Opiniões

Ponto final — Previsão do tempo

Ponto final

 

Atribui-se ao ex-governador mineiro Magalhães Pinto (1909/96) a famosa máxima: “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e já mudou”. Dentro deste relativismo, é possível que Anthony Garotinho (PR) ainda vire essa eleição a governador, depois da virada que tomou na pesquisa Ibope divulgada ontem, primeira em que Luiz Fernando Pezão (PMDB) apareceu à sua frente já no primeiro turno.

A apenas 11 dias das urnas de 5 de outubro, Pezão confirma mais uma vez sua tendência de crescimento. Nas três últimas pesquisas Ibope, divulgadas em 2, 9 e 23 de setembro (ontem), ele subiu inicialmente de 19% para 25%, para agora registrar 29%, num impressionante crescimento de 10 pontos percentuais em menos de um mês. Já Garotinho, primeiro caiu de 27% para 26%, índice com o qual ontem se manteve.

Quanto ao segundo turno, do empate exato em 35% na consulta Ibope divulgada dia 2, Pezão passou Garotinho na projeção seguinte em 40% a 33%, abrindo agora consistentes 10 pontos de vantagem: 43% a 33%. Ou seja, o governador cresceu oito pontos, enquanto o deputado federal caiu dois.

Se a estagnação eleitoral parece ser o grande problema de Garotinho, diante do franco crescimento de Pezão, não é o único. Também estacionado, o senador Marcelo Crivella (PRB) se mantém na terceira colocação com os mesmos 17% nas três últimas pesquisas Ibope. Todavia, segundo a divulgada ontem, ele também ganharia o segundo turno de Garotinho pelo governo fluminense com relativa facilidade, por 41% a 33%.

Política é como nuvem. Ao dizer que foi Deus quem quis que ele soubesse da virada no Ibope enquanto estava em Campos, demagogia à parte, o horizonte amplo da planície goitacá ontem reservou poucas nuvens para Pezão, nestes 11 dias até 5 de outubro. Já para Garotinho e sua intrépida trupe, a cada nova espiadela no céu, o clima parece cada vez mais sujeito a ventos fortes, trovoadas e pancadas de chuva. Aguardemos a nova previsão do tempo ainda esta semana do Datafolha.

 

Publicado hoje na Folha.

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 11 comentários

  1. Pesquisa a mando de Pezão,Eduardo Paes,globo,PMDB é (trecho excluído pela moderação) onde Pezão chega só tem cabo eleitoral do seu lado,onde Garotinho chega tem uma multidão ao seu lado,em 2010 Pelegrino no ibope tinha 4% quando abriu as urnas ele teve 11% kkkkk
    quando abrir as urnas em 5 de Outubro Garotinho vai está acima dos 30% pode anota ai
    GAROTINHO COM 1 MINUTO DE TV ESTA EMPATADO NA PESQUISAS DO PMDB E NO SEGUNDO TURNO SERÁ TEMPO DE TV IGUAL…GAROTINHO NELES!!

  2. Por isso mesmo, HOJE, todos os DAS foram convocados! Com ordem expressa de interromperem o que estivessem fazendo, adiarem agendas, o escambau!

    A ordem é clara: VOTOS! No mais, pressão, ameaças, guerra psicológica! O sujeito ou a sujeita vai ter que ser ‘multiplicadora’, sob pena de ir parar no olho da rua!

    __Bobagem! Quem vai parar no olho da rua, já está bem claro, e isso é só o princípio do fim.

  3. DA-LHE PEZAO !!!

    GANHA NO PRIMEIRO TURNO !!!

    NOSSO GOVERNADOR QUERIDO, HOMEM SIMPLES E DO POVO !!!

    PARABENS PELA HUMILDADE E TRABALHO !!!

  4. O retrocesso sócio econômico, a má administração da saúde, educação sem precedentes de péssima qualidade, a mobilidade urbana equivocada dentre outras coisas, é o retrato da resposta dada pelo Povo Soberano na hora do Voto, ou deixar Campos livre, ou morrer por Ela. Fora todo grupo dos G.

  5. andre,voce tem mas e que fazer apologia ao seu lider e chefe;mas e de quadrilha,,sabe nada inocente.

  6. Nossa o laranjal de garotinho se expandiu… agora ta ha nivel nacional !!! Vide os comentarios abaixo, tudo laranjas virtuais…
    Vamos la !
    Segundo turno crivella ja acertou com pezao seu apoio, esse papo de avangelicos se unirem e mó mentira, mais uma contada por garotinho e sua patota…
    Pezao e muuto querido e homem simples, por isso pode voar solamente pq tem credito, diferente do politico com a maior rejeicao do Brasil, GAROTINHO !!!
    Ficam discursando q segundo turno e diferente… hahahah ! Tem que rir, quem acredita nisso ? Pezao em dois meses somente ja possui 10% de diferenca e com tendencia de alta e Garotinho com tendencia de queda…
    Vale lembrar ainda que Garotinho ta em campanha desde 2006 e com uma montanha de dinheiro sendo desviado da prefeituea de campos pra bancar o quadrilheiro, e vem um tal de Andre que nada entende de matematica com essa conversinha de otario, se fosse assim Marina tava ferrada… na verdade o que vale e a empatia do eleitor e claro o carater do qual Garotinho nao tem e nem sabe o que é !
    Outro fato é, ate a ultima pesquisa quando Garotinho liderava nao existia manipulacao, agoram os laranjas virtuais vem aqui falar essa idiotice… ou seja quando a justiça, a imprensa falam pró Garotinho vale ? Quando as noticias e sentenças sao contrarias aos interesses dele sao compradas ? Hahahahaa… faz me rir..
    O FATO É UM SÓ !
    PEZAO É IMENSAMENTE MELHOR DO QUE GAROTINHO E PONTO FINAL… NAO ADIANTA VIREM AQUI ESPREMER SEUS CALDOS DA LARANJA PODRE QUE NAO COLA !!!
    O RIO VAI DAR UM PEZAO NAO BUNDA DE GAROTINHO PRA ELE IR CONTAR ESTORINHA NA (trecho excluído pela moderação) !!!
    CAMBADA DE PUXA SACO !
    VAO TRABALHAR QUE A BOQUINHA ACABOU…

  7. Olha gente, pra defender a trupe dos Garotinhos, só mesmo se estiver na boquinha ai ná prefeitura de campos, fora esse miseráveis…, Rumo a Vitoria PEZÃO….

  8. Se Deus é Brasileiro, então Pesão será Governador, pois, o menino é malvado, e Deus não gosta de criança malvada.

  9. hahahahaha… viuu garoto nao da valor a quem te ajudou……agora so perde um dia da caça outro dia caçador hahahaha derroto desse grupo que mente e acha que sao imbativeis hahaha… sua fase ja passou e PEZAOO em todo grupo e ponto final.

  10. GAROTINHO MALVADEZA. TÁ FORA, PEZÃO NA BUNDA DELE.

Deixe uma resposta

Fechar Menu