Presidente do TCE, Jonas Lopes acusado de cobrar propina do esquema de Cabral

Jonas Lopes de Carvalho foi apontado como negociador da cobrança de propina (Foto: Urbano Erbiste)
Jonas Lopes de Carvalho foi apontado como negociador da cobrança de propina (Foto: Urbano Erbiste)

 

 

A Operação Calicute terá desdobramentos no Superior Tribunal de Justiça (STJ), que tem a atribuição para processar e julgar integrantes de tribunais de contas. Delações de executivos da Andrade Gutierrez apontam o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Jonas Lopes de Carvalho, como um dos favorecidos pelo esquema de pagamentos paralelos nas grandes obras do governo fluminense. Um dos operadores investigados seria Jorge Luiz Mendes Pereira da Silva, o Doda, que teria a função de fazer a ligação do órgão com as empreiteiras.

Para não serem incomodadas pelo TCE, órgão encarregado da fiscalizar os gastos do governo fluminense, as empreiteiras pagavam uma caixinha de 1% do valor dos contratos, supostamente repartida entre conselheiros, afirmam os delatores da investigação. Um dos delatores, Ricardo Pernambuco Júnior, acionista da Carioca Engenharia, cujo conteúdo ainda não foi compartilhado com a força-tarefa da Lava-Jato no Rio, citou nominalmente o presidente do TCE como negociador direto do pagamento da propina. Jonas Lopes Carvalho teria cobrado cinco parcelas de R$ 200 mil da empreiteira.

Em nota, o TCE afirmou repudiar “as calúnias relativas à sua atuação, feitas por executivos em delações premiadas no âmbito da Operação Lava-Jato”. Segundo o tribunal, a Corte vem sendo alvo de “maldosas especulações, que foram repelidas administrativa e judicialmente”. E diz que “as empresas envolvidas na Operação Lava-Jato vêm sendo duramente incomodadas e penalizadas pelas decisões do plenário deste tribunal”.

 

Leia aqui a matéria completa de O Globo

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 7 comentários

  1. marcos moreira

    Acordamos de um sonho,deparamos com a triste realidade que sempre fomos manipulados pir um forte sistema de (trecho excluído pela moderação).a cada segundo uma celula cai,espero estarmos construindo um novo Brasil

  2. Rodrigo

    Finalmente chegaram a esse moço que além de uma amizade eterna com a familia tem no seu filho o advogado oficial de defesa Dr Jonas L Carvalho Neto.Federais vão fundo!

  3. João Carlos

    Aí sim, vai pegar Garotinho de verdade… Puxando essa corda virá toda história dessa família, que um dia fez seu nome em cima do Patriarca, um ótimo advogado, mas (trecho excluído pela moderação). A família toda subiu pela vontade e subserviência ao Garotinho. Hoje são Desembargadores na ativa e já “aposentado”, presidente do TCE,(trecho excluído pela moderação), tem escritorio de Direito Milionário, (trecho excluído pela moderação) e etc… Na hora que puxarem por causa de Cabral, aí é que vocês verão o rombo … Quem viver verá!

  4. DALVANE ARAUJO

    A casa tá desabando….

  5. Henrique

    Claro que ele vai nega que empreiteiro delator e verdade ele não ia menti se acontecer isso mesmo sempre as contas da prefeita e aprovada td campista ver mts irregularidade o Avião preto juiz Sérgio moro com os promotores federais vai prender mts gente no rio e em campos aí eu que essa ministrar vai da relagias esse (trecho excluído pela moderação) ainda vai colocar mts gente atras grades mts já começaram toma rivotril ropinol

  6. Andre

    Chora bado (trecho excluído pela moderação)

  7. Carlinho

    Até que fim alguém citou esse cara que a muito tempo faz isso vergonha

Deixe um comentário