Mídia mundial questiona pênalti e técnico da Croácia denuncia “circo” para o Brasil

Aqui, o jornalista Alexandre Bastos repercutiu na blogosfera goitacá a repercussão da vitória do Brasil sobre a Croácia no sempre irreverente e irônico (sobretudo contra os brasileiros) jornal argentino de esportes Olé. Pelo pênalti simulado por Fred e marcado pelo árbitro japonês Yuchi Nichimura, convertido por Neymar para virar o placar em 2 a 1, que ainda seria ampliado por Oscar no final do jogo, o técnico croata Niko Kovac não poupou palavras, na coletiva após a partida, na qual fez denunciou um “circo” estaria armado para o Brasil ganhar a Copa que sedia:

Niko Kovac
Niko Kovac

— Se alguém viu pênalti, levante a mão. Eu não posso levantar a mão. Nenhum dos presentes no estádio ou os 2,5 bilhões que assistiram à partida mundo afora viram pênalti, se for assim, haverá mil pênaltis na Copa,. Foi ridículo o que fizeram. Não tem nada a ver com esse árbitro em especial, tem a ver com jogar aqui no Brasil, o Brasil ser o grande favorito para ser campeão. As regras valem para os dois lados. O slogan da Fifa é “respeito”, então, que haja respeito para as duas equipes, se continuarmos assim, vamos ter um circo.

Por sua vez, o treinador Felipão, que disse ter enxergado o pênalti inexistente, quando confrontado pelos repórteres, em sua coletiva, sobre as acusações fortes de Kovac, respondeu:

Felipão
Felipão

— Não vou analisar a arbitragem. Para mim, foi pênalti. Vi o lance dez vezes no vestiário. Milhares não viram, mas o árbitro viu, e a arbitragem é do árbitro. Mas ele interpreta. Ganhando ou perdendo, foi a interpretação dele. Eu não vou comentar o que disse o técnico croata. Vou só dizer que temos cinco títulos mundias. Foram organizados cinco circos em favor do Brasil? Nunca tivemos Pelé, Garrincha, Carlos Alberto, Ronaldo, Romário, Rivaldo, Neymar? Respeito a decisão do meu colega e, se estivesse no lugar dele, também pensaria isso.

A julgar pela reação da imprensa ao redor do mundo, o pensamento geral  está bem mais próximo do treinador da Croácia, do que do Brasil. Confira abaixo, clicando nas imagens para ter acesso às publicações originais:

 

Argentino Olé falou em "roubo" para o Brasil
Olé fala em “roubo” para o Brasil — Argentinos citam pênalti dado de presente após queda de Fred dentro da área. Brasil venceu a Croácia por 3 a 1 na estreia

 

Italianos chamam pênalti em Fred de "presente" —  La Gazzetta dello Sport elogiou atuações de Oscar e Neymar, mas não esqueceu o pênalti marcado pelo árbitro japonês Yuichi Nishimura em Fred.
Italianos chamam pênalti em Fred de “presente” — La Gazzetta dello Sport elogiou atuações de Oscar e Neymar, mas não esqueceu o pênalti marcado pelo árbitro japonês Yuichi Nishimura em Fred
L'Equipe: "Neymar (já) salva o Brasil"  — O site do jornal francês L'Equipe destaca que o Brasil já precisou recorrer ao seu principal craque para vencer. A publicação também lembrou que, para chegar à vitória, a seleção contou com um pênalti inexistente.
L’Equipe: “Neymar (já) salva o Brasil” — O site do jornal francês L’Equipe destaca que o Brasil já precisou recorrer ao seu principal craque para vencer. A publicação também lembrou que, para chegar à vitória, a seleção contou com um pênalti inexistente.

 

Argentinos fazem piada com árbitro da estreia — O diário argentino Olé sempre recorre ao humor para fazer suas críticas, e na estreia da Copa não foi diferente. A publicação estampou na capa de seu site uma montagem com o japonês recebendo uma sacola de dinheiro e a legenda "Jajajaja... ponés". Jajaja é a reprodução da risada em espanhol, equivalente ao nosso hahaha
Argentinos fazem piada com árbitro da estreia — O diário argentino Olé sempre recorre ao humor para fazer suas críticas, e na estreia da Copa não foi diferente. A publicação estampou na capa de seu site uma montagem com o japonês recebendo uma sacola de dinheiro e a legenda “Jajajaja… ponés”. Jajaja é a reprodução da risada em espanhol, equivalente ao nosso hahaha

 

Para o inglês Guardian, o Brasil e Neymar não convenceram. A  publicação foi crítica à atuação do Brasil na estreia da Copa do Mundo, apesar da vitória por 3 a 1 sobre a Croácia
Para o inglês Guardian, o Brasil e Neymar não convenceram. A publicação foi crítica à atuação do Brasil na estreia da Copa do Mundo, apesar da vitória por 3 a 1 sobre a Croácia

 

Site croata diz que Neymar e "juiz tendencioso" deram vitória ao Brasil  Site sportske novosti critica atuação do árbitro, que deu pênalti em Fred
Site croata diz que Neymar e “juiz tendencioso” deram vitória ao Brasil — Site Sportske Novosti critica atuação do árbitro, que deu pênalti em Fred

 

El País: "Neymar termina trabalho de Nishimura" —  Publicação espanhola afirmou que é difícil ver o Brasil sem craques como Ronaldo, Ronaldinho ou Romário, e que Neymar é a única referência de talento na equipe de Felipão. Segundo texto publicado no site do jornal, Neymar e Brasil precisaram da ajuda do árbitro Yuichi Nishimura para conseguir a vitória
El País: “Neymar termina trabalho de Nishimura” —
Publicação espanhola afirmou que é difícil ver o Brasil sem craques como Ronaldo, Ronaldinho ou Romário, e que Neymar é a única referência de talento na equipe de Felipão. Segundo texto publicado no site do jornal, Neymar e Brasil precisaram da ajuda do árbitro Yuichi Nishimura para conseguir a vitória

 

Imprensa croata repercute declaração de Kovac: “juiz é uma desgraça” — O site Vecernji coloca como principal destaque a declaração do técnico croata Niko Kovac, que afirmou que o árbitro japonês Yuichi Nishimura “é uma desgraça”
Imprensa croata repercute declaração de Kovac: “juiz é uma desgraça” — O site Vecernji coloca como principal destaque a declaração do técnico croata Niko Kovac, que afirmou que o árbitro japonês Yuichi Nishimura “é uma desgraça”

 

O jornal espanhol Marca citou o lance duvidoso com Fred, no pênalti inexistente convertido por Neymar
O jornal espanhol Marca citou o lance duvidoso com Fred, no pênalti inexistente convertido por Neymar

 

O diário espanhol As destacou a atuação do brasileiro Neymar, que marcou duas vezes, mas alfinetou o pênalti marcado em Fred. A manchete na capa do site diz que o Brasil estreou com um "empurrão" do árbitro
O diário espanhol As destacou a atuação do brasileiro Neymar, que marcou duas vezes, mas alfinetou o pênalti marcado em Fred. A manchete na capa do site diz que o Brasil estreou com um “empurrão” do árbitro

 

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 13 comentários

  1. RICARDO OLIVEIRA

    QUE TÉCNICO (trecho excluído pela moderação)…OS CROATAS SIM QUE POSSUEM GRANDES ARTISTAS DE CIRCO PELO MUNDO!! E O BRASIL NÃO FEZ 3 GOLS, FEZ FOI 4, SENDO UM ATÉ PARA CROÁCIA!!! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk…..!!!! A Croácia nem gol fez ainda no Mundial!!!KKKKKKKKKKKKKKKKK!!!!! (Trecho excluído pela moderação)

  2. Aluysio

    Caro Ricardo Oliveira,

    Ironias de gosto duvidoso à parte, na hora de falar sério, o fato é que o resto do mundo parece inclinado a concordar mais com o técnico croata do que com vc. Na dúvida, aconselha-se a ler a postagem.

    Aluysio

  3. mateus dutra (ruivo)

    o choro é livre!!!! pelo visto o blogueiro tambem se inclina para o lados dos q sofrem do complexo de vira-lata…. q nao aceitam q o Brasil seja o melhor em alguma coisa…

  4. aires ferreira

    Tem brasileiro que é tão corrupito quanto os nossos politicos e com arbitro japones comedor de peixe crú, que ainda tem coragem de concordar com essa robalheira toda, eta brasil…..

  5. renato

    e sempre assim, o brasil e ajudado sempre…..

  6. Marco

    No pais é tão famoso devido as roubalheiras que dá nisso, agora se a mídia diz que foi roubo, não adianta acharmos que não é….
    Agora como disse a uns dias atrás o presidente da FIFA, era só começar o jogo que a população esquecia dos problemas,será que ele inventou isso????????????

  7. Fabio

    O Felipão é um (trecho excluído pela moderação) que não pode ser levado à sério. O Fred é um jogador limitado que já fez essa encenação em outras partidas. Numa partida contra a Ponte Preta em Campinas no ano passado, ele tentou simular da mesma forma (idêntico) e levou um cartão amarelo. Vamos ganhar a copa? Então vai ter que ser na malandragem, sendo antiético com outros companheiros de profissão? Está tudo já encomendado? Pior ainda.

  8. Fabio

    Pois é…Arena Curintia….até que o primeiro assalto demorou um pouco…

  9. André

    Erros podem acontecer em qualquer atividade humana. Oque aconteceu, na verdade, foi uma simulação. Neste caso Fred atentou contra a boa-fé no esporte, insultou a todos. Chega de “jeitinho brasileiro” temos que ter venho de atitudes como a de Fred. E que vença o melhor, sem canalhice!!!

  10. Aluysio

    Caro Mateus Dutra (Ruivo), comentarista das 10h26 de ontem,

    Diante de um roubo, como o pênalti inexistente em Fred marcado pelo árbitro japonês Yuichi Nichimura, não há pátria, só vergonha na cara. Uns têm, outros não.

    No futebol, qualquer “complexo de vira latas” foi exorcizado entre os brasileiros desde a Copa de 1958, para a qual Nelson Rodrigues criou esse conceito numa crônica. Com os cinco títulos mundiais conquistados de lá para cá, creio que dá para acreditar que o Brasil possa vencer mais um, em sua própria terra, sem apelar à moralidade companheira e seletiva de quem governa o país.

    Mas como vc citou uma famosa expressão do maior dramaturgo brasileiro, provavelmente sem nunca ter lido uma linha do que ele escreveu, fique com outro conceito do Anjo Pornográfico, estabelecido em outra sua crônica, intitulada “A revolução dos idiotas”:

    “Até o século XIX o idiota era apenas o idiota e como tal se comportava. E o primeiro a saber-se idiota era o próprio idiota. Não tinha ilusões. Julgando-se um inepto nato e hereditário, jamais se atreveu a mover uma palha, ou tirar um cadeira do lugar. Em 50, 100 ou 200 mil anos, nunca um idiota ousou questionar os valores da vida. Simplesmente, não pensava. Os ‘melhores’ pensavam por ele, sentiam por ele, decidiam por ele. Deve-se a Marx o formidável despertar dos idiotas. Estes descobriram que são em maior número e sentiram a embriaguez da onipotência numérica. E, então, aquele sujeito que, há 500 mil anos, limitava-se a babar na gravata, passou a existir socialmente, economicamente, politicamente, culturalmente etc. houve, em toda parte, a explosão triunfal dos idiotas”.

    Grato pela participação!

    Aluysio

  11. Eraldo

    Aluysio, vocês estão tentando misturar temas distintos, o lance em questão para quem joga futebol é bastante simples, o marcador croata foi na gíria do futebol “um cabaço”, jamais ele poderia colocar sua mão por sobre o ombro de um atacante experiente como o Fred, em uma Copa do mundo aqui, dentro da área sendo que o árbitro estava de frente para o lance e viu uma mão sobre o atacante e ele caindo para trás, na dúvida ele apitou. Errou na minha opinião, mas não tira a imprudência do marcador. O técnico croata pode reclamar sim, mas devia chamar seus zagueiros para uma conversa. E não misturem futebol com política com os problemas brasileiros por favor. Nosso problema é única e exclusivamente a educação. Um grande abraço.

  12. Não entendo o empenho dos profissionais de tecnologias sofisticadas, capazes de mostrar-nos, ao pormenor, se o jogador pecou ou o árbitro beneficiou este ou aquele, se continua a existir quem, de ânimo leve, por trás de cortinas negras, as corrompa sem ser punido.

  13. Valzack

    Quem entende de futebol e viu Brasil x Chile, sabe que não tem nada comprado ou roubado nessa copa, pelo menos não pro Brasil.
    Ou alguém acha que tem como “Simular” uma bola na trave no ultimo minuto do jogo?
    Será que o penalti cobrado na trave também foi armado?

    Se a copa esta comprada a Dilma esqueceu o recibo em casa.

Deixe um comentário