Prisão domiciliar de Bolsonaro é justa a 55% e Lula sobe nas pesquisas

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Prisão domiciliar de Bolsonaro é justa para 55%

Hoje, 55% dos brasileiros acham justa a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Que foi determinada em 4 de agosto pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre Moraes, por descumprimento de medidas cautelares. Outros 39% acham injusta, enquanto 6% não opinaram. É o que revelou a pesquisa Quest divulgada na segunda (25).

 

Entre os que mais acertaram em 2022

Entre os quatro institutos de pesquisa do Brasil que mais acertaram a votação de Lula (PT) e Bolsonaro no 2º turno presidencial de 2022, a Quaest ouviu 2.004 eleitores, entre 13 e 17 de agosto, com margem de erro de 2 pontos para mais ou menos. E divulgou sua consulta em três partes: aprovação de governo (confira aqui) no dia 20, eleitoral (confira aqui) no dia 21 e sobre Bolsonaro no STF (confira aqui)  no dia 25.

 

Bolsonaro agiu de propósito para 57%

Quando perguntados por que o capitão participou da chamada de vídeo nas manifestações de 3 de agosto, que geraram sua prisão domiciliar, 57% dos brasileiros acham que “Bolsonaro queria provocar Moraes e fez isso de propósito”. Outros 30% acham que “Bolsonaro não compreendeu bem as regras impostas por Moraes e errou”, com 13% que não opinaram.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Prisão domiciliar: 84% sabem

Se, na média, o brasileiro não costuma acompanhar acontecimentos jurídicos, a atual situação do ex-presidente é uma exceção. A esmagadora maioria de 84% dos eleitores respondeu à Quaest já saber da prisão domiciliar de Bolsonaro decretada por Moraes. Apenas 16% declararam que só passaram a saber quando indagados pela pesquisa.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Julgamento de Bolsonaro: 86% sabem

Endosso do conhecimento do eleitor à situação jurídica de Bolsonaro, seu julgamento no STF por golpe de Estado, segundo a Quaest revelou, hoje é conhecido por 86% dos brasileiros. São 13 pontos a mais do que os 73% de março. Em agosto, só 14% ficou sabendo ao responder a pesquisa. São os mesmos 13 pontos a menos do que os 27% que não sabiam em março.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Aprovação do Lula 3

No dia 20, na divulgação da parte sobre aprovação de governo na pesquisa Quaest, embora o Lula 3 seja hoje desaprovado pela maioria numérica de 51%, oscilou 2 pontos para baixo em relação aos 53% de julho. Em agosto, o atual Governo Federal apareceu aprovado por 46%, crescimento de 3 pontos sobre os 43% que aprovavam em julho.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Lula abre contra todos no 2º turno

Também de julho a agosto, Lula abriu vantagem, fora da margem de erro, nas projeções de um eventual 2º turno em 2026 contra 9 nomes da oposição testados pela Quaest. Não só sobre um Bolsonaro inelegível até 2030, como contra o governador paulistano Tarcísio de Freitas (REP), a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL) e outros seis presidenciáveis de direita.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário