Opiniões

Ponto Final — Entre a Educação de Campos e sua “Disney”, quem é o Pateta?

Ponto final

 

 

O que resta ao garotismo?

Nas pesquisas detalhadas do instituto Pro4, ficou evidenciado (aqui) que o eleitorado garotista, embora tenha diminuído sensivelmente em todos os estratos sociais de Campos, ao longo deste segundo governo Rosinha Garotinho (PR), ainda possui certa gordura entre os eleitores que estudam até o 4º ano do ensino fundamental. Talvez só isso possa explicar a incapacidade dessa atual administração, caminhando à conclusão do seu sétimo ano consecutivo, de colocar a educação pública de Campos em posição tão vergonhosa no Estado do Rio, o mesmo que Anthony Garotinho (PR) ainda tentou voltar a governar.

 

Repetente e reincidente

Se no Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb), Campos foi apontada (aqui) em 2011 como penúltimo colocado entre todos 92 municípios fluminenses, em 2013, seu orçamento bilionário permitiu alguma evolução, é verdade, mas à posição ainda vergonhosa de antepenúltimo no índice listado de dois em dois anos pelo Ministério da Educação (MEC).  A confirmar sua condição de repetente reincidente sob a gestão Rosinha, a educação pública goitacá agora apareceu (aqui) na 88ª posição entre as cidades do Estado do Rio, segundo a lista do Índice de Oportunidade da Educação Brasileira (Ioeb). Elaborada pelo Centro de Liderança Pública, com apoio das Fundações Roberto Marinho e Lemaan, além do Instituto Península, o ranking vergonhoso aos campistas foi publicamente exposto ontem pelo jornal carioca Extra.

 

Pais e filhos

Nessa nova lista do Ioeb, a educação de Campos conseguiu ficar atrás de municípios da região com orçamentos infinitamente inferiores. Em outras palavras, os pais que sem condições de bancar uma escola particular, têm em Cardoso Moreira, Carapebus, São Francisco de Itabapoana, Natividade, Quissamã, Macaé, Miracema, São João da Barra, Laje do Muriaé, Cantagalo, Itaperuna, Cambuci, São Fidélis, Porciúncula, Bom Jesus do Itabapoana, Itaocara, Italva, São José de Ubá, Aperibé e Santo Antônio de Pádua, uma oportunidade melhor de educação pública para seus filhos, comparados aos que vivem sob governo dos Garotinho.

 

Quem é o Pateta?

Primeiro na blogosfera goitacá a divulgar a lista publicada no Extra, o “Blog do Bastos” teve (aqui) em sua postagem alguns comentários sobre mais essa vergonha pública de Campos dos Goytacazes — tanto pior quando sentenciada sobre suas crianças e suas chances de futuro, o mesmo que se busca vender na tentativa desesperada de antecipação das receitas dos royalties. Se é possível rir da tragédia de uma cidade, seus filhos e seus netos, cujas conseqüências ainda se arrastarão por anos, fica o sarcasmo da ressalva do leitor Edi Cardoso, comentarista habitual da Folha Online: “Mas somente Campos tem a Disney!” Só fica a dúvida de quem é o Pateta.

 

Publicado hoje na coluna “Ponto Final”, da Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 7 comentários

  1. Quem será o Tio Patinhas?
    E quem vai ser a bruxa malvada?

  2. O pateta eu não sei, mas o Tio Patinhas todo mundo sabe!

  3. O Pateta é o povo campista, que a cada 4 anos é enganado e enrolado depois deixado a mingua…

  4. Rapaz! Olha a “mão de Deus agindo”! A torre da Educativa FM desabou! Quem mandou ceder o espaço pro “Secretário”?

    O homem está um “Sadim”! Tradução: Um Midas ao contrário, tudo que coloca a “mão”, desanda ou entorta, eita nós!

    Isto daria uma charge sensacional! Rs…

  5. Cheiro de piada pronta.

  6. O pateta é a população que vota nesse casal Garotinho!
    Aproveito para deixar um recado a todos amigos Campistas, que não basta deixar de votar em GAROTINHO E ROSINHA, precisamos saber quem são os candidatos que esse casal irá colocar como candidato no lugar deles e terão muitos candidatos. Também prestem bem atenção em candidatos que saíram do partidos de Garotinho (PR) e foram para outros (se infiltraram), como uma estratégia para que Garotinho não perca totalmente o mando da política em Campos, entre eles o Pudim que recentemente saiu do PR e a própria filha CLARISSE, que também saiu do PR.
    Tomem cuidado, que na Política, há de tudo quanto é maracutaia!
    ABRAÇOS

  7. EDUCAÇAO NA RUA , ROSINHA A CULPA É SUA

    EDUACAÇAO NA RUA , ROSINHA A CULPA É SUA

    EDUACAÇAO RUIN , GAROTINHO QUER ASSIM

    EDUACAÇAO RUIN , GAROTINHO QUER ASSIM

    POVO BURRO E IGNORANTE VOTAM NELES.

Deixe uma resposta

Fechar Menu