Opiniões

Hirano questiona representatividade do movimento

(Foto de Mariana Ricci)
(Foto de Mariana Ricci)

“Não sei que representatividade tem o Dr. Paulo Romano, em nenhum sindicato, associação ou conselho da categoria,  não só para falar em nome dos médicos, como para propor uma paralisação no atendimento na rede conveniada ao SUS”. Foi o que questionou agora há pouco, por telefone, ao blogueiro, o secretário municipal de Saúde Paulo Hirano, sobre a ameaça de 32 médicos que assinaram e publicaram uma nota (aqui), em solidariedade ao colega Hugo Manhães Arêas, preso na última terça-feira, dia 8, sob acusação de cobrar de paciente da rede pública.

Em relação à denúncia feita aqui por Romano, de que a Prefeitura teria reduzido em 30% a cobertura aos serviços prestados pelo SUS, com previsão de diminuir em mais 10%, Hirano esclareceu que se trata de uma complementação não obrigatória do poder público municipal. “Cabe a este, portanto, definir quanto, como e se deve ou não pagar além daquilo que já é custeado pelo SUS”, frisou.

Ainda sobre a amaeaça dos médicos de paralisarem os serviços, o secretário de Saúde destacou que o contrato da prestação de serviços de saúde pública é celebrado entre o município e os quatro grandes hospitais conveniados: Santa Casa de Misericórdia, Beneficiência Portuguesa, Álvaro Alvim e Plantadores de Cana. “A escolha dos profissionais que prestarão esses serviços é uma prerrogativa dessas instituições, não da Prefeitura. Mas se, por um motivo ou outro, os serviços deixarem de ser prestados, serão os hospitais que arcarão com as consequências desse descumprimento”, alertou.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 5 comentários

  1. TEM GENTE AÍ QUE ESTÁ COM MEDO DE MARCELO LESSA TAMBÉM! TALVEZ TENHA MEDO DE ALGO GRANDIOSO QUE POSSA ACONTECER A QUALQUER MOMENTO, MOTIVO PELO QUAL ABRE MÃO DE SEU CORPORATIVISMO NESSE MOMENTO PARA APOIAR A AÇÃO DO MP. ACORDA CAMPOS! 2012 ESTÁ CHEGANDO! APRENDAM A VOTAR!!!

  2. Logicamente o Sr. Dr. Paulo Hirano como futuro candidato não vai contra o poder público né? Não defende em hipótese alguma Dr. Hugo Areas, mas se é o hospital que cobra a consulta como ele estava cobrando consulta social… O código de ética médica diz que o mesmo pode recusar qualquer atendimento desde que haja outro profissional que possa executá-lo e quando não há prejuízo imediato a vida do indivíduo, simplificando não era urgência…Estamos observando vários vagalumes com uma boa oportunidade de aparecer.

  3. Engraçado que ninguém percebe que coincidentemente, por um acaso do destino, as ações deste promotor que se transforma em fatos caminham na mesma direção do interesse do poder público municipal.
    Queria ver o caso das meninas de Guarus resolvido e os culpados na cadeia, queria ver o político condenado na cadeia. A única coisa que vemos é cadeia para o cara que roubou 1 lata de óleo e três de sardinha, não que não merecesse punição, mas a diferença entre punir e não punir além da intensidade é que revolta.

    Aluysio, porque os comentário na matéria da nota do sindicato foram fechados, com certeza a população gostaria de participar deste debate.

  4. Caro Leo,

    Desculpe-me pelo atraso na moderação e resposta, mas nenhuma nota neste blog esteve ou está fechada a comentários. Aconselha que confira novamente.

    Abraço e grato pela colaboração!

    Aluysio

  5. O SR HIRANO NÃO DEFENDE O COLEGA PORQUE NÃO É MAIS MÉDICO, NA POLÍTICA É TUDO MUITO MAIS RENTÁVEL E COM MUITO MENOS ESFORÇO OU NENHUM SACRIFÍCIO, É SO IR PARA A IMPRENSA FALAR UM MONTE DE MENTIRAS, QUAIS SEJAM: “A SAÚDE EM CAMPOS ESTA BOA”, “O PSF VAI VOLTAR A FUNCIONAR”, “OS POSTOS ESTÃO FUNCIONANDO BEM “. O QUE É PIOR DISSO TUDO É QUE ELE FALA SEM RESPONSABILIDADE ALGUMA, SEM COMPROMISSO COM A VERDADE, EM FIM, É LAMENTÁVEL POIS ELE ERA UM BOM PROFISSIONAL.
    O DINHEIRO CORROMPE OS CORAÇÕES E O CARÁTER… O MAIOR DESAFIO DO SER HUMANO É JUSTAMENTE SER HOMEM, HONESTO, COMPROMETIDO COM A VERDADE.
    NINGUÉM VIVE PRA SEMPRE E SÓ TEMOS UMA CHANCE DE MOSTRAR DE QUE LADO ESTAMOS.
    SR. PAULO HIRANO (trecho excluído pela moderação) !

Deixe uma resposta

Fechar Menu