Opiniões

Ponto final — Aécio larga na frente em pesquisas que o deixaram para trás

Ponto final

 

Aécio sai na frente

Se a primeira consulta ao segundo turno presidencial, divulgada (aqui) na quinta pela revista Época, foi muito questionado por ter sido encomendada ao desconhecido instituto Paraná Pesquisas, a dianteira de Aécio Neves (PSDB) nela revelada acabou confirmada ontem, nas amostragens do Datafolha e Ibope (aqui). Bem verdade que a vantagem isolada do tucano sobre a presidente na primeira pesquisa, com 54% a 46% dos votos úteis, se revelou um empate técnico nas duas amostragens de ontem, com ligeira vantagem de 51% a 49% a favor de Aécio.

 

Erros nas pesquisas

Por certo, as últimas pesquisas cometeram erros grosseiros. Na disputa do primeiro turno ao governo do Rio, a consulta na boca de urna do Ibope (aqui) deu 34% para Luiz Fernando Pezão (PMDB), 28% para Anthony Garotinho (PR) e 18%, para Marcelo Crivella (PRB). Depois dos votos computados, Pezão teve 40,57%, quase seis pontos percentuais a mais, enquanto Garotinho, com 19,3%, ficou quase 10 pontos abaixo da projeção. O único dentro da margem de erro foi Crivella, que ganhou acesso ao segundo turno com 20,26%, além do político da Lapa como seu novo cabo eleitoral.

 

Delírio de olhos abertos

Dados a teorias da conspiração, na qual enxergam tentativa de golpe numa imprensa que cumpre seu direito constitucional de noticiar os casos de corrupção nos governos Lula e Dilma, como o Mensalão ou os mais recentes desvios bilionários da Petrobras, muitos petistas certamente enxergarão manipulação nessas primeiras pesquisas do segundo turno. Pode ser da imprensa golpista, dazelite, do mercado financeiro, da CIA, ou da soma de todos. Afinal, como não se deve acordar sonâmbulo, tampouco é aconselhável se chamar bruscamente à realidade quem delira de olhos abertos.

 

Erros a favor de Dilma

Entretanto, para quem é capaz de somar dois mais dois e achar o quatro ao final, a verdade é que Datafolha e Ibope realmente erraram em suas últimas pesquisas no primeiro turno (aqui). Só que a favor de Dilma e em gritante desfavor a Aécio. Entre os dois, o Datafolha deu  44% a 26% a para a presidente, enquanto o Ibope deu a ela a vantagem de 46% a 27%. Já as urnas deram a Dilma 41,59%, menos do que as duas pesquisas, mas dentro da margem de erro de dois pontos para mais ou menos. Por sua vez, Aécio ficou com 33,35%, sete pontos a mais do que lhe deu o Datafolha e seis acima do Ibope.

 

Os tiros e a culatra

Envolvido até o pescoço no escândalo da Petrobras (aqui), com o que foi revelado no depoimento do seu ex-diretor Paulo Roberto Costa e do doleiro Alberto Youssef, o PT, assim como PMDB e PP, foi diretamente acusado de usar dinheiro desviado da estatal para financiar a campanha eleitoral de 2010, quando Dilma se elegeu presidente. Insistir em responder a isso com a tentativa de dividir o Brasil entre ricos e pobres, esquerda e direita, sulistas e nordestinos, depois do massacre covarde perpetrado contra a ex-petista Marina Silva (PSB), pode acelerar ainda mais a corrosão da culatra na hora do tiro.

 

Publicado hoje da Folha

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 8 comentários

  1. Eu nascido no Estado do Rio de Janeiro, estou preocupadíssimo se o Aécio vier a ganhar esta eleição: Motivo o Geraldo Alkmin é do mesmo partido dele e obteve uma votação expressiva em São Paulo, daí minha preocupação, ambos sendo do mesmo partido e onde o Aécio foi o mais votado, será que não é aí que virá a transposição do nosso Rio Paraíba ?

  2. eu penso que;
    se com Dilma-PT, temos impostos variados, inflação(trecho excluído pela moderação); problemas estruturais e economicos e tal, mas tem famílias com 2 ou 3 carros na garagem e alimento na mesa; filhos estudando fazendo faculdade e trabalhando.

    E COM O AÉCIO TEREMOS O QUE?

    (Trecho excluído pela moderação). COMO ELE DIZ SER BOM DEMAIS, MINAS DEVIA SER UM EXEMPLO DE GESTÃO DO GOVERNO AÉCIO.
    MAS não é o que sabemos.
    Portanto, voto em Dilma.

  3. eu penso que;

    se com Dilma-PT, temos impostos variados, inflação(trecho excluído pela moderação); problemas estruturais e economicos e tal, mas tem famílias com 2 ou 3 carros na garagem e alimento na mesa; filhos estudando fazendo faculdade e trabalhando.

    E COM O AÉCIO TEREMOS O QUE?

    (Trecho excluído pela moderação). COMO ELE DIZ SER BOM DEMAIS, MINAS DEVIA SER UM EXEMPLO DE GESTÃO DO GOVERNO AÉCIO.
    MAS não é o que sabemos.
    Portanto, voto em Dilma.

  4. O que não pode continuar é o trabalhador que paga imposto de renda sustentar vagabundos. Entenda como vagabundos aqueles corruptos que habitam o coração do Pt (e estão presos), aqueles que nada fazem e têm dois carros (como citado acima), com o dinheiro “arrecadado” com impostos retirados daqueles que em vez de estarem tomando cachaça, dedicarem-se aos estudos para um futuro melhor, e esses valores serem convertidos em bolsa família, cheque cidadão, etc … só falta o bolsa ladrão. Desculpe, esqueci da bolsa presidiário…

  5. Alvaro vc falou de: Entenda como vagabundos aqueles corruptos que habitam o coração do Pt (e estão presos ) Que bom estão presos, neste governo aos trancos e barrancos a corrupção vai sendo desmantelada pouco a pouco ( povo corrupto e não é só politico) ate mesmo membros do próprio PT são investigados e condenados, onde o brasileiro havia visto isto em governo anteriores? Com relação ao que Edi falou esta coberta de razão se o cara so mostra os feitos dele em Minas e la ele perdeu de lavada para o PT, bem é sintomático, agora se tem ojeriza, raiva e odio do PT passando por cimas dos ganhos reais da população que paguem pra ver.

  6. Mais uma denúncia do Costa envolvendo o PT. E Dilma reclama que estranha essas denúncias em pelo período eleitoral. Devemos esperar as eleições para prender esses indivíduos ??? Devemos é varrer esses corruptos (para não chamar de ladrões) do Brasil.

  7. Alvaro não sejamos ingênuos o cara entrou na BR por concurso e recebeu seu primeiro cargo de diretoria no governo FHC, e neste mesmo governo mais 3 nomeações e depois mais 1 no governo do PT. Sera que este cara era santo na era FHC? Aliais qual figurão foi preso ou pelo menos punido ou execrado em publico na era FHC? O povo não é tão bobo assim, ideologias é mais ideologias , mas os fatos ninguém muda.O doleiro vem desde a época do caso banestado, por que ninguém comenta sobre as ações do doleiro sobre isto, e o jatinho que ele emprestou a Alvaro Dias, e 1 milhão para o moinho da família Jeirissati( CPI da BR dia 08-10-2014), e o cartel dos trens em SP que so veio a tona porque a justiça da Suiça broqueou os bens dos corruptos. Sejamos menos ideológicos e mais realista.

  8. Mais uma denúncia do Costa envolvendo o PT. E Dilma reclama que estranha essas denúncias em pelo período eleitoral. Eles sempre atacaram os outros assim e acha agora estranho.
    Devemos esperar as eleições para prender esses indivíduos ??? Devemos é varrer esses corruptos (para não chamar de ladrões) do Brasil.
    Vamos lá 45

Deixe uma resposta

Fechar Menu