Opiniões

Rosinha dá ao blog sua primeira entrevista após cassação do TRE

Na manhã da última terça, dia 25, na condição de repórter da Folha, este blogueiro entrevistou a prefeita Rosinha Garotinho (PMDB), junto a todo seu secretariado, na Fundenor. Na quinta, mesmo dia em que se submetia a uma cirurgia em São Paulo — como este blog adiantou (aqui) —, para extração de um nódulo beningno na garganta, ela era cassada pelo TRE do Rio de Janeiro, por abuso de poder econômico na eleição em que conquistou a Prefeitura de Campos. Muito embora Rosinha vá recorrer no cargo, a entrevista passou a demandar uma atualização pós-condenação. Mais seis perguntas, tratando só do assunto, foram mandadas por e-mail, ainda na noite da quinta. Enviadas na noite de ontem, as respostas são agora adiantadas pelo blog. Elas compõem a primeira entrevista que Rosinha concede, desde sua cassação. A íntegra da entrevista, com análise de boa parte do seu um ano e cinco meses governo, antes da condenação, será publicada amanhã, na edição impressa da Folha.

 

Prefeita Rosinha, na última terça, na Fundenor, antes de ser cassada pelo TRE na quinta (foto de Leonardo Berenger)
Prefeita Rosinha, na última terça, na Fundenor, antes de ser cassada pelo TRE na quinta (foto de Leonardo Berenger)

 

 

Blog – No mesmo dia em que foi condenada pelo TRE do Rio, você estava sendo submetida a uma cirurgia para extração de um nódulo na garganta, em São Paulo, onde ainda está. Como recebeu a informação, qual sua reação e como está sua recuperação clínica?

Rosinha Garotinho – Recebi a decisão com serenidade e pedi aos meus colaboradores que tranquilizassem a população. O Cheque Cidadão, a passagem a R$ 1, a reforma das escolas e dos postos de saúde, a construção das casas, o Bairro Legal, enfim, todos os compromissos assumidos durante a campanha serão honrados. Quanto à minha saúde, estou muito bem, extraí um nódulo da garganta que, graças a Deus, era benigno. 

 
Blog – É ponto pacífico que você recorre no cargo. De qualquer maneira, inegável que a decisão traz desgaste político, sobretudo, pela promessa de mudança em relação ao governo anterior, corroído por denúncias e condenações na Justiça. Aos olhos do povo e dos críticos dos dois grupos, a mudança não fica agora com cara de continuação?

Rosinha – De jeito nenhum. Os grupos são distintos. A ação contra mim é porque eu falei na rádio, não é por corrupção, por uso indevido de recursos públicos. Bem diferente dos governos Alexandre Mocaiber e Arnaldo Vianna, onde as obras eram superfaturadas e muitas vezes pagas e não realizadas. Em meu governo, não permito irregularidades. O município estava destruído, já fizemos muito, mas é preciso fazer ainda mais. Afinal, foram 10 anos de destruição.

 

Blog – Sua condenação, assim como a de Garotinho, se deu por uso indevido dos meios de comunicação, especificamente da rádio e do jornal O Diário. Deste último, você chegou a ser diretora comercial. É hora de repensar os limites da relação do seu grupo político com a mídia?

Rosinha – Eu e o Garotinho sempre sobrevivemos do nosso trabalho, não vivemos da política. Sempre tive programa de rádio e vendia anúncios. Fui convidada para ser diretora comercial de O Diário, como poderia ter sido do Monitor, de qualquer outro veículo de comunicação. Menos da Folha, porque diretora comercial igual a Diva não existe. A nossa relação com a mídia sempre foi muito respeitosa.

 

Blog – Com a condenação de Arnaldo Vianna no mesmo dia, também por abuso econômico, no mesmo pleito de 2008, não fica a impressão de que o TRE quis fazer uma “limpa” na política de Campos? Qual sua opinião acerca da decisão contrária ao deputado e ex-prefeito?

Rosinha – Quem foi condenado por abuso de poder econômico foi Arnaldo, e não eu.
Inclusive, Arnaldo também foi condenado pelo uso indevido dos meios de comunicação e outros crimes. Eu acredito nos valores democráticos e na força do voto popular. O processo de renovação política e administrativa teve início em 2008, quando o povo acreditou nas minhas propostas e me confiou a tarefa de reconstruir o município.

 

Blog – Em seu blog, Garotinho insinua que sua condenação se deu por influência política do governador Sérgio Cabral (PMDB). Até que ponto essa retórica se difere das acusações feitas contra você e Garotinho, de igual ingerência em decisões judiciais contra opositores, nos tempos em que um e outro foram governadores? 

Rosinha – Sobre o blog, pergunte ao Garotinho. O nosso governo não teve qualquer influência sobre o Poder Judiciário. Nossa relação sempre foi institucional, de forma harmônica e independente.   
 
 

Blog – Com o voto de minerva do presidente do TRE, Namatela Jorge, que definiu sua condenação e de Garotinho, não se sentiu como seus opositores em 2005, quando o então presidente Marlan de Moraes Marinho decidiu por sua absolvição e a de Garotinho, no recurso contra a condenação de vocês, pela Justiça de Campos, por crime eleitoral na eleição de 2004? Logo depois disso, como governadora, você nomeou o irmão de Marlan desembargador do TJ, não foi?

Rosinha – Eu não sei o que sentiram os meus opositores, só posso responder por mim. Assim como em 2004, nas eleições de 2008 não cometi nenhum crime eleitoral. Eu e o dr. Chicão estamos com a consciência tranqüila. Vamos recorrer da decisão que, com certeza, será reformada em nosso favor, mantendo a vontade popular que nos consagrou vitoriosos nas urnas.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 25 comentários

  1. porque os serviços de vigilancia de creche nao esta tendo concurso e so entra pessoas do partido dela e porque o dinheiro em campos nao esta circulando ja nos outros tempos os comercio nao estava fechando as portas como hoje porque?

  2. Rosinha, Garotinho o povo de Campos o TRE a Policia Federal o povo de Vila Nova todos sabem que houve alguns usos indevidos na Campanha de 2008.

  3. Parabens pelas perguntas.
    Gostei das perguntas e resposta.

  4. Ela sempre sai pela tangente, impressionante!!!
    Afinal Rosinha, nomeou ou não nomeou o irmão do cara que a absolveu????

  5. Igreja Metodista
    Vi a mensagem da Igreja Metodista e não pude deixar de opinar.
    Ocorre que, o casal Garotinho, dizendo-se evangélico e fazendo tantas falcatruas, só consegue sujar o Santo Nome de Deus.
    Não se trata de ódio, na verdade irão pagar pelo que fazem.
    Mas acredito que uma Igreja séria realmente não defenderia essa trinca. Ademais, sei que não é opinião unânime da Metodista, mas sim uma opinião de um de seus pretensos membros.
    Mesmo assim, quem fala em nome de uma instituição como a respeitada Igreja Metodista deveria ter vergonha de tentar defender um casal tão sujo, seja evangélico ou não. Afinal, a Igreja deveria estar do lado da Verdade.
    E é por essas e outras que muitas pessoas se afastam das igrejas, privando-se do Amor de Deus, de Suas Misericórdias e do Seu Perdão; imaginam quantas cristãos sentem vergonha de sere chamados de crentes hoje em dia… por causa de pessoas como Rosinha, Garotinho, Benedita…
    Grande abraço.

  6. Parabéns Aluysio por essa entrevista exclusiva e concerteza amanhã bem cedo estarei comprando o jornal para que posso acompanhar com mais detalhe e quardar esse jornal que é muito importante para nossa população, quero tb parabenizar o fotógrafo Leonardo Berenger por essa imagem,será rosinha pedindo um telefonema para entrevista?? bela imagem tb, parabéns a todos.

  7. Boas perguntas e boas respostas.

  8. Put’s…essa prefeita é muito “cara de pau”…assim que puder, passe um pouco de óleo de peroba…o clima tá ficando seco! Como sempre digo: Pra quem sabe “LER” um “PINGO” é letra.

  9. Todo mundo fala que a decisão do TRE é nula, que a decisão não vale de nada, que a decisão não muda nada, fora alguns politicos que falam que a decisão é fajuta, então esse TRE não tem credibilidade nenhuma e deveria fechar as portas, o povo já sabe que nada vai mudar e que as “LIMINARES AMIGAS $$$$$$$$$$$” resolvem tudo no brasil !!!!!!!! VERGONHA DE SER BRASILEIRO !!!!!

  10. PRA TODOS OS INTERESSADOS: Mais um escandalo de Garotinho…esta postado no blog do beto um audio com o proprio Garotinho vomitando suas falcatruas!
    BAIXEM…DIVULGUEM…COMPARTILHEM COM OS AMIGOS!!!!
    Essa é a nossa Hora… Pra quem sabe “LER” um “PINGO” é letra.

  11. Queria uma mulher assim,com todo respeito é claro!!!
    Parabéns!!

  12. E o MP de Campos ainda nada, vergonha MP, todos sabem o que aconteceu nas eleições vcs mais ainda.

  13. Justiça é só para pobres, o cargo de desembargador tinha que ser pelo concurso público, não indicação de políticos, ai acontece certas coisas que até Deus duvída.

  14. A cara de pau da Prefeita é patética. Aos amigos tudo, aos inimigos a lei. Tudo que ela faz está certo e tudo que os outros fazem está errado.É para rir .

  15. FIQUEI ENVERGONHADO COM AS GRAVAÇOES DA SUJEIRA DE GAROTINHO ONTEM , NA RECORD ! MAS UMA ESCANDALO EM REDE NACIONAL , ATÉ AONDE VAI PARAR ! QUANDO EU SEMPRE FALAVA DAS CORRUPÇÕES NO GOVERNO ROSINHA , MUITA GENTE ACHOU QUE EU ESTAVA ERRADO E AGORA ?

  16. CAMPOS , GOSTARIA MUITO DE VER A CASAL GAROTINHO NA CASA DE CUSTÓDIA QUE ELES TROUXERAM PRA CAMPOS .

  17. Só falam de Rosinha e C&A, mas todos os prefeitos que passaram nesta cidade cometeram erros. Alguns foram gravíssimos, talvez pela pressão q sofrem na política. Até porque todo mundo sabe, que o prefeito não pode tomar nenhuma decisão sem q os vereadores aprovem, ou seja, onde comem um comem todos. O que importa na verdade, bem ou mal eles fizeram alguma coisa. Independente de uns terem feito mais do que outros. Fizeram o q foram capazes de fazer. A verdade tem que ser dita. O prefeito Arnaldo “comia”, mas não sozinho, muitos da própria população comeram um pouco. É, ELE DEIXOU SAUDADES!!!!!! UM BEIJO DO S2 COMILÃO S2!!!

  18. Agora basta esperar, quais serão os bons frutos q Rosinha deixará a esta cidade?! Como sempre digo: Pra quem sabe “LER” um “PINGO” é “PINGO”.

  19. Caros “maria como tantas” (das 11h17 de 29/05/10, IP: 189.24.57.95) e “anônimo” (de 13h07 de 29/05/10, IP:189.51.241.45),

    Por motivos de ordem ética e legal, nenhum dos blogs hospedados na Folha pode publicar comentários anônimos. Se quiserem repetir seus comentários, bem como fazer quaisquer outros, sobre este ou qualquer outro post, pedimos que usem seus verdadeiros nomes.
    Liberdade, pelo menos nos blogs hospedados na Folha, tem que rimar com responsabilidade.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  20. Caros Flávio e Jorge Ramos,

    Agradeço pelas parabenizações! Ao Jorge, repassarei seu elogio, que endosso, ao Leonardo Berenger.

    Abraços e grato pelas colaborações!

    Aluysio

  21. Que pene que esse cancer ñ é maligno!!!

  22. Que pena que esse cancer ñ é maligno!!!

  23. Dedel,

    O blog pensou bastante antes de publicar seus comentários. Se optamos por fazê-lo foi porque eles não contêm ofensas pessoais ou acusações sem provas, que são os limites impostos pela responsabilidade à liberdade de expressão. Mas a publicação também se dá, sobretudo, para que eu possa lhe dizer que qualquer um que deseje um câncer a seu semelhante, na minha opinião, é um canalha!

    Aluysio

  24. ACHO QUE O SERVIÇO DE INTELIGÊNCIA DA FEDERAL E O JUDICIÁRIO ESTÁ DE LUTO , GAROTINHO MATOU OS SEGREDOS DAS INSTITUIÇÕES . QUEM GAROTINHO (…) , PERDEU O SONO !

  25. Caro Jose Carlos,

    Por motivos de ordem ética e legal, nenhum dos blogs hospedados na Folha pode publicar ofensas pessoais e/ou denúncias sem provas. Não por outro motivo, nos vimos obrigados a promover edição em seu comentário, antes de publicá-lo. Pedimos que entenda e nos perdoe pela liberdade.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

Deixe uma resposta

Fechar Menu