Ministério Público e Justiça de Campos não viram vandalismo no Heliporto?

A jornalista e blogueira Suzy Monteiro postou aqui um vídeo, reproduzido também aqui no Blog  do Cláudio Andrade, com o rastro de destruição deixado pelo vandalismo dos militantes rosas, em sua maioria terceirizados pagos com dinheiro público pela Prefeitura de Campos e pelos vereadores governistas, promovido no Heliporto do Farol, no último dia 7. Pouca novidade, pois na total certeza da impunidade, o próprio vereador Thiago Virgílio (PTC), não sem disfarçar o orgulho tacanho, já havia postado aqui, em seu painel do facebook, o vídeo em que ele comandou a invasão da pista do Heliporto, impedindo, na marra, a partida dos helicópteros para atender às plataformas de petróleo da Bacia de Campos. O alerta já havia sido feito aqui, no blog do jornalista Gustavo Matheus.

Nas cenas típicas de arrastão, entre as palavras de ordem gritadas aos berros, aos trabalhadores da Petrobras embarcados em aeronaves com as hélices já em movimento, ponde em risco as vidas dos próprios invasores, se destacam: “Para esse caralho aí! Pode parar!”; “O bicho está pegando! É isso aí” e “Isso aí, Thiago Virgílio chegou com a equipe, meteu o pé e foi para dentro!”

Abaixo, os vídeos daquilo que todos nós, blogueiros, jornalistas, leitores, promotores, juízes, mas acima de tudo cidadãos, somos cúmplices, pela mais absoluta passividade diante de tais demonstrações de violência contra o patrimônio público de uma empresa que há décadas é sinônimo de orgulho dos brasileiros. Se ontem foi com a Petrobras, amanhã, quem garante que não será contra você?

Com a palavra, o Ministério Público e a Justiça de Campos…

O rastro do vandalismo do Heliporto

As cenas de arrastão no Heliporto

Atualização às 23h47: Como a Suzy Monteiro já havia frisado em sua postagem inicial, embora o nome da prefeita Rosinha (PR) surja no crédito da primeira imagem, divulgada no youtube, ela não aparece em nenhum momento da filmagem.

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 14 comentários

  1. dentista eduardo

    Esqueceu da PF. Estava lá vendo tudo de braços cruzados.Parecia que estava fazendo a segurança da Prefeita.

  2. Savio

    Isto tem nome:Vandalismo!
    Pura anarquia e quem desencadeou esta balbúrdia tem que responder criminalmente, ainda mais considerando que o local invadido é de intensa responsabilidade, pois este tipo de instalação envolve segurança das aeronaves.

    Na minha opinião, falhou a Polícia Militar em não conter a invasão de área restrita de segurança aérea. Que metesse o pau nesta cambada de irresponsáveis e levasse todos pra delegacia.

    Há uma enorme diferença entre cidadãos que protestam de modo civilizado e uma turba de marmanjos desordeiros. Ao que eu saiba, a única coisa capaz de conter uma horda ou turba possessa, é na “dureza” mesmo. Em seguida, que apurasse quem liderava o movimento, o prendesse e obrigasse a pagar tosos os prejuízos.

  3. JOSE GERALDO

    Caro Aluysio, eu fiz sim um cometário no blog da Folha, não querendo responsabilizar diretamentes essas autoridades, porque o caso merece mais aprofundamento.
    Mas se responderem aos question amentos a seguir, talvez saibamos o porque da inércia de muitos. Já havia replicado esse comentário nos blogs da Folha On Line de hoje. Mas acho que vale repisar aqui.

    “Tudo bem que os prefeitos dos municípios afetados pela nova lei recorram à quem de direito. Até aí tudo bem, mas pergunto:
    1) os municpios são parte na ações, por via de consequência, têm legitimação para agir ?
    2) O Juiz lá em Brasília atende à parte? O Juiz não atende à parte porque deve ser imparcial.
    3) O meritíssimo Paulo Assed foi lá fazer o que ? Advogar a causa sem ser constituido?
    4) O promotor Marcelo Lessa foi lá fazer o que ? O mesmo que o meritíssimo ?
    5) Qual é o interesse deles nas causas ?
    6) Os processos daqui sob suas responsabilidades estão rigorosamente em dia com seus provimentos?
    7) quem lhes patrocinou as despesas gerais ? Nós contribuintes?
    8) Seus superiores foram notificados de suas ausências na comarca e autorizaram?
    9) Seus pontos dias serão abonados como normalmente fazem ou serão cortados?
    10) Se os prefeitos não são parte em litisconsorcio ativos nessas ações, com problemas de toda ordem aqui, inclusive uma epidemia de dengu, esses gestores não tinham mais o que fazer por seus munícipes aqui abandonados à própria sorte?
    11) Esse Juiz e esse promotor podem serem considerados com suspeição para julgar causas em que sejam réus o Mmunicípio de Campos, por respeitoa à ética ?
    COM AS RESPOSTAS COM TRANSPARÊNCIA: QUEM OS PATROCINOU ?

    O POVO QUER SABER: COMO GASTAM, QUANDO, QUANTO, PORQUE, O CUSTO/BENEFÍCIO, QUANTOS EMPREGOS GERARAM E ETC.
    JOSEGERALDO “

  4. Marta Maria

    Inadmissível a anomia.Estamos num Estado de Direito ou a barbárie voltou?

  5. JOSE GERALDO

    replico aqui o comwentário que fiz sobre o assunto “vandalismo…”.

    JOSE GERALDO
    março 17th, 2013 em 23:35
    É preciso cuidado ao tentar responsabilizar as pessoas pelos fatos danosos na esfera civil e criminal, mas é necessário que os prejudicados queiram ressarcimentos de seus prejuízos: a administração do Heliporto, as empreiteiras offshore que não embarcaram seu pessoal, as empresas de aviação que não puderam voar, e etc.
    Se quissesem isto, os prejudicados deveriam ter representado na delegacia policial para abertura de inquérito e apuração de responsáveis. Após, os crimes de vandalismo deveriam merecer a denúncia do MP e os prejuizos em ações cíveis na justiça.
    Não há outro caminho, e não adianta esbravejar.
    A autoridade pública deve ser zelosa ao convocar pessoas para essas manifestações, tendo sobre elas total controle, sob pena de responder por atos deles.
    JOSEGERALDO.

  6. HUGO MESTALA

    ATT. SR. ALUÍSIO,

    MEU CARO AMIGO ALUÍSIO; QUEM TEM OBRIGAÇÃO DE GARANTIR A ORDEM E SEGURANÇA EM INSTALAÇÕES, DE EMPRESAS DA UNIÃO? O QUE ESTÁ ACONTECENDO COM AS AUTORIDADES CONSTITUÍDAS EM CAMPOS. SERÁ QUE RETROAGIMOS NO TEMPO. VOCÊ SÓ VÊ A MÃO PESADA DESSAS DITAS AUTORIDADES, QUANDO A MÁXIMA E DO TRÊS P. O O NOBRE EDIL JUNTO COM O EXECUTIVO, VÃO INVOCAR? QUE TEM IMUNIDADE, PORQUE OCUPA UM CARGO PÚBLICO. ALÉM DE TUDO NÃO SEI PARA QUE ESSA BAGUNÇA; TODOS PESSOAS COM UM POUCO DE CONHECIMENTO SABIA QUE ISSO SERIA REVERTIDO NO STF. SE SÃO DESPROVIDOS DE CONHECIMENTO SÓ CONHECE ESTE TIPO DE MÉTODOS , E NÃO ESTÃO A ALTURA PARA EXERCER NENHUM CARGO PÚBLICO. O QUE ELES DIRÃO AGORA? FOI POR CAUSA DE BALBURDIA, QUE ELES PATROCINARAM COITADOS A MINISTRA CARMEM LÚCIA E O STF VAI REFERENDAR , CEDEU A PRESSÃO DELES? É DEPRIMENTE SABER QUE TEMOS ESSES COMO GOVERNANTES DESTA TERRA. CAMPOS NÃO MERECEM UMA COISA DESSAS….

  7. samsil

    Cadê o Sr. promotor de justiça da cidade, e outras autoridades? Infelismente estão todos quietinhos, e ainda vão a Brasília com a prefeita pagos com dinheiro dos royalties. absurdo.

  8. Lene

    Quem começou o quebraquebra foi o Andrinho da pousada Yasmin junto com Marquinho Zumbi. A coisa só se acalmou quando Rosinha chegou, mas já tava tudo quebrado. Muitos manifestantes se afastaram porque a intenção era parar as atividades do heliponto por um dia, numa forma de chamar a atenção e mostrar que haveria prejuizo na parada dos embarques. Nada justificou o vandalismo, não era essa a proposta. Mas quando se tem à frente dois irresponsáveis como os citados acima, espera-se o que?

  9. Guilherme

    Meu Deus! As pessoas que participaram desta “manifestação” não sabiam nem o que estavam fazendo! Elas foram para cima das aeronaves ainda com as hélices girando! Teve um que disse: pára esse “C” aí agora! Pareciam um bando de animais! A PETROBRÁS obedece às leis. Não faz as leis. Destruir instalações dela ou de qualquer outro órgão, não adianta nada! Será que os macaenses, capixabas ou os habitantes de qualquer outra cidade que perderá com essa mudança, caso venha acontecer, destruíram alguma instalação pública para demonstrar sua indignação? Tomara que sim! Como um campista,não quero ver Campos dos Goytacazes monopolizando a baderna! Que vergonha!

  10. MARCELO BRAGA AREAS

    VAI DAR EM NADA,NÃO SEI NEM SE PRESTARAM QUEIXA NA DELEGACIA.

  11. Edi Cardoso

    E A POLICIA E SEGURANÇAS QUE ESTAVAM NO LOCAL FIZERAM O QUE?
    Destruir patrimônio público é crime.

  12. Celio

    A PF DE CAMPOS NOS DEVEM MUITAS EXPLICAÇÕES, 300 MIL APREENDIDOS E NADA, COMPRA DE VOTOS COM CABO ELEITORAL NOMEADO A CARGO DE 1º ESCALÃO E NADA,PROPAGANDA EXTEMPORÂNEA E NADA, MAIS O QUE VIRA ?

  13. alexsandro

    NAO FORAM E NEM IRAO HA LUGAR ALGUM QUE IMPLIQUE NA PUNICAO, RETALIACAO OU COMO QUISEREM CHAMAR, DA PREFEITURA !!!

    E INCRIVEL UM MP DESSE JEITO… O NOME DISSO E CUMPLICIDADE !!!

    NADA DE ERRADO ACONTECE AQUI, PELO MENOS AOS OLHOS DO MP, DA PF E AFINS…

    ESTAMOS ABANDONADOS E A SORTE DO QUE GAROTINHO QUISER !!!

  14. maria

    Como assim?Repetindo mais uma vez:Contra fatos não ha argumentos

Deixe um comentário