Uruguai confirma vitória e boa fase

O México bem que tentou, chegando a colocar quatro atacantes e se expondo a riscos, num momento em que a África do Sul ainda vencia a França por 2 a 0 no outro jogo do Grupo A, apenas dois gols atrás na briga pela segunda vaga da chave, mas não deu. Classificados atrás do Uruguai, que segurou o 1 a 0 anotado no primeiro tempo, os mexicanos garantiram o acesso às oitavas-de-final, mas ficaram em segundo e devem pegar a Argentina, que defende sua liberança no Grupo B daqui a pouco, às 15h30 (de Brasília), diante da Grécia. A definição da chave de onde sairão os adversários de Uruguai e México, será fechada pelo outro jogo do grupo, no mesmo horário, entre Coréia do Sul e Nigéria.

O México teve sua melhor chance de empatar na cabeça do zagueiro Rodriguez, aos 18 da etapa final, escorando o cruzamento da direita de Barrera, um dos tantos atacantes colocados em campo para buscar a vitória sobre os uruguaios e fugir da Argentina na próxima fase. Todavia, a bola saiu rente à trave esquerda do goleiro Muslera. Bem conhecido dos brasileiros, sobretudo da torcida do São Paulo, o zagueiro Lugano teve a chance de ampliar o placar para o Uruguai, também em cabeçada, após cobrança de falta de Diego Forlán, mas o goleiro mexicano Perez fez boa defesa. 

Na véspera do início da Copa, no dia 10, disse aqui que o Grupo A era o mais equilibrado entre suas quatro seleções, arriscando o palpite pela classificação de França e México, muito embora tenha ressalvado: “mas pode muito bem dar Uruguai e África do Sul, ou qualquer outra variante”. Como ninguém poderia prever a crise, talvez sem precendentes na história das Copas, que se abateu sobre a seleção francesa, fico feliz de ter errado, sobretudo pela inclusão do Uruguai, bi-campeão mundial em 1930 e 1950, agora com boas chances de passar às quartas-de-final na África do Sul (caso a Argentina confirme seu primeiro lugar no Grupo B),  que busca resgatar o protagonismo internacional conquistado na primeira metade do séc. 20.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Deixe um comentário