João Viana apela a Anthony por ônibus no Natal dos pacientes

Aqui, na democracia irrefreável das redes sociais, a professora Cristina Lima, voluntária do Hospital Dr. João Viana, fez o apelo em nome dos pacientes psiquiátricos atendidos pela instituição, endereçado ao deputado federal Anthony Matheus (PR), líder na corrida ao governo do Estado, segundo a última pesquisa Datafolha. Como o pleito (do João Viana, não pelo Palácio Guanabara) é feito em nome da solidariedade, quem sabe se sua divulgação não possa sensibilizar o coração evangélico de Matheus, sobretudo neste mês em que se celebra o nascimento de Cristo?

Anthony Matheus e Cristina Lima na entrega da ambulância que o solidário deputado arranjou uma ambulância para o João Viana
Anthony Matheus e Cristina Lima na entrega da ambulância que o solidário deputado arranjou para o João Viana

Amigos, a resposta que eu estava aguardando ainda não se concretizou. Então, é hora de descruzar os braços e partir para a luta! Quer ajudar a realizar o sonho de muitos dos pacientes internos do Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana? Por favor, copie e cole no perfil ou no inbox do Deputado Anthony Garotinho (procure, apenas, Anthony Garotinho). Obrigada.

Prezado Senhor Deputado Anthony Garotinho. É bem provável que o senhor, assim como inúmeras pessoas que visualizem os nossos cartões de Natal, pense que os mesmos foram pintados por pessoas que a sociedade, em geral, considera “normais e saudáveis”. Deve causar espanto às pessoas que cores tão vibrantes, alegres e fortes tinjam o nosso íntimo e transbordem nessa explosão de esperança, ornada de sóis, flores e vida palpitante, justamente dentro de nós, os confinados para tratamento nas dependências do Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana. Como no poema de Menotti Del Picchia, Deputado, que diz:

“Goza a euforia do voo do anjo perdido em ti. Não indagues se nossas estradas, tempo e vento desabam no abismo que sabes tu do fim? Se temes que o teu mistério seja uma noite, enche-a de estrelas. Conserva a ilusão de que o teu voo te leva sempre para o mais alto. No deslumbramento da ascensão, se pressentires que amanhã estarás mudo, esgota, como um pássaro, as canções que tens na garganta. Canta, canta para conservar uma ilusão de festa e vitória. Talvez as canções adormeçam as feras que esperam devorar o pássaro. Desde que nasceste, não és mais que um voo no tempo. Rumo aos céus ? O que importa a rota ? Voa e canta, enquanto resistirem as tuas asas”.

É o que temos feito, prezado amigo Garotinho, voar e cantar enquanto resistirem as nossas asas. Só que, há alguns meses, nos vimos privados de uma atividade da maior importância para o nosso tratamento: as idas periódicas (às terças e quintas-feiras) à Granja da Fraternidade, situada na localidade de Cajueiro, município de São João da Barra, onde tínhamos o nosso lazer, proveniente de um lago artificial, onde podíamos pescar, além de compartilhar momentos de contemplação da natureza, sob a sombra dos coqueiros e a presença dos passarinhos, que enchiam de alegria aquele momento especial! Ficávamos todos esperando, ansiosamente, por essa ida ao sítio. O grande empecilho é que o ônibus que nos levava não teve mais condições de circular, tendo sido vendido porque não havia mais recursos mecânicos para consertá-lo pois, comprado de segunda mão, sua vida útil chegara ao fim.

Por que estamos recorrendo ao senhor? Porque sabemos da sua especial atenção e carinho com o nosso Hospital, do qual é benfeitor e de cuja sensibilidade recebemos, há quase dois anos, uma ambulância semi-UTI, carência das maiores para o pleno atendimento aos pacientes psiquiátricos. O Natal está chegando, Deputado e, como todas as criaturas, ansiamos por um presente, algo que venha preencher de cores vibrantes, assim como os nossos cartões, o nosso dia-a-dia, muitas das vezes tão melancólico e solitário.

Fazemos nossas as palavras de Francisco Cândido Xavier, quando afirma: “…e o Natal há de ser o coração de Nosso Senhor Jesus Cristo pulsando no mundo”. Seria a realização de um sonho encontrarmos, no nosso despertar do próximo dia 25 de dezembro, um microônibus que, antes de transportar seres humanos em temporária dificuldade psíquica, estaria conduzindo pessoas que ainda antevêem, pelas frestas da generosidade e da bondade de seus irmãos, a possibilidade de serem felizes!

Deixamos o nosso abraço, o nosso muito obrigado pela atenção que o senhor, certamente, dedicará a estas linhas, solicitando que analise, com todo o carinho, o nosso pedido!

Ass.: Pacientes internos do Hospital Psiquiátrico Espírita Dr. João Viana.

Atualização às 9h03: O apelo solidário do Hospital João Viana ao deputado Anthony Matheus já havia sido republicado aqui, no blog “Estou procurando o que fazer”, e aqui, na Folha Online, pelo blog do Gustavo Matheus.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 6 comentários

  1. Machado

    Mais que justo.Compartilharei todos os dias

  2. Leandro

    A ironia está na capa desta matéria!!!!

  3. cricio manhaes pinto

    ESPERO QUE NÃO SEJA, MOMENTO OPORTUNO EM PERÍODO PRÓXIMO A CAMPANHA POLÍTICA.POIS, VIROU “MODA” ESTE TIPO DE MARKENTING POLITICO NO BRASIL.

  4. marcia

    Vamos lá Anthony,não apenas os internos,mas a sociedade aguarda sua resposta!

  5. fabio

    pra fazer marketing o quadrilheiro faz tudo !

    Nesse caso especifico como a ajuda e uma ambulancia… ou seja, grande apelo popular ele dara e se fara de bonzinho !

  6. felipe

    agradecer é muito pouco,rogo aos dirigentes desta casa de DEUS, muitas bençãos e muitas luzes da espiritualidade.

Deixe um comentário