A 1 ano da urna, Lula lidera todas as simulações de 1º e 2º turno

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Em fase de recuperação desde 9 de julho, quando foi anunciada a taxação dos EUA de Donald Trump sobre o Brasil por conta do julgamento de Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF), o governo Lula (PT) bateu teto na aprovação de governo ou continua a recuperá-la neste setembro de 2025? Hoje, a pouco mais de um ano da urna de 4 de outubro de 2026, o presidente Lula é favorito ou não à reeleição? E quem seria seu adversário mais competitivo?

Aprovação de governo — Nas duas últimas pesquisas nacionais de setembro, a recuperação na aprovação de governo é contraditória. Na série Quaest, o Lula 3 patinou de agosto a setembro: tinha e manteve tanto a maioria de 51% de desaprovação quanto a minoria próxima de 46% de aprovação. Na série Atlas, no entanto, o Lula 3 melhorou: dos 47,9% de aprovação em julho aos 50,8% de setembro, com a desaprovação caindo no mesmo período de 51% aos atuais 48,3%.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Lula lidera todos os cenários de 1º e 2º turno — A situação de Lula pareceu melhor nas consultas eleitorais das duas pesquisas. Na Quaest de setembro, o atual presidente liderou, fora da margem de erro de 2 pontos para mais ou menos, todos os oito cenários ao 1º turno e todos os nove ao 2º turno. Na Atlas de setembro, o líder petista também liderou, também fora da margem de erro de 1 ponto para mais ou menos, todos os três cenários ao 1º turno e os sete ao 2º turno.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Tarcísio é o mais competitivo contra Lula? — Nas duas pesquisas, o adversário da direita mais competitivo contra Lula a presidente, em um eventual 2º turno, hoje seria o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (REP). Na Quaest, Lula teve 43% de intenção de voto contra 35% de Tarcísio na simulação de 2º turno, diferença de 8 pontos. Na Atlas, Lula teve 50,6% de intenção contra 45,2% de Tarcísio na simulação de 2º turno, diferença de 5,4 pontos.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Ciro no 2º turno Quaest — Nas simulações de 2º turno da Quaest, só Ciro Gomes (PDT) teve desvantagem numérica menor que a de Tarcísio contra Lula: 40% deste contra 33% do ex-governador do Ceará, diferença de 7 pontos. Mas Ciro não é considerado de direita nem e é, até aqui, cogitado como candidato a presidente em 2026.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Ratinho Júnior no 2º turno — Ainda nas simulações de 2º turno da Quaest, abaixo de Ciro e Tarcísio, o melhor desempenho contra Lula foi do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD): 32% contra 44% do atual presidente, diferença de 12 pontos.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Bolsonaro, Zema e Michelle contra Lula na Quaest — Contra Bolsonaro, hoje inelegível até 2060, Lula venceria o 2º turno na Quaest por 47% a 34%, diferença de 13 pontos. Foi mesma diferença do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), em um 2º turno contra o líder petista: 45% deste a 32%. Contra a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro (PL), Lula a bateria no 2º turno por 47% a 32%, diferença de 15 pontos.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Bolsonaro, Michelle, Zema e Ratinho Jr. contra Lula na Atlas —  Já na Atlas de setembro, abaixo de Tarcísio, os melhores desempenhos contra Lula em um eventual 2º turno foram de Bolsonaro (7 pontos atrás: 44,8% contra os 51,8% do petista), de Michelle (7,3 pontos atrás: 44,6% contra 51,9%), Zema (14,7 pontos atrás: 36,7% contra 51,4%), Ratinho Jr. (16,7 pontos atrás: 34,9% a 51,6% do atual presidente).

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Rejeição proibitiva de Lula — Apesar da vantagem presente de Lula em todas as simulações Quaest e Atlas aos 1º e 2º turnos presidenciais a 2026, há índices favoráveis à oposição. Na Quaest, entre conhecimento e rejeição, Lula só é desconhecido por apenas 2% dos brasileiros, enquanto 46% conhecem e votariam nele. No entanto, a maioria de 52% conhece e não votaria, rejeição matematicamente proibitiva à eleição em um 2º turno.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Com Bolsonaro campeão de rejeição, conhecimento é a chance de Tarcísio — Lula só foi superado na medição de rejeição da Quaest por Bolsonaro, desconhecido por apenas 4% dos brasileiros, em quem outros 32% conhecem e votariam, mas intransponíveis 64% conhecem e não votariam. Já em Tarcísio, 26% conhecem e votariam, enquanto outros 40% conhecem e não votariam. Mas o governador paulista ainda é desconhecido para relevantes 34% dos brasileiros, espaço para crescer que Lula e Bolsonaro não têm.

Anistia a Bolsonaro é o dilema de Tarcísio — A Atlas, no entanto, revelou a maior dificuldade de Tarcísio numa eleição presidencial. Se a sua postura for a que adotou no discurso do último 7 de setembro — “Ninguém aguenta mais a tirania de um ministro como Moraes (…) Vamos para a vitória, vamos para a anistia” — proibitivos 54,5% dos brasileiros, com certeza, não votariam nele. Uma minoria de 31,8% votaria com certeza, com 11,5% dizendo que há uma chance de votar nele.

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

Dados das pesquisas — A Quaest ouviu 2.004 eleitores entre 12 e 14 de setembro, enquanto a Atlas consultou 7.291 brasileiros entre 10 e 14 de setembro.

William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE

Análise do especialista — “Na avaliação de governo, Quaest e AtlasIntel apresentam leve divergência. Enquanto na Quaest de setembro de 2025, o Lula 3 é aprovado por 46%, o mesmo de agosto, na AtlasIntel a aprovação subiu de 47,9% de agosto a 50,8% de setembro. No que diz respeito ao cenário eleitoral, Lula liderou fora da margem de erro todos os quatro cenários de 1º turno e sete de 2º turno da Atlas, como todos os oito cenários de 1º turno e os nove de 2º turno da Quaest. Além de Bolsonaro, atualmente inelegível, seu adversário mais competitivo nas pesquisas é Tarcísio de Freitas”, resumiu William Passos, geógrafo com especialização doutoral em estatística no IBGE.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário