Nahim: secretários-candidatos, 25 vereadores e polêmica da ExpoAgro

Em conversa com o blogueiro, o presidente da Câmara Nelson Nahim (PR) respondeu a algumas questões levantadas no blog pelo “colega” governista Jorge Magal, em relação não só às pré-candidaturas ao Legislativo de 10 secretários municipais (aqui), como também o possível aumento do número de vereadores (aqui). Questão levantada pelo blog, o cunhado de Rosinha também sobre o envolvimento do seu filho, Hélio Montezano, na polêmica do não repasse de verbas municipais a 54ª ExpoAgro. Por partes, vamos às versões de Nahim…

 

(Foto de Leonardo Berenger)
(Foto de Leonardo Berenger)

 

Secretários candidatos a vereador — “Não vejo nenhum problema nisso. Todos têm o direito de concorrer. Rosinha, pelo que eu saiba, já estabeleceu que quem quiser se candidatar tem que sair do governo em dezembro. A própria prefeita já se antecipou para evitar qualquer uso eleitoral das secretarias”.

Aumento da Câmara para 25 veradores — “Não sei quem foi que delegou a Magal o direito de falar por mim. Eu não fui. Se ele não quis nem falar meu nome, como é que pode pretender falar em meu nome? O fato é que combinamos, não só entre os vereadores da situação, mas também de oposição, em só falar sobre a questão após a volta do recesso, em agosto. E Magal, agora, não sei por que, resolveu furar o acordo. De qualquer maneira, diferente do que ele disse, eu não sou contra o aumento para 25 vereadores. Acho até que, com mais representantes, a população tem maiores chances de ser atendida. Entretanto, como presidente da Câmara, eu tenho responsabilidades não só como político, mas também como gestor, como presidente de uma Casa que só pode gastar com pessoal, pela Lei de Responsabilidade Fiscal, até 70% do seu orçamento. Atualmente, temos 17 vereadores, que têm, cada um, um chefe e um sub-chefe de gabinete. Como já tivemos 21 vereadores, há até a previsão para retomarmos os cargos extintos, quando baixamos para 17, mas não de criar mais quatro cargos de chefe e quatro de sub-chefe, caso aumentemos agora para 25. Além disso, há a questão do aumento do vencimento dos vereadores, que é fixado, no máximo, em 60% do que ganham os deputados estaduais. E estes, a reboque dos novos deputados federais, se deram aumento no início do ano. Por orientação do procurador da Câmara de Campos, Helson Oliveira, resolvemos deixar essa questão para a próxima Legislatura, muito embora também caiba à atual fazer mais essa previsão de aumento de gasto com pessoal. Eu sou o presidente da Câmara e serei eu que terei que responder, no Judicário e no Tribunal de Contas, caso a previsão de gastos com pessoal ultrapasse os 70% limitados em lei”.

Polêmica da ExpoAgro — “Acho que Rosinha foi mal informada nessa questão. Meu filho não fez nenhum convênio com a Prefeitura. Além de vereador, sou advogado e sei muito bem que isso seria ilegal. O convênio era entre a Prefeitura e a Fundação Rural de Campos. São, portanto, a prefeita e o presidente da Fundação que têm que falar sobre isso, não eu ou meu filho. Hélio faz eventos na Fundação. Ele não recebeu nada da Fundação. Muito pelo contrário, ele pagou à Fundação para promover os shows durante a Exposição. E isso não foi uma novidade deste ano, mas já vinha acontecendo nas edições anteriores da Exposição, desde o governo Mocaiber, passando por Rosinha e pelo meu período interino, sem nenhum impedimento legal”.

Racha com Rosinha —  “Isso não existe, tanto que quando ela anunciou que não iria repassar os recursos à Exposição, eu sequer me pronunciei sobre o assunto. Acho que a interpretação dela, em relação à justificativa alegada, não foi correta, mas respeitei e não questionei seu direito de decidir como achasse melhor. Em relação ao episódio da Exposição, como eu disse antes, quem tem que falar são mesmo a prefeita e o presidente da Fundação”.

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 16 comentários

  1. renato

    Admiro muito o Presidente da Câmara Nelson Nahim.Sereno como sempre em suas decçlarações.Esse Magal é um vereador sem (…) para falar de qualquer pessoa pois mudou de lado várias vezes.Ele está com despeito de Nahim , que é uma pessoa séria, leal, mas não subserviente como ele é com os garotinhos. Nahim tem personalidade própria, não é capacho de niguém, e além disso foi um ótimo Prefeito durante a sua interinidade.Volta Nahim.

  2. wilson

    O ilustre vereador Nelson Nahim, a princípio me parecer ser uma pessoa séria, e assim mantém uma cautela em seu discurso.
    A verdade é a seguinte: a) quanto ao número de secretarios que vão ser candidatos, claro que a máquina pública vai ajuda, mesmo com a saída em dezembro; b) Quanto ao aumento do número de vereadores é legal e justo; c) Quanto ao não convênio da PMCG com a Expoagro, a justiicativa foi um verdadeira palhadaca, aliás (…) o govervo da Prefeita Rosinha.
    Não podemos esquecer do carro de Sr.WLADIMIR.

  3. Paulo neto

    Esse Renato é fanboy, parente, ou trabalha com nahim.
    Em relação a expoagro Rosinha quer é se preservar, afinal as eleições estão chegando.

  4. pitter

    aqmigos todos sabem que PMCG não esta pagando os seus compromisos ,tem empreiteira demitindo sera que a firma das ambulancias esta sem pagamento como o projeto dia de criança, talvez se ela aceitace o convenio com a fundação não teria dinheiro para pagar o valor de 400 mil reais pois parece que o orçamento deste ano ja era (este e o valor 2 BILHOES DE REAIS) que ja acabou cade a coisa seria que os GAROTINHOS sempre pregarão aqui???????????????????????????????

  5. AFONSO CLÁUDIO

    A SITUAÇÃO É A SEGUINTE: ELES VÃO PARA O MATA-MATA ENTRE SI.
    A PORRADA VAI COMER SOLTA.
    SE POR UM ACASO SAIREM VITORIOSOS NO EXECUTIVO, ENTRE MORTOS E FERIDOS TODOS SERÃO SALVOS.MAS, SE PERDEREM O PODER EXECUTIVO MUITOS TENTARÃO A VELHA PRÁTICA DE PULAR PARA O LADO VITORIOSO E O RESTANTE PASSARÁ PARA A OPOSIÇÃO E FICARÃO ISOLADOS.

  6. jorge queiroz

    GOSTARIA MUITO DE PERGUNTAR AO VEREADOR NELSON NAHIM,O QUE ELE FEZ PELO DISTRITO DE SANTA MARIA DE CAMPOS,DEPOIS VEM PEDIR VOTOS AQUI., JORGE QUEIROZ SANTA MARIA DE CAMPOS

  7. Suzian Peres

    Bom dia…
    Nahim,vc é “ADVOGADO” ?
    Como a Prefeita pode assinar um convenio no qual seu FILHO é socio de tudo?
    Como ele recebe um dinheiro pra “investimentos” de um mesmo contrato?Nao pode nahim….seu Filho tem Participação em tudo da exposição esse ano Nahim….poxa…ACORDA!
    Agora,concordo com o amigo q comentou….Vamos pagar gente,tem empresas devendo encargos, demitindo, devendo a fornecedores, pq as notas estao sendo tiradas e o “DINHEIRO”
    NADAAAAAAA….
    Sobre Futuros vereadores, Pelo amor de Deus..Tem candidato ali, q meu filho…Só JESUS na causa,pq são ABSOLUTAMENTE HORRIVEIS….
    SEM CARREIRAS POLITICAS,MUITO MENOS PARTIDARIAS…HAJA MEDO HEIM…Imagina?cada um com 900 votos…risadaaaaa/serão esquecidos do cenario politico e das secretarias existente anteriormenteeeee….

  8. Edson Araujo

    Ridículo Jorge Queiroz,tenha um pouco de criatividade até mesmo para criticar.O que está sendo feito por Santa Maria até hoje,e lembre-se de que NELSON NAHIM foi interinamente prefeito com compromisso e muita responsabilidade, dando continuidade as ações da prefeita Rosinha,portanto sua critica além de irresponsável,é tendenciosa,não expressando opinião popular.

  9. JOAO

    POR FAVOR SENHOR VEREADOR, PROCURE ARUMENTAR SOBRE O NÃO PAGAMENTO POR PARTE DA PREFEITURA DOS CONVENIO COM OS HOSPITAIS E OUTROS, ALGUMS EMPREITEIRAS ESTÃO PARALISANDO AS ATIVIDADES POR FALTA DE PAGAMENTO, A OBRA DO PARQUE ALPHAVILLE ESTÁ ABANDONADA, AS RUAS ESBURACADAS AS MÁQUINAS SUMIRÃO, O POVO DELEGOU PODERES PARA QUE OS VEREADORES CUMPRAM ESSA TAREFA
    OBRIGADO

  10. JOAO

    PROMESSAS COMO CONCURSO PÚBLICO E OUTRAS ATÉ AGORA NÃO FORAM DEBATIDS, A PREFEITUTA COMETE O MESMO ERRO DE OUTRAS ADMINISTRAÇÃO,POIS MANTEM PESSOAL TERCEIRIZADO, REPASANDO OS VALORES DO SÁLARIO PARA AS EMPRESAS QUE OBTEM LUCRO COM A ATIVIDADE, E NÃO PRIORIZA A REALIZAÇÃO DE CONCURSO PÚBLICO, NA VERADADE MUDARAM OS ATORES MAS O TEXTO DO TEATRO É O MESMO

  11. fatima

    SR WILSON,
    gostaria que vc falasse mais sobre o carro de Wladimir, pois deconheço o assunto.(não moro mais em Campos, mas tenho interesse nesse assunto)
    Grata,.

  12. Julio Machado

    Gostaria de ver o Nahim como prefeito de Campos dos Goytacazes cumprindo um mandato completo. Na política está difícil de encontrar pessoas sérias, e acredito que ele mereça a oportunidade de mostrar seu valor. Mesmo tendo o mesmo sangue do garotinho, pretendo dar-lhe este voto de confiança se ele vier candidato. Chega de Rosinha, Garotinho, Arnaldo e Mocaiber. Na verdade, gostaria de ver a população educada e consciente na hora do voto. É preciso lembrar que o voto reflete durante 4 anos. E quem compra voto já mostra não prestar. Vamos em frente.

  13. Luciano

    Esse repasse da prefeitura à Fundação Rural de Campos deveria ter acabado há muito tempo! Como é que pode uma prefeitura gastar milhões com este evento e a própria população pagar ingressos tão caros? Se ao menos o evento fosse gratuito, tudo bem. Palmas para os municípios da nossa região que oferecem este tipo de evento gratuitamente.

  14. j0se carlos

    ´PODE SER CHAMADO DE VEREADOR ESSE TAL DE MAGAL/

  15. JULIANO

    É UM ABSURDO OQUE ESTAR ACONTECENDO NA NOSSA CIDADE, USO DO DINHEIRO PUBLICO SEM EFICIENCIA DINHEIRO POUCO CIRCULA NA NOSSA CIDADE, DIFICULDADES DO NOSSO POVO, E VEM O VERADOR NELSON NAHIM FALAR EM PAZ NO GOVERNO E QUE TUDO ESTAR ANDANDO NOS CONFORMES, ACREDITE QUEM QUIZER POIS TODOS SABEM QUE O NAHIM NEM VIRIA COMO VEREADOR ELE QUERIA MANDAR MESMO ERA NA PREFEITURA, MAIS SÓ QUE DEUS É MUITO BOM IMAGINE ELE GOVERNANDO NOSSA CIDADE JUNTO COM A FAMILIA DELE SERIA UM DEZASTRE PARA O NOSSO POVO,SORTE DE ROSINHA QUE CONSEGUIU RETORNAR SE NÃO SERIA UM RACHA DAQUELES NO GRUPO DO GAROTINHA PARA CONSEGUIR MANDAR NA PREFEITURA ALIAS ELES ACHAM QUE A PREFEITURA É A CASA DELES POIS ELES ESTÃO MANDANDO EMBORA CHEFES DE FAMILIAS E DONAS DE CASA POR MOTIVO POLITICO, QUE CORVADIA COM O NOSSO POVO, VAMOS TIRAR ESSE GRUPO DO GAROTINHO DA NOSSA CIDADE PARA QUE O NOSSO POVO POSSA A VIVER FELIZ SEM PERSEGUIÇÕES POLITICAS.

  16. frederico paes

    Gostaria que o sr nahim se candidatasse a prefeito, pois foi um otimo intrino, quanto aos sr magal, sem comentarios, todos sabemos que só em campos (a cidade rica) é que a exposição é cobrada, ou não?? quem tem R$ 30 para o ingresso?? Eu nca soube que os garotinhos gostassem de funcionarios, nem no esado, nem tão pouco na pmcg, realmente o orçamento já era, os secretários já tiraram o da campanha, a firma que realiza a obra do hfm tá sem receber há 03 meses, o sr suledil disse que “se não tiver morrendo ninguem, esperem” esta administração está o CAOS.

Deixe um comentário