Opiniões

CPI dos Royalties: Maioria dentro da Câmara se impõe à maioria fora dela

Após apresentar o pedido de CPI dos Royalties e os fatos determinados para seu requerimento, Odisséia atribuiu a negativa dos seus 15 colegas a “fatos indeterminados” (foto de Antonio Cruz)
Após apresentar o pedido de CPI dos Royalties e os fatos determinados para seu requerimento, Odisséia atribuiu a negativa dos seus 15 colegas a “fatos indeterminados” (foto de Antonio Cruz)

 

Aprovado a fórceps por Odisséia Carvalho (PT), o requerimento da CPI dos Royalties está sendo votado e negado agora. Como era de se esperar, todos os demais vereadores estão usando o argumento levantado por todos os ex-prefeitos que seriam investigados e se manifestaram à Folha e ao blog (aqui e aqui): julgam o momento “inoportuno”.

Muito pelo contrário, é a oportunidade exata de se radiografar as entranhas da esmagadora maioria de uma Casa de Leis sem o menor constrangimento para impor suas vontades e interesses — muitas vezes inconfessáveis — à esmagadora maioria fora dela: Nós!

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 18 comentários

  1. Não sei para que Campos tem Câmara de vereadores, nenhum deles conhecem a palavra legislar. nao é de hoje, que o legislativo se compromete com o executivo e em troca de favores todos a uma tem sempre o mesmo discurso… A culpa é nossa não somos cidadãos politizados.

  2. Consegue lembrar como faziam os prefeitos da época em que não entravam esses bilhões do petróleo?
    -Podiam não fazer muitas obras, mas também não se enriqueciam tão “milagrosamente” como os pós-petroReais.
    E temos outra questão: Me conta aqui se o mar onde se retira o petróleo é exclusividade de algum estado.
    Dinheiro nunca faltou, o que falta é vergonha na cara dos administradores, para governar com responsabilidade, pensando no povo e não nos próprios umbigos. Que demitam seus cabos eleitorais que já estão há anos, com gordos salários e sem trabalhar, disfarçados sob rubricas e nomeações inacreditavelmente estranhas.
    Nada contra o povo do Estado do Rio, menos ainda contra Campos, mas já é hora de ir se acostumando a arrumar a casa, ou isso não é segundo os machistas, “serviço de mulher”?

  3. isto fica um alerto pros eleitores, pra ver em quem podemos confiar nosso voto. esta vereadora está de parabéns, mais como uma andorinha só não faz verão…. ou os outros estão com “rabo preso”? transparencia já!!!!

  4. Aproveito o ensejo para comunicar ao senhor vereador Kelinho (em quem votei) que doravante não contará com meu voto e ressalvo não transferi-lo a nenhum dos outros atuais vereadores.
    Na próxima eleição municipal considerarei com grande importância este ato tomado no dia de hoje e optarei pela renovação da câmara. Basta!!

  5. Royalties traz prejuizo. O QUE de bom a nossa Campos tem trazido pelos royalties?
    Até mesmo vereadores canalhas se formaram em grupos na planicie goitacá.
    E quando ouviram nomes diferentes (foram 4)após a apuaração dos votos, acharam que tava chegando “sangue novo” no pedaço.
    Pura ilusão. O SANGUE NOVO JÁ ESTAVA CONTAMINADO COM O VIRUS DA INCOPETENCIA,CORRUPÇÃ E ESCÁRNIO COM A POPULAÇÃO.
    TAMBÉM IGUALMENTE DECEPCIONANTE O GOVERNO MUNICIPAL.

  6. Olá Milton,concordo com você em parte e gostaria de dar uma sugestão;não votemos em ninguém isto sim creio eu que é demonstração de força, afinal de contas desonestidade política não é um caso isolado. É necessário darmos um “choque” para os que estão porvir saibam que estamos atentos. Como diz o ditado:”grandes mudanças exigem medidas radicais”.

  7. Parabéns Odisséia. Porém troque de profissão, pois você é honesta e não tem lugar para honestidade na política de Campos que é composta por “latrocinadores do dinheiro público e do povo”

  8. a maioria das pessoas que foram para o rio de janeiro em defesa
    dos royalties,recebe das prefeituras sem nada fazer são cabos eleitorais,que obriga as pessoas acompanhar estas e outras manifestações.todos nos sabemos que só e gasto mais ou menos 30% dos royalties o restante vai para o bouso deles para gastar fora da cidade que governa

  9. O que se vê nesse tempo é: Uma minoria de aproveitadores lutando para não perder a galinha dos ovos de ouro (ouro negro diga-se de passagem), e tentando mais uma vez convencer um povo que não tem oportunidades de crescer a continuar bater no peito dizendo: “O Petróleo é Nosso”. Nunca será. Somos hoje uma cidade Rica governada por pessoas pobres de espírito e pobres de (…).

  10. Concordo com o Alair. Estão usando a população num ato onde, caso haja êxito, poucos irão se beneficiar. Essa política fomentadora da miséria com “n” bolsas, pouca educação que, diga-se de passagem, é completamente inútil. Nessa cidade, tudo é pretexto para se ganhar alguma coisa com os royalties. Por isso sou completamente a favor da redistribuição. É o único jeito de frear essa robalheira absurda e sem controle.

  11. O povo tem os governantes que merece, depois não venha reclamar !!!!!!!!!!!!!

  12. Caro Kidaro,

    Concordo com a proposta do Milton, para que o eleitor não se esqueça do que ocorreu na última terça, na Câmara, na hora em que for votar, mas não com a sua consequente proposta de radicalidade do voto nulo. Votar nulo é delegar seu voto a outrem.
    Respeito sua opinião, mas como dizia o bom e velho Otto Von Bismarck: “A política é a arte do possível”.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  13. Caro Alair,

    Por motivos de rezão ética e legal, nenhum dos blogs hospedados na Folha Online pode publicar comentários com palavras ofensivas ou acusações sem as devidas provas. Não por outro motivo, para publicá-lo, nos vimos obrigados a editar uma palavra em seu comentário. Peço que entenda e nos perdoe a liberdade.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  14. Sabe porque não atem oposição, se fizer CPI vão chegar aos vereadores tb,a grana da emenda do projeto tal, veio de onde ? todos estão comendo não vai dar em nada, cade o Ministério Público porque não faz nada tb, será porque. Uma boa pergunta não.

  15. Está CPI deveria acontecer a muito tempo.Pois os recursos sempre foram usados de forma errada e nunca aconteceu investicação dos seu destino .Parabéns vereadora !

  16. Odisséia, não desista. Sua atitude é louvável. Durante décadas os royalties foram mal administrados e serviram para concentrar renda nas mãos de poucos de classe média/alta. Onde está o investimento em infra estrutura? Até hoje a BR-101 mata sem piedade, muitas vezes por falta de duplicação da pista, mesmo privatizada. E a educação? Saneamento? Tome Macaé como exemplo. Espere a próxima chuva forte assocoada à maré de lua cheia e verá a população afogada no dinheiro dos royalties mal (ou nunca) utilizado. É preciso investigar. É preciso aparar as arestas, punir os culpados e além de mostrar a verdade para o povo, fazer efetivamente o que se destina o dinheiro dos royalties!

  17. Odisseia assim como você se sente só nesta causa pública nós, o povo sentimos a muito tempo esta solidão. Pode contar com o povo você e o povo não estamos mais só. Estamos juntos nesta guerra.

  18. Parafraseando Rui Barbosa, se não me falha a memória: “De tanto ver crescer as nulidades e a injustiça, tenho vergonha de ser honesto”
    Que democracia é esta? Governar(cratos) para o povo e pelo povo(demo). Como cidadão estou indignado com tanta dissimulação. Eles não só desconhecem a etimologia da palavra legislar, como desconhecem democracia. Queremos sim uma transparente apuração. Infelizmente são poucos os politizados e muitos os aproveitadores.

Deixe uma resposta

Fechar Menu