
Lula lidera, mas nem tanto?
Outra pesquisa, do instituto Paraná, com 2.020 eleitores e margem de erro de 2,2 pontos para mais ou menos, confirmou em parte a boa fase de Lula (PT). Mas, se ele venceu as quatro projeções de 1º turno acima da margem de erro, não passou no empate técnico em três das quatro simulações de 2º turno.
Fora da margem de erro no 1º turno
No 1º turno, Lula bateria o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), inelegível até 2060, por 37,0% a 31,0%. Como a ex-primeira-dama Michele Bolsonaro (PL), por 37,3% a 28,0%; o governador paulistano Tarcísio de Freitas (REP), por 37,4% a 21,6%; e o senador Flávio Bolsonaro (PL), por 37,6% a 19,2%.

Três empates técnico no 2º turno
Já no 2º turno, Lula bateria numericamente Bolsonaro por 44,9% a 41,6% (3,3 pontos). Como Michelle, por 44,7% a 41,6% (3,1 pontos); Tarcísio, por 44,9% a 40,9% (4 pontos); e Flávio, por 46,7% a 37,0% (9,7 pontos). Só contra este, Lula se reelegeria no 2º turno, pela pesquisa Paraná, além da margem de erro.

Paraná x AtlasIntel e Quaest
Embora confirme a liderança numérica de Lula contra todos os possíveis concorrentes na urna de 4 de outubro, daqui a pouco mais de 11 meses, a pesquisa Paraná deu ao presidente uma vantagem menos folgada que as pesquisas anteriores AtlasIntel e Quaest. Sobretudo em um eventual 2º turno.
Última Quaest
Na última Quaest, feita de 2 a 5 de outubro com 2.004 eleitores, e margem de erro de 2 pontos para mais ou menos, Lula venceu acima dela (confira aqui) todos os oito cenários pesquisados de 1º turno. Como os nove de 2º turno.
Última AtlasIntel
Na última AtlasIntel, feita de 15 a 19 de outubro com 14.063 eleitores, e margem de erro de 1 ponto para mais ou menos, Lula venceu acima dela (confira aqui) todos os quatro cenários pesquisados de 1º turno. Como os seis de 2º turno.
Histórico de acertos no Brasil e EUA
Paraná, Quaest e AtlasIntel são institutos diferentes, com metodologias diferentes. Os dois primeiros estiveram entre os quatro que mais acertaram (confira aqui) o 2º turno a presidente do Brasil em 2022. Enquanto o AtlasIntel foi o que mais acertou (confira aqui) o resultado da eleição de Donald Trump a presidente dos EUA em 2024.
Passado e presente
Entre os lulopetistas, é lembrado que o instituto Paraná Pesquisas, sediado em Curitiba, prestou serviços ao governo Bolsonaro. Mas, se motivo técnico houver para a diferença entre a sua consulta, na comparação com a Quaest e AtlasIntel, pode estar o fato que a Paraná foi a campo até o dia 24.
Nova besteira de Lula
O que houve no dia 24? Em Jacarta, na Indonésia, Lula disse: “Toda vez que a gente fala de combater drogas, possivelmente, fosse mais fácil combater os nossos viciados. Os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”. A declaração gerou grande repercussão negativa.
Publicado hoje na Folha da Manhã.
