Papel de Nahim em outubro espera definição jurídica de Rosinha

Qual será o papel do presidente da Câmara de Campos, Nelson Nahim (PPL), nas eleições municipais de outubro próximo? Desde outubro passado, quando rompeu com o irmão e deputado federal, Anthony Garotinho (PR), mesmo com o aumento do número de cadeiras no Legislativo, das 17 atuais, para 25, tudo indica que Nahim terá uma disputa dura para tentar se reeleger vereador. De fato, a continuar as coisas como aparentemente estão, as dificuldades do irmão de Garotinho parecem opostas às facilidades que a esposa deste, Rosinha (PR), teria para tentar sua própria reeleição como prefeita — segundo não só indicam as pesquisas governistas, como é também sugerido por aquelas que os oposionistas prometerem e não fizeram, ou as que prometem ainda fazer, mas não garantem divulgar.

Todavia, condenada em decisão plenária do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), em 27 de maio de 2010, numa Ação de Impugnação de Mandato Eletivo (Aime), cujo recurso ainda aguarda julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), e condenada também por decisão monocrática de primeira instância, a 28 de setembro de 2011, numa Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije), cujo recurso também aguarda novo julgamento do TRE, as perspectivas de Rosinha parecem mais certas no voto do eleitor campista, do que nos colegiados dos dois Tribunais. Em tese, um ou outro podem não só cassá-la uma terceira vez, como impedir sua candidatura pela Lei do Ficha Limpa, mesmo que lhe seja permitido cumprir até o final o mandato conquistado em 2008, na eleição que gerou as duas ações.

No primeiro caso, com uma nova cassação de Rosinha, ou pela Aime no TSE ou pela Aije no TRE, Nahim seria sem sombra de dúvida o maior benificiado, pois não só assumiria a Prefeitura, como poderia disputar a eleição ao cargo, sem ter concorrendo contra ele nenhum parente, como é o caso, por exemplo, de Wladimir (presidente municipal do PR), da deputada estadual Clarissa (que já se comprometeu em disputar a Prefeitura do Rio, como vice na chapa encabeçada pelo deputado federal Rodrigo Maia, na dobradinha com o DEM), ou do próprio Garotinho.

Já caso o TRE ou o TSE entendam que a prefeita não deva mais uma vez ser afastada, por estar já no término do mandato e se tratar de um ano eleitoral, mas confirmem suas condenações de inelegibilidade, a cotação de Nahim também subiria. Muito embora não pudesse se candidatar à Prefeitura, com esta ocupada pela cunhada, o apoio do presidente da Câmara passaria a pesar muito mais, sendo favorável ou contrário a uma candidatura governista alternativa, que se cogita nos bastidores, diante do impedimento de qualquer outro nome da família Garotinho, ser o caso de Geraldo Pudim, ex-secretário de Governo de Rosinha e derrotado nessa mesma disputa em 2004 e 2006.

Embora não negue nenhuma dessas possibilidades, Nahim se limitou a dizer que se encontra apenas concentrado na formação da nominata do seu PPL à eleição proporcional, na qual admite poder se coligar com o PPS do vereador Rogério Matoso ou com o PRP de Fabrício Lírio — duas legendas de oposição aos Garotinho. “Para a majoritária, tanto eu, como meu partido temos até junho, prazo para as convenções para tomar uma posição. Não há motivo para fazermos isso agora”, justificou.

No lugar de adiamento, no entanto, a estratégia de Nahim de evitar, por ora, qualquer posicionamento sobre a sucessão de Rosinha, pode ser entendida como uma maneira de ganhar tempo, pelo menos até que as questões jurídicas ainda abertas definam o quadro político real de outubro. Do mesmo modo, embora não admita publicamente nenhuma outra opção, que não a candidatura de Rosinha à reeleição, o fato de Garotinho ainda permitir a Nahim manter várias indicações no governo da esposa, indica que o presidente estadual do PR também tem seus motivos, talvez mais jurídicos que pessoais, para ainda não ter queimado todas as pontes com seu próprio irmão.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem um comentário

  1. POVO DE CAMPOS!!!!!!!!!!!! JA ESTA KUASE CERTO!!!!! FALTA APENAS ALGUMS ACERTOS !!!!!! ARNALDO CANDIDATO E,,,,NELSON NAHIN COMO VICE.!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! CALMA GENTE APENAS ESTOUI ADIANTANDO O QUE ESTA PARA ACONTECER!!! E EU ESTOU VIBRANDO COM ESSA DOBRADINHA,!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Deixe um comentário