Opiniões

TRE – Rosinha – Arnaldo = ?

Ao contrário do que afirmou em sua entrevista no Folha no Ar da última segunda, mas como era até certo ponto esperado, Arnaldo Vianna (PDT) teve ontem sua candidatura à Prefeitura de Campos indeferida em decisão unânime do plenário do TRE, ainda que por motivo diferente daquele utilizado pelo juiz titular da 99ª de Campos, Felipe Pinelli Pedalino Costa, para já ter barrado o registro do ex-prefeito em primeira instância, desde 9 de agosto.

Anunciado em primeira mão na mídia local pelo blog de Francisco de Assis Pessanha Filho, advogado de Rosinha Garotinho (PR), ele ressalvou que Arnaldo “pode continuar fazendo campanha, mas seus votos serão tidos como nulos”. O que o ex-procurador geral de Campos, porém, esqueceu de dizer, é que a situação da prefeita, cujo registro foi indeferido pelo mesmo TRE em 23 de agosto, é rigorosamente a mesma. E, nestes 11 dias que nos separam da eleição de 7 de outubro, ambos assim continuarão, a não ser que o TSE antes avalie seus recursos.

Imunes a essa situação de indefinição jurídica da prefeita e do ex, mas não alheios a ela, os demais três candidatos ao Executivo de Campos se integram ao “Movimento Campos Ficha Limpa”, iniciado nas redes sociais pelo advogado José Paes Neto, autor da ação popular que barrou na Justiça os 1.668 servidores terceirizados da administração Rosinha em Regime Especial de Direito Administrativo (Reda), entre outros motivos, pela suspeita da sua utilização como massa de manobra eleitoral.

Ontem, foi a vez do candidato do Psol Erik Schunk endossar o abaixo-assinado que pede ao TSE a definição da situação jurídica de Campos, possibilitando que os mais de 300 mil eleitores de Campos só possam ter opções de voto válido à escolha do seu governante pelos próximos quatro anos. Hoje, quem assina o documento é o petista Makhoul Moussallem. Já amanhã, a vez será de José Geraldo, do PRP.

Ainda que os três tenham demonstrado crescimento na última pesquisa Ibope, com Makhoul, inclusive, chegando a empatar com Arnaldo na segunda colocação (11%), todas as opções, independente da Ficha Limpa que ainda enquadra Rosinha, estão bastante distantes dos seus 62%, suficientes para sua reeleição em turno único. Pela matemática eleitoral, tudo indica ser o 22 uma pule de 10. Já pelas incertezas jurídicas, tônica dos pleitos de Campos desde 2004, todos os números estão ainda sujeitos a mudanças.


Publicado hoje na coluna Ponto Final, da Folha da Manhã.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 5 comentários

  1. Não interessa ao ex -procurador geral de Campos assinalar que a situação da prefeita ,que ora governa sob liminar ,é semelhante a de Arnaldo,estou sentindo cheiro no ar, de alguma manobra política………

  2. Francamente!Alguma coisa precisa ser mudada nos Tribunais! É inadmissível que os mesmos tenham, às vésperas das eleições, milhares de casos para julgamento!
    É certo que isso se deve aos intermináveis “recursos”, muitos deles com franco interesse protelatório!
    O fato é que os Tribunais, que em tese, visam proteger os direitos, acabam não podendo cumprir em tempo, o seu papel e com isso, o prejuízo é incalculável, bem como a Justiça é mal servida.
    É urgente uma profunda reforma nas Leis, e algum modo mais técnico, com recursos avançados de análise, além de mais concursos, de modo a equipar à Justiça adequadamente a cumprir o seu papel.

  3. Roinha e Garotinho são realizam inumeras manobras, ex sera que em sjb carla vai conseguir chegar ao final de governo, com a pf no pé dela, as vesperas da eleição, a mando do garotinho já que o pai do chefe da pf foi nomeado a pouco tempo, ano de eleição, que manobra.Pf que não fez nada nada para investigar a prefeita, que manobra.

  4. Instituto Precisão informa: Rosinha (62%), Makhoul (13%), Arnaldo (11%), Zé Geraldo (1%) e Schunk (1%) PERGUNTAR NÃO OFENDE, AGORA SERÁ QUE AINDA TEM GENTE ACREDITANDO QUE ROSINHA VAI PERDER AS ELEIÇÕES? DEIXEM DE XOROROOOOOOOOO, E NÃO VENHAM COM HISTORINHAS DE QUE SE GANHAR NÃO VAI LEVAR, DE QUE SEUS VOTOS SERÃO NULOS, QUE SEU REGISTRO FOI CAÇADO, QUE ESTÁ INELEGÍVEL, AGORA JÁ ERA PODEM FICAR ROXOS DE RAIVA, É NÓS MANO.

  5. O Aloisio, pq ñ fala nada do chefe da pf ter o pai dentro da prefeitura, não fala nada não ou tem medo? ou sabe que esta (trecho exlcuído pela moderação), garotinho ja coomceu a pressionar diego dias, sab que ela nãovai governar;

Deixe uma resposta

Fechar Menu