Justiça Federal aceita denúncia contra 14 vereadores de Campos, cinco reeleitos

Noticiada no site do Ministério Público Federal (MPF) desde ontem (aqui), sobre a acusação de improbidade contra 14 vereadores da última legislatura, cinco deles reeleitos, o procurador da República em Campos, Eduardo Santos Oliveira, adiantou ao jornalista Renato Wanderley que a novidade no caso reside no fato da juíza Luciana Cunha Villar, da 2ª Vara Federal, ter aceitado a denúncia, após ouvir a defesa dos acusados. São eles: Geraldo Venâncio (PDT), Aílton Tavares (PMDB), Sadi Francisco (PSB), Alciones Rio Preto (PSB), Álvaro César (PMDB), Marcus Alexandre (PT do B), Otávio Cabral (PPS), Nildo Cardoso (PMDB), Ederval Venâncio (PDT), Jorge Pé no Chão (PT do B), Dona Penha (PPS), Kelinho (PR), Dante Lucas (PDT) e Marcos Bacellar (PT do B).

Os cinco últimos — Pé no Chão, Dona Penha, Kelinho, Dante e Bacellar —  se reelegeram, sendo que Ederval perdeu a cadeira com a posse de Ilsan Vianna (PDT), por decisão recente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), noticiada em primeira mão no Blog do Bastos (aqui). De acordo com a denúncia  do MPF aceita pela Justiça, todos os 14 vereadores receberam em seus gabinetes, 398 terceirizados cedidos ilegalmente pelo governo Mocaiber. Então presidente da Câmara, só Bacellar teria mais de 146 terceirizados à sua disposição. Os contratos, sem licitação, teriam sido feitos junto à Fundação José Pelúcio e à Cruz Vermelha Brasileira (filial Nova Iguaçu). 

Caso sejam considerados culpados, os 14 acusados seriam condenados a perda de função pública, ressarcimento dos danos aos cofres do município, pagamento de multa e proibição de contratar temporariamente com o poder público. Ou seja: os cinco vereadores reeleitos perderiam seus mandatos, muito embora o próprio procurador Eduardo tenha ressalvado caber recurso em caso de condenação. Sua expectativa do MPF de que a ação seja julgada ainda este ano.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 14 comentários

  1. marcos tavares

    seria ótimo se esses Politicos que não respeitam as leis perdesem os seus cargos, serveria de exemplo para nao acontecer mais.

  2. Eliana Neto..

    Só não entendo o por que de tantas denúncias, se nada acontece.
    “Garotinho” está com os bens bloqueados, quer pior?? E msm assim ele se candidata a Governador como se nada tivesse acontecido, como a Justiça permite isso???
    Mas o pior de tudo ainda não é isso . . . é que ainda existe eleitor que vota nesse cidadão.
    Lamentável!!!

  3. Marcos Valério Boa Morte

    Não adianta por culpa em Garotinho. As falcatruas que aconteceram no Governo Mocaiber foram amplamente divulgadas e a justiça vai concluindo as investigações e punindo os culpados.

  4. amslbernardo

    A maioria dos acusados vão para túmulo e não perderão o emprego de politico, não porque teem vidas curtas mais pela marosidade das justiças.

  5. Eliana Neto..

    “Garotinho” foi só um exemplo.
    Apenas quis dzr que, falcatruas existem, mas punição . . .

  6. Gomes Almeida

    A situação não lamentavel nem vergonhosa, ou seja, já não temos mais uma palavra que possa verdadeiramente qualificar o que vivemos atraves destes vereadores inclusive e do executivo tambem. GAROTINHO é de Campos e se tornou uma das vergonhas nacional, e a nossa Câmara não fica nem um pouco pra tráz.

    QUE HORROR! QUE VERGONHA! QUE PALHAÇADA!

  7. AFONSO CLÚDIO

    CONHEÇO MUITAS PESSOAS QUE PRESTAVAM SERVIÇOS Á PREFEITURA EM 94,E FORAM PARA O RIO DE JANEIRO(CAPITAL) PARA TRABALHAR NA CAMPANHA DE GOVERNADOR DO GAROTINHO,RECEBENDO DO MUNICÍPIO.E NADA ACONTECEU.BEM QUE O MPF PODERIA DAR UMA OLHADA NESTE PASSADO NEM TÃO RECENTE.

  8. Quem seriam os suplentes que assumiriam, caso os 14 vereadores sejam condenados?

  9. Priscilla A

    “Os cinco vereadores reeleitos perderiam seus mandatos…” Isso é o que está no papel né? Quem acredita que acontece?

  10. carlinhos

    Cara Eliana,vc citou sobre os bens do garotinho bloqueados,que pena como esta sobrevivendo?Vc fala com muita propriedade que “eles” irao para o tumulo…e nao perderao o emprego.Vc ta com toda razao EMPREGO,REMUNERAÇAO,SALARIOS sao coisa que noa faltam aos politicos.E realmente nenhuma puniçao afetará a vida “deles”…Bons advogados,grana,prestigio e coorporativismo com o apoio das leis,e pura marmelada e bla,bla bla…

  11. Aluysio

    Caro Marcelo,

    Sus pergunta é pertinente, mas como só cinco dos 14 vereadores denunciados se reelegeram, apenas eles correm risco de perder os cargos. São eles: Marcos Bacellar, Dante Lucas, Dona Penha, Kelinho e Jorge Pé no Chão.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  12. Caro Aluysio,
    Só cinco se reelegeram, mas por exemplo na coligação PDT/PSL ,o primeiro e o segundo suplente ( Ederval e Geraldo VenÂncio )também estão sendo responsabilizados .

  13. daniel

    Tenho vergonha de Campos. Raramente se vê uma população tão despreparada e alienada para votar. Tenho vergonha pelos políticos, mas principalmente pelos eleitores. Verdadeiras bestas analfabetas.

  14. Leide de souza

    Tenho nojo da politica campista, depois de tudo que essa mulher fez ela ainda consegue tomar posse, mas a culpa é do povo que vota nesse tipo de politico, depois nao adinta reclamar, politicos de campos voces nunca mais terao o meu voto.

Deixe um comentário