Líder da situação, o vereador Jorge Magal garante que o apoio da bancada ao governo municipal não mudou com a substituição de Rosinha por Nelson Nahim, com a cassação da primeira. No entanto, ele deixa claro a torcida da situação pela volta da prefeita eleita, cujo recurso para aguardar a decisão final no cargo, está programado para entrar amanhã na pauta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto isso não acontece, Magal se empenha para que o suplente Edson Batista ocupe a vaga do presidente da Câmara licenciado para ocupar a Prefeitura, dilema que impediu as três ultimas sessões do Legislativo. Embora credite à oposição a não realização da última, o líder da maioria apela a todos os colegas, na sessão de amanhã, para que a conta volte a fechar novamente em 17 vereadores.
Blog – Vai haver sessão amanhã na Câmara?
Jorge Magal – Amanhã, dia 17 de agosto, vai acontecer a sessão, se Deus quiser.
Blog – E por que não houve a última, no dia 11?
Magal – Toda a base estava numa reunião, na sala ao lado, esperando que o presidente (Rogério Matoso, do PPS) fizesse a primeira chamada…
Blog – Ele estava ciente que vocês estavam na sala ao lado?
Magal – Estava ciente, sabia que nós estávamos na Casa.
Blog – Todos os nove da situação?
Magal – Todos os nove vereadores governistas. Infelizmente, o presidente fez uma chamada só e o que acontece em todas as sessões é fazer duas chamadas, quando não dá quórum na primeira chamada, aguarda um pouquinho e faz a segunda. Ele fez uma chamada única e, quando nós entramos no plenário, tinha encerrado a sessão. Pegou de surpresa e, naquela oportunidade, os vereadores de oposição também não comparecerem, na sua maioria.
Blog – Além de Rogério, quem estava no plenário quando ele fez a chamada?
Magal – Só o presidente Rogério Matoso e a vereadora Odisséia (PT) estavam presentes. Dr. Dante (PDT) chegou depois da nossa base. Faltaram Bacellar (PTdoB), Pé no Chão (PTdoB), Ilsan Vianna (PDT) e Dr. Abdu (PSB).
Blog – A sessão não ocorreu por manobra da oposição?
Magal – De maneira nenhuma, nós estávamos numa reunião ao lado, no gabinete, o presidente tinha ciência de que os vereadores estavam na Casa e ele fez uma chamado única para evitar ter sessão. O presidente, Rogério Matoso, evitou a sessão de quarta-feira.
Blog – A manobra então teria sido da oposição, não da situação?
Magal – Eu acredito, porque nós, da situação, estávamos todos na Casa.
Blog – E amanhã, havendo sessão após três adiamentos (dias 4, 10 e 11), vocês vão levar a questão da posse da posse de Edson a plenário?
Magal – O ex-procurador, Dr. Helson Oliveira, encaminhou ao presidente a necessidade de convocação do suplente Edson Batista. A Câmara tem 17 vereadores, não 16. Se Dr. Nelson Nahim saiu para assumir a Prefeitura, teria que ter convocado seu suplente, que é Edson. Nós, da base, já entramos com um requerimento (no dia 3), encaminhado direto ao presidente, dando 48 horas de prazo para responder. Não respondeu também e agora fizemos um novo requerimento e nós vamos entrar em plenário na sessão, amanhã…
Blog – E passar o rolo compressor da maioria simples de nove votos?
Magal – Não chega a isso, mas acho que o presidente tem que entender a situação que a Câmara tem 17 vereadores e nós estamos com 16. Esperamos que os companheiros de oposição entendam e também possam votar favorável.
Blog – Foi noticiado que a partir de uma reunião com os vereadores governistas, à qual Nahim não pode comparecer, você ameaçou deixar a liderança. O prefeito interino classificou a informação — a ameaça de renúncia, não a reunião — como “fofoca” e “conversa fiada”. Foi?
Magal – Conversa fiada de quem inventou. Foi fofoca, não houve nada disso. Estamos acertados com o Dr. Nelson Nahim, aprovando seus projetos, dando apoio ao seu governo, que é uma continuidade de Ro-sinha. Afirmo mais uma vez: de onde partiu, foi fofoca, conversa fiada mesmo.
Blog – Qual é a expectativa da bancada pela retorno de Rosinha, com entrada em pauta do julgamento do seu recurso, amanhã, no TSE?
Magal – A expectativa nossa é muito grande, se não for terça (amanhã), na quinta, que Rosinha possa voltar aos braços do povo, de onde ela nunca deveria ter saído. Dr. Nelson é o prefeito hoje e estamos apoiando, até porque um pedido até da prefeita.
Blog – Enquanto a Justiça define o destino de Rosinha, acha que Nahim está indo bem?
Magal – Está indo sim, dando continuidade a tudo que Rosinha vinha fazendo, ouvindo a população. Claro que a bancada torce pela volta da prefeita, mas Nahim está conduzindo de maneira satisfatória.
Se a situação mansa e cordata formada por doutos e cultos vereadores, insiste em colocar o Dr. Batista na Cãmara é porque não acreditam na volta da prefeita cassada!
Se eles não tiverem a inteligência de aguardar o julgamento é porque eles tem interesses além do que sabemos.
Sinceramente, falando como cidadão, sem partidarismo ou coisa que se pareça, se for mudado o que esta feito até agora e a prefeita voltar, podemos juntar os paninhos de bun.. e fazer caminho fundo pra São João da Barra, lá as leis andam sendo cumpridas, e as decisões dos juízes acatadas. O que é a coisa normal de acontecer !
ESTÁ ME PARECENDO COISAS DE COLEGIAL QUANDO PERDE A NAMORADINHA, FAZ BIRRA, MATA AULA, FAZ “PAREDE” SÓ PARA IMPRESSIONAR A PESSOA AMADA.
QUE QUE É ISSO ,MINHA GENTE!
ESTAMOS FALANDO DE ALGO MUITO MAIS IMPORTANTE, QUE É O RUMO DE CAMPOS DOS GOYTACAZES, VAMOS TER MAIS SERIEDADE COM AS COISAS DO LEGISLATIVO.
NA HORA DE IR PARA O RIO DE JANEIRO(CAPITAL), PARA APOIAR A PREFEITA CASSADA, A MAIORIA DOS VEREADORES FOI, AGORA A CULPA É DO PRESIDENTE?
BEM, NO FUNDO NO FUNDO, JÁ CONHECEMOS ESSA PRÁTICA, “COLOCAR A CULPA, SEMPRE, NO MORDOMO”.
CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU COM O COMENTARISTA DAS 0:59, SE ELA VAI VOLTAR, PRA QUE CONVOCAR O SUPLENTE?
O PREFEITO INTERINO ASSUMIU O CONTROLE DO BARCO NO MEIO DE UM ENORME FURACÃO, CONSEGUIU RESTABELECER TRAZENDO PAZ E HARMONIA DIANTE DE TODA TURBULÊNCIA, AGORA, NUMA MANOBRA MEDÍOCRE, ESTÃO TENTANDO LEVAR O BARCO DE VOLTA AO FURACÃO.
ESPERO QUE TODOS ESTEJAM VENDO E ENTENDENDO O QUE ESTÁ SE PASSANDO, E DÊ UM BASTA NESSES TERRORISTAS DE GRAVATA QUE TENTAM TIRAR PROVEITO DAS GUERRAS POLÍTICAS ÀS CUSTAS DO NOSSO DINHEIRO, QUE É PÚBLICO.
PROCUREM TRABALHAR, FAÇAM JUS AOS SEUS SALÁRIOS, CUMPRAM COM SUAS OBRIGAÇÕES DE VEREADORES E PAREM DE JOGAR OS DESTINOS DE CAMPOS DOS GOYTACAZES AOS CÃES.
Enquanto esta falsa situação faz gazeta na câmara, o povo quebra a porta de entrada do HGG, por, segundo os familiares, falta de melhor atendimento na morte uma um familiar. è isso, prestem bem atenção em quem brinca com a paciÊncia do eleitor. Depois irá pedir o votinho.