Debate — Opiniões além da democracia irrefreável das redes sociais

 

Dia desses, li um comentário na democracia irrefreável das redes sociais goitacá, sobre a postagem de link numa linha do tempo do Facebook, no qual se afirmava que ninguém em Campos leria mais blogs. Fazia menção, por óbvio, àqueles hospedados fora da Folha Online.

Foi mais ou menos na mesma época que este blog postou aqui, no final de novembro, um texto dizendo: “No cruzamento entre as interações com você, leitor, entre as manifestações no blog e no link das suas postagens no Facebook, algumas coisas interessantes se revelam”.

Na revelação feita pela comparação, meu artigo pulicado no último domingo (11), tratando de eventos da semana no Planalto Central à Planície Goitacá, publicado aqui no blog e linkado aqui e aqui no Facebook, gerou um debate muito mais amplo e profícuo neste “Opiniões”, do que nas redes sociais.

Até o presente momento, foram 19 cometários gerados pelo texto a partir da publicação solitária neste blog. Já em seus dois links no Facebook, um na linha do tempo pessoal do blogueiro, outo na página do “Opiniões”, surgiram apenas dois comentaristas — o primeiro apenas para parabenizar, mas se eximindo do debate.

Abaixo, na relevância maior de postagem, segue a reprodução de parte destes comentários, centrados sobretudo na posição do vereador e prefeito eleito Rafael Diniz (PPS) contra o Uber em Campos, nos quais o blog se julgou instado a debater. Quem quiser ler a íntegra da discussão democrática na publicação original, pode também fazê-o aqui.

No orgulho confesso deste “Opiniões” por servir de ágora à multiplicidade das suas opiniões, leitor, confira:

 

 

debate

 

 

 

  • carlinhos j.Carioca

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 9:54

    Otimo texto! Sabemos q a situação do Rafael será difícil na Gestão da nossa cidade(q agora será nossa mesmo),devido as condições q ELE irá pegar.Porém,teremos um cara com uma mente sadia,com caráter e acima de tudo um cidadão e verdadeiro campista.Nasceu,foi muito bem criado,com formação escolar superior(afinal na sua familia todos estudaram e trabalharam apesar de ter um avô pai e avô politico),de formas q esperamos muito dele,principalmente pelo seu caráter.

     

    • Aluysio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 15:49

    Caro Carlinhos,

    Endosso seu juízo sobre o caráter do prefeito eleito e o quadro de caos que ele herdará do governo Rosinha.

    Abç e grato pela generosidade!

    Aluysio

     

     

    • Renata

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 13:30

    Não acho que isso tenha denegrido a imagem de Rafael.

     

    • Aluysio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 15:51

    Cara Renata,

    Não diria denegrir. Mas, como dito no texto, poderia servir para enxergar a luz amarela. Até pelas decisões muito mais difíceis que virão pela frente.

    Abç e grato pela chance do reforço!

    Aluysio

     

     

    • Edimar

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 13:53

    Parabéns ao Rafael Diniz, por sua coragem intrépida, em subir a tribuna da Câmara Municipal e, defender aquilo que acreditas. Mesmo sabendo que desagradaria grande parcela da população campista.

     

    • Aluysio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 15:57

    Caro Edimar,

    Com todo o respeito, parabenizar um político recentemente eleito por “grande parcela da população campista” pela “coragem intrépida” de desagradar esta mesma “grande parcela da população campista”, pode não ser conselho dos mais sábios.

    Abç e grato pela chance da ressalva!

    Aluysio

     

     

    Savio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 14:08

    Eu não teria uma única vírgula para acrescentar a este texto, o mesmo está perfeito.
    Pode ser que o nosso novo Prefeito esteja ávido para mostrar serviço, pode ser, e é provável que tenha sido, que adotou uma atitude impensada, embora o açodamento quase sempre conduz ao pior dos resultados!

    É melhor que ele analise que estamos num período de crise geral no país, e Campos dos Goytacazes está em plena “pane seca”, sem instrumentos de navegação e com uma torre incomunicável, seus “operadores” gozam suas felicidades particulares após 8 anos mamando na teta do desgoverno irresponsável.

    É necessário que o novo Prefeito se lembre que deve sempre atender ao desejo da maioria, caso contrário se torna novamente candidato mas ao nefasto posto de “Comandante”, que nós, eleitores campistas, não queremos nunca mais!

     

    • Aluysio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 16:00

    Caro Savio,

    Também não tenho nenhuma vírgula a acrescentar aos dois primeiros parágrafos do seu comentário. Mas, com todo o respeito, acho o terceiro exagerado.

    Abç e grato pela chance do debate!

    Aluysio

     

     

    • Elton Tavares

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 14:17

    Quanto ao STF no caso Renan, é só lembrar que Luis Inácio falou, Luis Inácio avisou: “Temos um STF acovardado”
    Quanto ao Juizeco Moro, não é de hoje que é denunciado como instrumento da oposição para golpear a democracia.
    Quanto aos Garotinho, já era esperado seus nomes envolvidos em denúncias desse tipo.
    Quanto ao prefeito eleito, imagino estar buscando apoios para a governabilidade, e isso exige postura as vezes obtusa. Espero que consiga sucesso na empreitada sem comprometer sua integridade.

     

    • Aluysio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 16:08

    Caro Elton,

    Quanto ao que “Luiz Inácio falou, Luiz Inácio avisou”, bom lembrar que só soubemos da sua opinião de um “STF acovardado” porque ele teve essa conversa grampeada e divulgada pela Lava Jato, sob comando de Sérgio Moro. Tanto ele, quanto o STF (pelo menos antes da decisão inconstitucional para beneficiar Renan), quanto Rafael, representam esperança à maioria. E por isso mesmo têm que estar mais atentos do que nós, meros mortais, aos reflexos dos seus atos.

    Abç e grato pela chance do debate!

    Aluysio

    P.S. Concordamos em gênero, número e grau qt aos Garotinho.

     

     

    • Samuel

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 16:13

    Fico pensando que solução os comentaristas teriam pra dar se prefeito eleito fossem….Em política, se agrada uns e desagrada outros. Nem Jesus agradou a todos, embora devessem todos ficar satisfeitos…Parabéns prefeito eleito!!!.

     

    • Aluysio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 16:29

    Caro Samuel,

    Uma das coisas que deveriam ter sido sepultadas pela vitória acachapante do prefeito eleito, são essas infelizes analogias da política goitacá com Jesus, indesejadas igualmente por crentes e laicos responsáveis.

    Abç e grato pela chance da lembrança!

    Aluysio

     

     

     

    • Lucas Veiga

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 17:10

    Num texto também sobre o Supremo e Renan, você foi à Antiguidade para lembrar de Pirro. E hoje, no mesmo dia, o Elio Gaspari fez a mesma coisa. Parabéns!

    http://www1.folha.uol.com.br/colunas/eliogaspari/2016/12/1840367-o-impa-oferece-uma-aula-de-ma-aritmetica.shtml

     

    • Aluysio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 17:48

    Caro Lucas,

    Entre os vivos, tenho Gaspari na conta de maior jornalista brasileiro. Ele usou o rei Pirro numa das suas famosas missivas “psicografadas” eletronicamete para Renan, advertindo que o Supremo pode estar esperando o senador na curva; enquanto eu usei o general grego numa analogia de alerta a Rafael, caso perdesse a Mesa Diretora da Câmara. Ressalvado que não há contra Rafael ou seu candidato a presidente da Câmara, vereador Marcão (Rede), a torcida da imensa maioria pela cassação de Renan, me orgulha a referência comum entre os textos publicados no mesmo dia.

    Abç e grato pela lembrança!

    Aluysio

     

     

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 19:38

    Lula foi um dos presidentes que teve o maior índice de aprovação.Olha a situação dele hoje.

     

    • Aluysio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 22:09

    Caro Cesar,

    Pertinente lembrança. Só que o caso de Lula não foi desatenção ao acender do sinal amarelo, mas ter cruzado o vermelho várias vezes. E achar que iria ficar tudo por isso mesmo. Réu, por enquanto, em quatro ações, acompanhemos atentos às consequências.

    Abç e grato pela chance da digressão!

    Aluysio

     

     

    • Robson

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 19:44

    Primeiramente, agradeço ao jornal por promover esse tipo de debate que expõe opiniões diversas dos leitores.
    Quanto ao nosso prefeito, creio que essa foi uma ação de sacrifício momentâneo de sua popularidade no intuito de conseguir apoio em seu governo, já que ao meu ver, a batalha contra o UBER até o momento, tem se demonstrado uma batalha perdida.

    Recado aos amigos taxistas: Saiam da zona de conforto e aproveitem a oportunidade para inovar. Quem não recebe bem as mudanças, sempre vai ficar para trás em mundo competitivo.

     

    • Aluysio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 22:35

    Caro Robson,

    O blog e o jornal que o hospeda é que agradecem pelo debate que vcs, leitores, ensejam com seus comentários.

    Qt ao prefeito eleito e atual vereador, concordo que ele fez uma análise de custo/benefício, pelos motivos expostos no artigo. Só não sei se a avaliação foi correta, pois a Câmara tem, sim, o poder de decidir se o Uber entrará ou não em Campos.

    Endosso seu conselho aos taxistas. Em gênero, número e grau.

    Abç e grato pela chance do debate!

    Aluysio

     

     

    • Leandro

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 19:58

    Torço mesmo para que o Rafael faça um bom governo, até mesmo porque confiei a ele o meu insignificante voto. Mais torço muito mais para que esta cidade possa encontrar seu rumo para um crescimento sustentável.

    O que observei nos últimos anos foi uma briga intensa pura e unicamente pelo poder, onde o feudo foi colocado como único a sofrer.

    Espero que o novo prefeito governe com imparcialidade e que realmente seja o que se propõe. porque ninguém merece mais nem este governo que se finda nem os de seus antecessores, sem citar nomes!

     

    • Aluysio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 22:49

    Caro Leandro,

    Nem seu voto, nem nenhum dos 151.462 votos que Rafael recebeu, são insignificantes. Como não é a torcida.

    Modestamente, assino embaixo de todo o resto.

    Abç e grato pela chance da ressalva e da concordância!

    Aluysio

     

     

    • Edimar

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 20:37

    Prezado Aluysio,
    Apenas ressaltei sua coragem. Longe de mim aconselhar quem quer sejas.
    Se atitude foi a mais acerta ou não? Entendo ser essa uma outra discussão.
    Grato ao espaço democrático.
    Abraço!

     

    • Aluysio

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 22:58

    Caro Edimar,

    A coragem dialética de Rafael foi bem demonstrada nos debates da campanha, sobretudo o último, da InterTV. Mas se fosse apenas por isso, talvez o eleito fosse Rogério Matoso, considerado o mais impetuoso dos candidatos.

    Sem coragem não se faz um líder. Nem só com ela. Creio que é na sua indagação, repetida após cada ato do novo prefeito, que habitará a resposta. Como, de resto, acontece com todos nós.

    Abç e obrigado a vc, pela participação!

    Aluysio

     

     

    • jomares

    11 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 22:44

    Ai que dor kkkkkkk

     

    • Aluysio

    12 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 0:55

    Caro Jomares,

    Os R$ 9,5 milhões de propina da Odebreht ao casal Garotinho estão doendo?

    Abç e grato pela chance da indagação!

    Aluysio

     

     

    • Carla Andrade

    12 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 10:30

    Em relação ao Uber: a discusão sobre transporte vai longe. Particularmente, acho muito cedo para proibir o serviço numa cidade com uma frota de ônibus deficiente que atende a necessidade da população de forma ainda precária,táxis com valores abusivos e as vans que não oferecem nenhuma segurança. O problema vai muito além do Uber.

     

    • Aluysio

    12 DE DEZEMBRO DE 2016 AT 12:11

    Cara Carla,

    Concordo integralmente: é mt cedo para proibir o Uber na cidade, sobretudo a partir do lobby mal disfarçado dos taxistas na Câmara Municipal. E, por certo, a discussão do transporte público de Campos é muito mais complexa.

    Abç e grato pela chance do endosso!

    Aluysio

     

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 3 comentários

  1. Edimar

    Prezado Aluysio,
    O blog Opiniões, fez valer na íntegra sua classificação gramatical.
    Oferecendo ao leitor, oportunidade democrática de externar ideias e opiniões, enriquecendo o debate.
    Parabéns!

    1. Aluysio

      Caro Edimar,

      Obrigado a leitores e comentaristas como vc, que tornam isso possível!

      Abç!

      Aluysio

Deixe um comentário