Após se recuperar com Trump, Lula perde aprovação com operação

 

(Infográfico: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

À direita o que Trump foi a Lula?

“Operação do Rio pode ser à direita o que Trump foi a Lula?” Foi a pergunta feita (confira aqui) em 1º de novembro, com base nas primeiras pesquisas sobre a megaoperação policial nos complexos cariocas de favelas do Alemão e da Penha três dias antes, no dia 28. E que, mesmo com saldo de 121 mortos, tiveram amplo apoio popular (confira aqui e aqui) no país, estado e município do Rio.

 

Opinião da base x maioria

A possibilidade de consequências negativas a Lula se reforçou no dia 4, quando o presidente, falando de improviso, chamou a megaoperação de “matança” (confira aqui) e “desastrosa” (confira aqui). O que reforça a opinião majoritária na sua base, mas que já tinha se revelado minoritária no conjunto dos brasileiros que votarão a presidente na urna de 4 de outubro, daqui a pouco mais de 10 meses.

 

Sobe e desce nas pesquisas

Em todas as pesquisas, Lula perdeu popularidade de dezembro de 2024 a junho de 2025 (confira aqui, aqui, aqui e aqui). Recuperou-se de julho a outubro, ao surfar bem (confira aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui, aqui e aqui) a onda do presidente dos EUA, Donald Trump, que tarifou o Brasil pelo julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) no Supremo Tribunal Federal (STF). E entra em novembro, após a ação policial, perdendo parte do que recuperou.

 

Lula perde aprovação e intenção de voto

Em termos de aprovação de governo, as pesquisas dos institutos Paraná e Quaest (confira aqui), respectivamente, na terça (11) e quarta (12), com números e metodologias diferentes, revelaram os mesmos movimentos. De outubro a novembro, com a megaoperação policial no meio, o Lula 3 perdeu aprovação e cresceu em desaprovação.

 

Perda de aprovação na Paraná

A pesquisa Paraná ouviu 2.020 brasileiros de 6 a 10 de novembro, com margem de erro de 2,2 pontos para mais ou menos. Nela, a aprovação ao Lula 3 oscilou 2 pontos para baixo de outubro a novembro: de 47,9% aos atuais 45,9%. Por sua vez, a desaprovação oscilou 1,7 ponto para cima no mesmo período: de 49,2% aos atuais 50,9%.

 

Perda de aprovação na Quaest

A pesquisa Quaest sobre a aprovação do Lula 3 ouviu 2.004 brasileiros de 6 a 9 de novembro, com margem de erro de 2 pontos para mais ou menos. Nela, a aprovação ao Lula 3 oscilou 1 ponto para baixo de outubro a novembro: de 48% aos atuais 47%. Por sua vez, a desaprovação oscilou 1 ponto para cima no mesmo período: de 49% aos atuais 50%.

 

Publicado hoje na Folha da Manhã.

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário