor sem palavras.Caio um atravessador sem ética política e Rafael Diniz o traido.

  4. sardinha

    Votar pra prefeito da CIDADE DA CRIANÇA? estou duvidoso.

  5. sardinha

    Estão com zombaria com minha cidade!!!!!!!!!!

Deixe um comentário