Opiniões

Ameaça a Rui Falcão deve fazer PT anular aliança em Campos com Caio

(Arte: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Arte: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Já estaria decidido: pressionado pelo marido e secretário da prefeita Rosinha Garotinho (PR), o PT nacional vai anular a convenção de ontem (3) do PT de Campos que decidiu apoiar a candidatura de Caio Vianna (PDT) a prefeito.

Ontem à tarde, antes mesmo que a convenção dos petistas locais se realizasse à noite, seu resultado foi antecipado (aqui) por este “Opiniões” na postagem abaixo.

Buscou-se explicar porque o PT de Campos daria seu apoio a Caio na majoritária, em troca da aliança na proporcional com PMN e PEN.

Junto aos dois partidos da base de Caio, os petistas ganhariam a chance de tentar eleger um candidato a vereador, possibilidade inexistente se corressem sozinhos, numa candidatura própria de Hélio Anonal a prefeito.

Mas isso foi o jogo jogado em nível municipal, pois em nível nacional, desde ontem o secretário de Rosinha entrou em campo para derrubar, por cima, a aliança do PT de Campos com Caio.

Como fez em 19 de julho, em contato revelado (aqui) na coluna “Ponto Final”, o líder rosáceo voltou a ligar para o presidente nacional do PT, Rui Falcão.

Segundo fontes garotistas, o líder do grupo cobrou a Falcão um acordo que teria sido fechado há seis meses, com o presidente estadual  do PT e prefeito de Maricá, o folclórico Washington Quaquá, quando este perdeu o Pros e pediu o apoio do PR em seu município para as eleições de outubro.

Em troca desse apoio do PR pedido por Quaquá, teria sido então acordado que o PT caminharia junto com o PR em Campos, ou então lançaria candidatura própria à sucessão de Rosinha — opções cobradas pelo líder rosáceo a Rui Falcão, tanto no dia 19, quanto ontem.

Como a aliança com o PR é inaceitável aos petistas locais, Quaquá teria ficado de arrumar um partido que desse alguma chance na eleição proporcional, para poder viabilizar a candidatura própria majoritária.

Antevendo as dificuldades, o secretário de Rosinha teria oferecido um partido a Quaquá, que recusou, dizendo contar em fazer a aliança do PT em Campos com o PC do B — cuja presidente municipal e candidata a vereadora, professora Odete Rocha, levou para apoiar a candidatura de Rogério Matoso (PPL) a prefeito.

Diferente do que teria prometido ao líder rosáceo, e de fato prometeu aos petistas de Campos que chegaram a defender a candidatura própria, o tal partido aliado para dar chance ao PT de eleger um vereador nunca veio.

Além de cobrar o que teria acordado com Quaquá, ontem o líder rosáceo e presidente estadual do PR ameaçou Rui Falcão de quebrar a aliança do PR em todos os municípios do Estado do Rio nos quais as duas legendas caminhariam juntos às eleições de outubro.

Não só em Maricá, isso atrapalharia muito o PT, por exemplo, também em Japeri, onde o deputado estadual petista André Siciliano conta com o apoio do PR para se eleger prefeito daquele município.

No momento de maior fragilidade do partido da estrela vermelha em toda sua história, Rui Falcão teria se intimidado com a ameaça e se comprometido rever a aliança com a candidatura a prefeito de Caio pelo PDT, aliado histórico do PT, anulando a convenção municipal de ontem da legenda.

Com o prazo das convenções se encerrando amanhã (05) e o de registro de candidaturas até o dia 15, as próximas horas e dias prometem ser tensas para petistas e pedetistas de Campos.

 

Atualizado às 16h24

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 3 comentários

  1. Tenho pra mim que o PT fará aliança com PPL e o PCdoB.

    1. Cara Lucia,

      Essa opoção já teria sido proposta por Quaquá ao líder rosáceo. E recusada por este.

      Abç e grato pela chanca da complementação!

      Aluysio

  2. Caros leitores ,boa noite!
    QUANDO SE TRATA DE INTERESSE PROPRIO DOS POLITICOS,SÓ QUEM SAI PERDENDO É O POVO.

    DESSE JEITO O POVO FICA SEM VEZ E SEM VOZ.
    ASSIM OS POLITICOS NÃO FAZ POLITICA PARA O BEM SOCIAL.
    PELO JEITO O POLITICO FAZ POLITICA DO MAL SOCIAL.
    ASSIM NÃO SERVE PARA O POVO!
    ATÉ BREVE FALANDO A VERDADE!
    MUITO GRATO E MEU ABRAÇO!
    JOSÉ CLAUDIO.

Deixe uma resposta

Fechar Menu