Violência no Engenhão

Acabei de assistir, agora, pela ESPN-Brasil, as cenas de violência entre as torcidas do Flamengo e Botafogo, Polícia Militar e Guarda Civil Municipal carioca, no lado de fora do Engenhão, no clássico de hoje. Gostaria, pois, de reescrever o que afirmei agora há pouco (aqui), acerca da torcida apenas do Bota. Se a questão da violência das torcidas, presente em todas elas, do Rio, de São Paulo e do Brasil, não for enfrentada seriamente e em conjunto pelas autoridades públicas e esportivas, todos terão pouco coisa para comemorar.

E o motivo do pesar pode ser bem maior do que a perda de um jogo, um título, uma vaga na Libertadores ou a permanência na Primeira Divisão.

 

Correção às 6h43 de 26/10/09: O leitor Zeca, que foi ao Flamengo 1 x 0 Botafogo, corrigiu minha apreensão equivocada do noticiário da TV, ressaltando que a confusão no Engenhão com a PM foi restrita à torcida rubro-negra. Peço desculpas a ele e aos demais botafoguenses, que já têm motivos reais suficientes para tristeza, prescindindo dos inventados. Muito embora volte a ressaltar que o problema da violência nas torcidas independa das cores dos clubes. Ontem foi o Flamengo, amanhã será uma outra, depois de amanhã, a continuar como está, numa Olimpíada.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 3 comentários

  1. Zeca

    A única confusão ocorrido neste jogo foi provocada pela torcida do Flamengo. Estive presente ao jogo e pude presenciar, ao vivo e a cores, a uma briga generalizada entre torcedores da Raça Rubro-Negra e Torcida Jovem. Do lado de fora ocorreu a mesma coisa antes de a partida começar. A torcida do Botafogo se comportou exemplarmente!

  2. aluysio

    Caro Zeca,

    A confusão a que me referi, como o post deixa claro, foi a do lado de fora do Engenhão. Mas, segundo os noticários, vc está certo e eu errado: as confusões de ontem teriam sido mesmo restritas à torcida do Flamengo. Pela inclusão indevida dos botafogueneses, como parece ser o seu caso, peço desculpas.
    Todavia, o problema ocorre em todas as torcidas. Tem, portanto, que ser resvolvido independente das cores deste ou daquele clube.

    Abraço e obrigado pela correção!

    Aluysio

  3. Zeca

    Agradeço pela correção como botafoguense e torcedor que preza pela paz. E concordo quando diz que os problemas ocorrem com todas as torcidas, infelizmente. Essa questão é um verdadeiro câncer no esporte brasileiro e permeia todo e qualquer grande clube brasileiro.

    Att.

    Zeca.

Deixe um comentário