Câmara: royalties e IPTU a meia bomba

Anunciada na edição da Folha do último sábado e mesmo com uma oposição com número de votos suficiente para aprová-la, a proposta de CPI que Odisséia para saber onde são gastos os royalties em Campos, acabou se tornando um pedido de audiência pública ainda sem data (foto de Antonio Cruz)
Anunciada na edição da Folha do último sábado e mesmo com uma oposição com número de votos suficiente para aprová-la, a proposta de CPI que Odisséia para saber onde são gastos os royalties em Campos, acabou se tornando um pedido de audiência pública ainda sem data (foto de Antonio Cruz)

 

Com o perdão ao leitor Luís Fernando, acabou de acabar a sessão na Câmara de Campos. Noves fora as esperadas acusações de Marcos Bacellar (PT do B) contra o promotor Leandro Manhães, que já ganharam o contorno de uma briga pessoal de parte a parte, a temperatura foi muito aquém do esperado.

Quanto aos royalties, no lugar do requerimento de CPI para investigar onde e como são aplicados os recursos do petróleo, Odisséia Carvalho (PT) e Abdu Neme (PSB) fizeram o pedido de uma audiência pública para tratar da questão, com técnicos da Petrobras, do governo municipal e representantes da sociedade civil organizada. Sobre o IPTU, o novo texto está sobre análise do departamento jurídico da Câmara, mas Odisséia adiantou que se parece muito com o texto proposto e aprovado em 2008, com exercício em 2009.

Como são necessários seis assinaturas para se aprovar uma CPI, exatamente o número de vereadores ditos de oposição, parece que estes vão deixar de passar uma chance histórica de se passar a limpo a real aplicação dos royalties no município. Aliado e médico do ex-governador Garotinho nos tempos que este não era ex, Abdu chegou a dizer que não cabe CPI, porque não haveria nenhum “fato determinante” para sua instalação. Numa cidade em que a Folha previamente anuncia a Odebrecht como vencedora de uma licitação de 318 milhões para construção de casas populares, depois repartida com a uma empreiteira local dos amigos da prefeita; em meio a todo esse clamor popular pela satisfação devida da aplicação dos royalties e diante da possibilidade de perdê-los, entre outros motivos, pela orgia com dinheiro público em municípios pouco responsáveis; realmente fica difícil saber o que os vereadores de oposição consideram um fato determinante. De qualquer maneira, eles se reunem novamente, amanhã à tarde, para debater a questão…

Quanto ao IPTU, bem, esperemos que o corpo jurídico da Câmara, após ignorar solenemente a inconstitucionalidade óbvia da última proposta, dessa vez faça o dever de casa direito.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 30 comentários

  1. Eliana Neto..

    Que lamentável!!!
    Depois disso, só posso crer que: NÃO TEMOS OPOSIÇÃO!!!

  2. LUIZ PICAPAU

    ATÉ AGORA AINDA NÃO VI A ODISSÉIA DAS CAMPANHAS ELEITORAIS, AQUELA QUE FALAVA MUITO, E ATÉ AGORA NADA, ISSO QUE É A TAL OPOSIÇÃO INTELIGENTE?

  3. José Renato Rangel Duarte

    Amarelaram, amarelaram mais uma vez, não têm posições nem propostas concretas de oposição, mesmo com o total apoio da Imprensa( Grupo folha) os apoiando incontestávelmente. No fundo o que demostram que são fracos muito fracos e não se impõem . Têm apenas discrussos fáceis, mas na hora do vamos vê, amarelam.

  4. alberto

    que pena q nossa oposiçao mudou radicalmente de lado, oposiçao mesmo so no mome nas açoes , nada, mas a farra com o dinheiro publico vai acabar em breve amanha dia 10 eles irao chorar.

  5. Luis Filipe

    É, meus amigos leitores. Essa oposição não é de nada! Amarelou para situação de Garotinho! Eu ouvi odisseia mexendo com o vereador Albertinho, dizendo para ele que ele é polêmico e que não queria briga com ele porque o mesmo estava com documentos. Onde estará Bacellar, Dante, Pé no chão e Abdu ?!

  6. Cesar Botelho

    Sinceramente… Somos péssimos eleitores!

  7. Alexandre Pena

    Poxa!Odisseia,pizza engorda!veja seus colegas como estao gordinhos! vc tambem quer emgodar??

  8. Alexandre Pena

    Qual o problema da CPI? se o governo dela se diz TRANSPARENTE ! QUEM NAO DEVE NÃO TEME !!

  9. CPI dos royalties,até vereador que tomou posse agora tem mêdo,principalmente os que foram beneficiados com esses recursos!

  10. ligeiro no ouvir e tardio no falar,assim deve ser o comportamento desses que foram eleitos para defender a causa popular,agindo assim,não tropeçariam nas próprias palavras.

  11. osvaldo carvalho

    CPI PARA SOMENTE 1 ANO OU PARA 10 ANOS, É RUIM EM, DA OPOSIÇAO QUERER.

  12. Celso Celso

    A Odisséia nos governos Arnaldo e Mocaiber vivia de boca fechada. Por que será??????

  13. Vilma Lisboa

    Sinceramente gente, vamos aprender a votar melhor!

  14. rosalvo filho

    muitos que ai estao comero no cocho em outra gestois vcs achou que eles vao abrir a caixa preta rsrsrsrsrsrrssrrs

  15. Ana Clissy

    Realmente eu gostaria de saber aonde está a verdadeira cãmara de vereadores, aqueles que foram eleitos para defender a população, que so sabem lutar quando o benefício é para eles mesmos, Como o vereador Marcos Bacellar travando luta pessoal,para não perder o poder. Que cãmara é essa, que antes vereadores que eram oposição, passaram para a posição. OPOSIÇÃO na câmara não existe. O que existe é apenas interesse próprio de cada um.ELES NÃO SÃO DE NADA, que eleitores somos nós????????

  16. Edi Cardoso

    COMO DESPERDIÇAMOS NOSSOS VOTOS!

  17. Márcio Eduardo Rodrigues

    Claro que deram prá trás porque hoje são oposição mas nos governos passados eram situação,como odisséia propos que a CPI fosse desde o início dos Royalties,se eles aceitassem estariam investigando eles mesmos.Por que os que dizem de oposição hoje tem medo de investigar os governos passados?

  18. Márcio Eduardo Rodrigues

    Podem ter certeza, se fosse CPI só para o governo atual eles aceitariam.

  19. Márcio Eduardo Rodrigues

    Tem que haver uma manifestação popular para que se investigue tudo,quem não deve não teme.Isso vale para todo Brasil,principalmente o governo federal do PT da vereadora Odisséia que tanto medo tem de CPI pois fizeram tudo para que não investigassem a Petrobras,”Pimenta nos olhos dos outros é refresco”.

  20. Márcio Eduardo Rodrigues

    Oposição mesmo só Odisséia e Rogério Mattoso pois não fizeram parte de governos passados,o resto tem medo da CPI já que estariam dando tiro no próprio pé.

  21. Sandro Gomes

    Talves se tivesse ocorrido um real utilização destes recursos no passado e no presente talves estariamos fora do alvo federal uma vez que nossa cidade era para ser comparada a capitais como Curitiba ou até do exterior. Ao invés disso moramos numa cidade suja, emburacada com serviços péssimamente prestados como iluminação pública, saneamento básico, esgoto, saúde, educação, transporte coletivo está tão ruim que a máfia das lotadas está tomando conta das vias da cidade,tudo está vizivelmente longe do que poderia estar ocorrendo. Todo imposto é criado com um fim social o do caso dos royalties é pavimentação, iluminação, educação, manutenção do patrimonio público, saúde e educação, e infelismente as coisas são o que estamos presenciando desde a criação deste imposto; que aos meus olhos só percebo que ele existe quando tenho conhecimento que algum acessor ou político adquiriu um imóvel em Guaraparí ou em Búzios, quando vejo carros com Hylux(que todo mundo tem parece fusca)corola, civic muitas veses blindados, ou seja é hora de arcar com as consequencias de tanta corrupçao e apatia de nossa parte de assistirmos a tudo isso de camarote sem tomar atitude.

  22. carlos roberto coitinho

    DISCORDO UM POUCO DO C.BOTELHO,ACHO QUE NAO TEMOS CULPA PELO QUE ESTA CONTECENDO,E SIM ELES(OS VEREADORES).AFINAL GRANDE PARTE DELES FORAM ELEITOS POR “COMPRA DE VOTOS”,SEM FALAR DA VIRADA ANTI-ÉTICA EM VIRAR PARA O OUTRO LADO EM TROCA DE “FAVORECIMENTOS”.ATÉ QUEM NAO SE REELEGEU E ERA CONTRARIO AO GRUPOCONTINUA COM O SE TRIO ELETRICO FAZENDO PROPAGANDA PARA O “NOVO” GOVERNO,OU SEJA TÁ DENTRO,CONTINUA MAMANDO NAS TETAS…

  23. JOCIMAR

    Se o projeto for vetado, pode ser que esse politico tome vergonha e gerencia este recursos de forma correta e transparente, eles estão preocupado, mas isso é bom esquentar para que ele fica ligado que tem alguem de olho nesta mina. A nossa cidade era para ser o espelho do brasil devido tantos recurso que recebe, em enfim o que estamos presenciando é a falta de estrtura escolar, saude a desejar e a falta de planejamento absurdo é dinheiro esperdiçado. vc’s ja pensaram quantos que a prefeita gastou para realizar este movimento publico, muito rapido para liberar recurso mas ser for para reforma uma escola ele arruma varias desculpa e engana as comunidade. Tenham certeza que vai ter mudança pela população. as comunidade tem que se mobilizar exigindo seu direito.

  24. DANIEL

    CADA POVO TEM O GOVERNO QUE MERECE
    E A OPOSIÇÃO TAMBEM!

  25. Linda Azevedo

    Com tanto “disse me disse” na mídia, acho que a população campista, principalmente, já não sabe quem está falando a verdade ou não. Penso, então, que uma CPI para saber como e onde são empregados os royalties em Campos trará satisfação para a nossa sociedade. E mais: quem não deve, não teme!

  26. João da Cruz

    Amarelaram porque eles têm rabo preso…

  27. Linda Azevedo

    Concordo PLENAMENTE com você, Sandro Gomes!!!

  28. Aluysio

    Caro comentarista “hmc” (das 11h36),

    Por preceitos éticos e legais, nenhum dos blogs hospedados na Folha aceita comentários anônimos. Se quiser repetir seu comentário, visando publicação no blog, bem como fazer qualquer outro, sobre este ou qualquer outro post, por favor, use seu nome verdadeiro. De qualquer maneira, agradecemos pela colaboração.

    Abraço!

    Aluysio

  29. Sandre Antunes

    A atuação da vereadora Odisséia na sessão de ontem,foi como sempre admirável,mostra que é uma vereadora séria,uma vez que propôs investigar, inclusive os governos passados,quando pediu que fosse criada a CPI dos Royalties,isso significa que a mesma não tem nada a temer…não está “amarrada nem ao passado, nem ao presente”Tenho certeza que se depender dela,essa CPI acontece.Parabéns ODISSÉIA !!! É de pessoas como você que campos precisa, sem medo da lutar…. Vc não está sozinha!! Nós não podemos votar na câmara, para criar leis ou aprovar CPIs mas somos nós que elegemos quem aí está…. Então é melhor que abram os olhos…….

Deixe um comentário