Opiniões

Por que ser contra a CPI?

Quando se constata quais governos seriam alvo da CPI dos Royalties (aqui) que vereadora Odisséia Carvalho (PT) vai propor na próxima terça (Rosinha, Mocaiber, Henriques, Mocaiber, Campista e Arnaldo) dá até para desconfiar o que receiam os vereadores que se dizem de oposição, mas não abraçaram a idéia. Dante Pinto Lucas (PDT) e Jorge Pé no Chão (PT do B) cumprem o terceiro mandato, enquanto Marcos Bacellar (PT do B) e Abdu Neme (PSB) estão no segundo. Todos eles participaram da base de apoio da base de apoio do governo Alexandre Mocaiber (PSB), enquanto os dois primeiros deram também sustentação à gestão Arnaldo Vianna (PDT).

Assim, se houve má aplicação ou desvio do dinheiro dos royalties nessas duas gestões, eles seriam inevitavelmente afetados, ainda mais se a investigação da CPI esbarrase, por exemplo, em dinheiro advindo do petróleo sendo usado para custear as emendas individuais milionárias que o governo de Mocaiber destinava aos vereadores (inclusive os dois de oposição: Nelson Nahim e Edson Batista) para garantir uma vida pacífica na Câmara. Vereador de primeiro mandato, a hesitação de Rogério Matoso pode residir no fato da sua mãe, Ana Cristina Fernandes, ter sido secretária de Promoção Social de Mocaiber. Ela chegou a ser investigada na Operação Telhado de Vidro, sendo depois inocentada na Justiça.

E a situação? Mais de uma pessoa já lembrou que se o governo Rosinha foi honesto na aplicação dos royalties nesse seu primeiro ano de gestão, os vereadores que lhe dão apoio nada teriam a temer. Muito pelo contrário, se a retórica dos discursos governistas for verdadeira, se houve desvios dos royalties nas administrações Arnaldo e Mocaiber, mas não na de Rosinha, sua bancada deveria não só apoiar a CPI, como encabeçá-la.

Como isso não ocorre, como desde que propôs a CPI, Odisséia passou a sofrer ataques no rádio, tanto por parte de Rosinha, quanto de Garotinho, a lógica indica que o discurso do casal na gestão dos royalties é diametralmente oposto à sua prática.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 8 comentários

  1. nada mais me decepciona tanto como a politica nessa cidade. telhado de vidro realmente todos tem.faço da pergunta do ministro Gilmar Mendes a minha pergunta ” o que fizeram com os royalties?” Acho que precisamos mesmo, é de uma intervenção Federal nesse municipio

  2. Desde cedo eu aprendi com os meus pais, a velha máxima: “Quem não deve, não teme”, que seria um derivado da expressão, “Quem não deve, não treme”. Seja lá qual for o ditado correto, ambos cabem plenamente nesta questão. Qualquer pessoa com um mínimo de senso sobre honestidade, jamais entenderá o “porquê” de não se querer uma CPI, a não ser, obviamente, se tem “culpa no cartório”.
    Acho, porém, que a CPI deveria alcançar também a ANP, que deveria auditar cada centavo gasto dos royalties ao longo deste tempo. Se faltou acuidade e zelo com quem deveria cuidar como ocorreriam estes gastos, deveria também responder. Concordo com o leitor Salvador: Campos merecia uma intervenção Federal, e uma equipe inteira do Tribunal de Contas. Se isto ocorrer, eles que tratem de trazer uma segurança muito bem armada!

  3. Fica evidente que os nobres “representantes” do povo campista estão se pelando de medo de vasculharem a fundo os gastos com os royalties. Não vai ter cadeia para tanta gente, inclusive (…). Agora, por favor, nas próximas eleições lembrem este fato para podermos retirar esta (…) política da câmara.

  4. Caro Pedro,

    Por motivos de rezão ética e legal, nenhum dos blogs hospedados na Folha Online pode publicar comentários com palavras ofensivas ou acusações sem as devidas provas. Não por outro motivo, para publicá-lo, nos vimos obrigados a editar duas palavras em seu comentário. Peço que entenda e nos perdoe a liberdade. Mas, de qualquer maneira, agradecemos à colaboração.

    Abraço!

    Aluysio

  5. Cabral chora ! ( Ato n/1 cena atual) Mais chora o povo campista,desde o início jamais obteve em sua vida benefícios reais em todos esses anos de “farra dos Royalties”. Fechar o transito,o comércio.Quanto custa essas manifestações? Acabamos punindo quem é vítima como nós,já que gestores incompetentes erraram.Não seria mais prático, punirmos hoje esses Lobos travestidos de cordeiros, aproveitadores , se promovendo como salvadores do caos que eles próprios criaram, banindo-os da vida política pública simplesmente,não votando neles.Olhem o que foi investido em todos esses anos,somam tudo e pede as vossas conciencias que lhes respondam: Onde e com quem está os restos da receita?

  6. Caro Severiano,

    Além de concordar com suas constatações, endosso sua indagação final. E penso não estar sozinho…

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  7. Qualquer um que for contra uma CPI tem que ser preso à revelia, pois ele deve e muito.

  8. Caro Schina,

    Peço que me perdoe a sinceridade, mas embora seja favorável à CPI, não concordo com seu radicalismo quanto a quem é contra.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

Deixe uma resposta

Fechar Menu