Lula: partilha de royalties só do pré-sal

Presidente Lula recebeu carta da Ompetro demonstrando perdas com a emenda de Ibsen Pinheiro
Presidente Lula recebeu carta da Ompetro demonstrando perdas com a emenda de Ibsen Pinheiro

Acabou de acabar o encontro entre o presidente Lula (PT) e os prefeitos da região, intermediado pelo governador Sergio Cabral (PMDB). Nele, segundo informou por telefone a assessoria da Prefeitura de Campos, Rosinha (PMDB) entregou a Lula um relatório com as perdas dos municípios produtores, caso seja aprovada a partilha proposta pelo deputado federal Ibsen Pinheiro (PMDB/RS). O presidente assumiu o compromisso de se reunir com a bancada governista e pedir que sejam votadas somente as questões referentes ao pré-sal, deixando de fora as jazidas de petróleo já exploradas, responsáveis pelos royalties pagos hoje.

Em outras palavras, é a pedra que o jornalista e consultor da Folha, Aluysio Barbosa, vem cantando há tempos, no Ponto Final e seus artigos dominicais: se a Câmara aprovar a partilha, Lula veta. Caso o veto presidencial seja derrubado, o que seria difícil, a questão vai para o Supremo Tribunal Federal (STF), onde a tendência seria manter as coisas como estavam. A partilha proposta por Ibsen valeria, pois, valeria mesmo só para o pré-sal.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 26 comentários

  1. LUIZ PICAPAU

    VALEU LULA, VOCÊ TEM PALAVRA, NÃO É COMO UNS GAROTINHOS QUE ANDAM POR AÍ, SE ESCONDENDO ATRAS DE ROSINHAS

  2. LUIZ PICAPAU

    VOCÊS VIRAM SÓ? FOI SÓ DIZER QUE OS ROYALTIES DO PETRÓLEO IRIA ACABAR, QUE A (…) E OS (…) FICARAM LOUCOS…

  3. LUIZ PICAPAU

    NA VERDADE, O POVO NÃO QUER SÓ SABER SE OS ROYALTIES VÃO CONTINUAR EM CAMPOS. MAS SE ELES IRÃO FINALMENTE SEREM APLICADOS EM PROL DA POPULAÇÃO, COISA QUE MUITO POUCO FOI FEITO, PARA NÃO DIZER QUAZE NADA.

  4. QUERO AQUI MANDAR UNS SALVE: UM SALVE PARA OS GAROTINHOS DA FUNABEM, UM SALVE PARA DONA ROSANGELA MISS LAPA BEIRA RIO, UM SALVE PARA OS BOQUINHAS DA PREFEITURA DE CAMPOS

  5. LUIZ PICAPAU

    E AGORA GENTE? COM AS CONTAS BANCÁRIAS BLOQUEADAS, SERÁ QUE O CASAL VAI IRÁ RESISTIR AOS ENCANTOS E TENTAÇÃO DOS ROYALTIES???

  6. LUIZ PICAPAU

    ELA HOJE PEDE A AJUDA PARA TODOS DEFENDEREM A PERMANÊNCIA DOS ROYALTIES, MAS ESQUECE QUE NESTA MASSA, TAMBEM ESTÃO OS MAIS DE DEZ MIL TERCEIRIZADOS DEMITIDOS INJUSTAMENTE E QUE ATÉ HOJE NÃO RECEBERAM SUAS INDENIZAÇÕES. ATÉ ONDE VAI A PREOCUPAÇÃO DA PREFEITA COM O POVO, CADE A RECÍPROCA? ORA…

  7. LUIZ PICAPAU

    MENSSAGEM DESTINADA AO PESSOAL DA FOLHA DA MANHÃ: CARAMBA GENTE, A CENSURA JÁ ACABOU. PELO MENOS COLOQUEM UMA POSTAGEM MINHA NESTA MATÉRIA. LIBERDADE DE EXPRESSÃO É UM DIREITO DE TODOS. OK??????????????????????????????????

  8. celso nolasco

    Era de se esperar o comprometimento do presidente em defeza do estado do rio de janeiro, a emenda do deputado ibsen pinheiro representa o caos para estado e principalmente para o norte fluminense, o que precisa ser feito é uma melhor distribuição aqui no norte fluminense, para ajudar os pobres crescerem um pouco com o dinheiro dos royalties porque os pobres tambem sofrem impactos negativos pela exploração, quem sabe o que susto do efeito ibsem pinheiro não sirva para uma reflexão?

  9. carlos roberto coitinho

    FICO IMAGINANDO O QUE SERIA DE MINHA CIDADE SEM OS ROYALTIES.ONTEM(08/03/10) AO SAIR DE UMA CONSULTA NO HGG,FUI MARCAR UM TESTE HERGOMETRICO(PEDIDO PELO MEDICO),E PARA MINHA SURPRESA E INDIGNAÇAO TIVE A SEGUINTE RESPOSTA …”ESTE EXAME ESTÁ SUSPENSO,VOLTE NA SEMANA SEGUINTE,TALVEZ SEJA LIBERADO”.HOJE COM O DINHEIRO QUE TEMOS A NOSSA CIDADE ESTA ASSIM,PRINCIPALMENTE A SAUDE,O QUE SERA SEM OS ROYALTIES?UM EXAME SIMPLES,IMAGINE OS MAIS COMPLEXOS.A UNICA E CERTA CONCLUSAO QUE TEMOS É QUE ESSE DINHEIRAO QUE ENTRA É MAL ADMINISTRADO,ALGUEM TEM DÚVIDA?AINDA VEM O (…) DO HIRANO DIZER QUE A NOVA GESTAO PLENA ESTA A MIL MARAVILHAS,TA SIM COM “FARTURA”,FALTA MEDICOS,REMEDIOS,LEITOS…

  10. leandro b henriques

    gostaria de que aprovase uma fiscalizacao maior nos recusos dos royalties pagos aos municipos.

  11. é ano de eleição Presidencial,Estadual e nada melhor doque um fato politico neste momento;morderam a isca.

  12. Katepila

    No meu entender, os produtos de origem de recurso natural, não devem ser repartido com estado nenhum, pois se assim fizer deverá também os outros estados com recursos naturais fazerem tambem partilha. Assim os estados perderiam o incetivo a competitividade de novos desafios.

  13. jocimar

    QUERO PARABENIZAR O PRESIDENTE LULA PELA FORMA QUE ELE RECEBEU A PREFEITA ROSINHA, ELE DEU EXCELENTE EXEMPLO DE HUMILDADE E SIDADANIA MOSTRANDO COMO SE GOVERNA O BRAZIL, PARTICULAMENTE ELE O MELHOR PRESIDENTE DOS ULTIMOS TEMPOS. O RJ ERA PARA SER O ESTADO REFERENCIA NO BRAZIL SE NÃO FOSSE AS DIVERGÊNCIA DOS GOVERNOS ANTERIORES COM O LULA.PARABENS ROSINHA PELA SUA INICIATIVA E ESPERAMOS QUE VC USE ESTES RECURSOS COMO DEVE SER UTILIZADO, A POPULAÇÃO DE CAMPOS ESTA PRECISANDO DE ESCOLAS DECENTE, POSTOS DE SAÚDE, QUALIDADE NO TRANSPORTE ATÉ O MOMENTO ONIBUS NOVOS PARA FAROL NÃO TEM, ENFIM, O CIDÃO CAMPISTA AGUARDA AS MUDANÇAS.

    Sds,,,

  14. José Renato Rangel Duarte

    Agora sim, o peso de um Presidente , à favor da permanência dos Royalties é muito positivo, porém, é preciso destacar que o Congresso Nacional é Soberano em suas decisões.

  15. José Renato Rangel Duarte

    É importante o contato com o atual Presidente do Supremo. É preciso destacar que são 11 Ministros com total independência nos Julgados(votos), no caso da propositura de uma ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade), pelos legitimados do art. 103 da Constituição Federal,e, ainda, no próximo ano, mudará a Presidência.

  16. robson

    para aparecer na foto com o presidente lula e a prefeita rosinha o deputado geraldo pudim sabe.Eu gostaria de saber porque que ele nao gosta da policia militar do rj,tendo em vista que ele estava na votaçao e nao registrou a sua presença para nao votar a favor da pec 300(levando a crer que ele e contra a pec 300).O que sera que ele fez ou esta fazendo em brasilia,realmente a nosso favor.

  17. Edi Cardoso

    Olha a cara de Pudim. Está Babando para o presidente. IDOLATRANDO.

  18. Celso

    Apesar do dito acima, devemos continuar de olhos bem abertos. Eles estão de olho nos nossos roaylties.

  19. Luís Fernando

    “Acabou de acabar…” Sugiro melhorar a redação.

  20. Cesar

    Gostaria de lembrar que royalties não são para saúde, educação, segurança, e sim para melhoria urbana dos municípios que os detem. Mas infelizmente são usados para o erriquecimento ilícito dessa (…) que administra Campos. Em vez de lutarmos somente contra a emenda do Dep. Ibsen (…) Pinheiro, temos que lutar para uma fiscalizaçao melhor e por orgaos competentes. Rozinha esta acostumada com pessoas sem informaçao, que a elegeram, e usa a saude, que ja e precaria, para fazer terrorismo.

  21. Aluysio

    Caros Luiz Picapau, Carlos Roberto Coitinho e Cesar

    Por conterem trechos com ofensas e acusações sem prova, seus comentários sofreram pequenas edições antes da publicação. Peço que entendam essa liberdade tomada pelo blog no intuito de preservar o foco de uma discussão tão importante para Campos e região.

    Abraços e grato pela colaboração!

    Aluysio

  22. Aluysio

    Caro Luís Fernando,

    O “acabou de acabar” é um pleonasmo intencional, que visa reforçar a proximidade do texto com o fato. De qualquer maneira, é como escreveu certa vez o Veríssimo: “quando o leitor não entende o que quis dizer o jornalista, a culpa é do jornalista”. Não por outro motivo, peço que perdoe minha limitação indicada por sua interpretação.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  23. Márcio Eduardo Rodrigues

    Ainda continuam achando que Rosinha é culpada por tudo que aconteceu em Campos nos últimos anos.Cego é aquele que não quer enxergar que em 1 ano de administração já se percebe uma cidade bem melhor,acho mesmo que Rosinha está conseguindo em pouco tempo colocar a cidade nos trilhos,muita coisa ainda tem que melhorar,a situação dos camelôs, a desordem no trânsito,o transporte urbano e os cursos profissionalizantes deveriam atender mais jovens com isenção total de mensalidades.

  24. Devemos sim torcer para que o Lula o melhor Presidente do Brasil nos ùltimos Tempos Veta esta Emenda, que a nossa prefeita Rosinha faça uma boa distribuição e administração deste recurso dos que é de direito do povo de campos dos Goytacazes-RJ Vamos Juntos Nessa Luta Sim.

  25. com serteza o nosso Presidente LULALA vai Vetar esta emenda de Seu Ibsem, esse Deputado sem Dó. Querendo acabar com o nosso Estado e Principalmente com nossa Querida Campos, com os royaltis já está Difícil quanto mais sem ele, que que à Deputado. outros estados tem outros recursos e não reparte com outros. Não queremos ser egoistas mas… Dai a Cesar o que é de Cesar.

Deixe um comentário