Ponto final — Na incerteza entre Dilma ou Aécio à frente, para governador, só milagre

Ponto final

 

 

Dilma ou Aécio na frente?

Depois que o Datafolha divulgou sua última pesquisa na segunda-feira, primeira no segundo turno a registrar a presidente Dilma Rousseff (PT) na frente, com 52% dos votos válidos, contra 48% de Aécio Neves (PSDB), ontem foi a vez do desconhecido instituto Veritá dizer que é o tucano quem lidera a corrida presidencial, com 53,2% dos votos válidos, contra 46,8% da petista. O Datafolha ouviu 4.389 pessoas no mesmo dia 20 em que foi divulgada, enquanto o Veritá ouviu 7.700 eleitores entre os dias 17 e 20.

 

Pró-Dilma

Na comparação das últimas duas pesquisas presidenciais do Datafolha, respectivamente nos dias 15 e 20 deste mês, o quadro estaria se alterando favoravelmente a Dilma não só nas intenções dos votos válidos (de 49% a 52%), como na aprovação de seu governo: de 40% que consideravam sua gestão ótima ou boa, o índice aumentou para 42%. Ademais, enquanto a presidente abaixou sua rejeição de 42% para 39%, Aécio aumentou a sua de 38% para 40%, ultrapassando Dilma no quesito negativo, também pela primeira vez, incluídas as pesquisas do primeiro turno.

 

Pró-Aécio

Embora apontem claramente uma tendência de queda de Aécio e crescimento de Dilma, todos os índices favoráveis à presidente não ultrapassaram o empate técnico com seu adversário, na margem de erro do Datafolha de dois pontos percentuais para mais ou menos. Porém, a vantagem de Aécio no Veritá é superior à margem de erro do instituto, de 1,4 ponto, não só na liderança oposicionista de 6,4 pontos nos votos válidos, como também na rejeição, na qual o tucano teria apenas 39,1%, contra 46,1% da presidente.

 

Dúvidas

Quando, no entanto, são comparadas o conhecimento e credibilidade do Datafolha, diante do obscuro Veritá, a vantagem ultrapassa qualquer margem de erro a favor da pesquisa liderada por Dilma. Todavia, na comparação da última consulta Datafolha no primeiro turno com o resultado das urnas de 5 de outubro, a credibilidade do instituto paulista já conheceu melhores dias.

 

Certezas

Enquanto a pesquisa Datafolha divulgada em 3 de outubro deu 44% dos votos válidos a Dilma, ela só levou 41,59% nas urnas de dois dias depois. Ou seja, embora o instituto tenha projetado à presidente uma votação 2,4 pontos superior à que ela de fato teve, ficou dentro da margem de erro, que aceita diferença de até 4 pontos. Mas não foi de maneira nenhuma o caso de Aécio, para quem o Datafolha projetou 26% dos votos válidos, 7,5 pontos percentuais abaixo dos 33,55% do eleitorado que escolheram o candidato tucano no primeiro turno.

 

Novidades

Nestes quatro dias que nos separam das urnas do próximo domingo, o Datafolha programou divulgar novas pesquisas a governador do Rio e presidente, hoje e no sábado. Por sua vez, o Ibope, outro que andou errando muito no primeiro turno, projetou divulgar as suas novas amostragens, também a governador e presidente, na quinta e no sábado.

 

Debates e milagre

Nas dúvidas que sobreviverão mesmo após essas quatro novas pesquisas, a única certeza é que os debates da Globo, a governador na quinta e a presidente, na sexta, podem ser decisórios, sobretudo entre Dilma e Aécio, onde tudo indica que a disputa será mais apertada do que a de Luiz Fernando Pezão (PMDB) e Marcelo Crivella (PRB). Com os 12 pontos de vantagem do governador, nos mesmos 56% contra 44%  repetidos na últimas consultas Datafolha e Ibope, o sobrinho de Edir Macedo e bispo licenciado da Igreja Universal do Reino de Deus parece cada vez mais precisar de um milagre.

 

 

Publicado hoje na Folha

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 15 comentários

  1. Amaro

    Engraçado, li aqui a mesma coisa no primeiro turno, não com as mesmas palavras, mas dando o mesmo sentido… Dizendo que Crivella já estaria fora, pois as pesquisas davam diferença iguais a que dão agora, e quando as urnas abriram… Crivella segundo turno! Agora vai ser igual… O povo quer mudança, quem gritou fora Cabral, não votará em Pezão, só Crivella pode fazer uma mudança no nosso estado! (Trecho excluído pela moderação)

  2. Paulo Rodrigues

    As únicas pesquisas no primeiro turno que praticamente não erraram que retrataram, foram as envolvendo o nome do Bispo Crivella. Verificando os números, podemos observar que, se as pesquisas relacionadas a Garotinho estivessem corretas, O Bispo não estaria no segundo turno. O Bispo Crivella não pode reclamar de pesquisa!

  3. Paulo Rodrigues

    As únicas pesquisas no primeiro turno que praticamente não erraram o que retrataram, foram as envolvendo o nome do Bispo Crivella. Verificando os números, podemos observar que, se as pesquisas relacionadas a Garotinho estivessem corretas, O Bispo não estaria no segundo turno. O Bispo Crivella não pode reclamar de pesquisa!

  4. Fabricia

    Se de um lado temos o afilhado do Bispo Macedo, do outro tempos o apadrinhado do Apóstolo Waldomiro! Enfim, dá na mesma porcaria! Sem opção, meu voto é nulo!!

  5. luiz antonio

    Sei bem o que vai mudar……Vcs acham que são donos da verdade né!!!!!! Aguardem

  6. jocimar pessanha

    Cuidado gente o voto é secreto , o dois principais institutos de pesquisa erraram no primeiro turno .Quem rir por ultimo rir melhor.

  7. ENOQUE

    VOTAR EM DILMA? NEM A PAU JUVENAL!!!
    PARA MIM, NENHUM DOS 2 RESOLVE OS PROBLEMAS DO BRASIL, MAS PELA LÓGICA DOS FATOS, QUEM ESTÁ NO PODER E PROMETER FAZER O QUE AINDA NÃO FEZ, TEVE TODO O TEMPO DO MUNDO PARA MUDAR O BRASIL E NÃO FEZ, NÃO MERECE NEM ESTAR NO PODER, QUE DIRÁ ESTAR TENTANDO SE REELEGER! É MUITA BURRICE VOTAR EM DILMA!
    AÉCIO PODE ATÉ NÃO RESOLVER OS PROBLEMAS DO BRASIL, MAS PELO MENOS ESTAREI QUEBRANDO A CONTINUAÇÃO DESTA SENHORA QUE ESTÁ NO PODER E NÃO DEU CONTA DO RECADO.
    NESSES ÚLTIMOS ANOS, O BRASIL NÃO EVOLUIU EM NADA, MUITO PELO CONTRÁRIO, O BRASIL REGREDIU EM TUDO!
    POLÍTICA NO BRASIL EXISTE DESDE 1888, OU SEJA, JÁ TEMOS 126 ANOS DE POLÍTICA E NADA OU QUASE NADA MELHOROU!

  8. LUCIANO

    NO DOMINGO É SÓ DIGITAR 15, PEZÃO GOVERNADOR.

  9. JC

    Não sei não, acho que da CRIVELLA 10.

  10. JC

    Não sei não, mais pezão está atolado na lama, mesmo sem chuva.

  11. Paaulo Rodrigues

    Concordo com Luciano!

  12. daniel

    que PESAO nada, chega de Cabral agora é Crivella 10 .
    prá que tanta manifestação de professores, alunos etc. agora é a hora da mudança. pensar não custa nada !!! CRIVELLA 10.

  13. daniel

    ESQUECERAM dos sprays de pimenta nos professores ???

  14. daniel

    memória curta heim ???!!!

  15. carlinhos

    gente e normal o garotinho com o crivela ver a codenca no chop estrada (trecho excluído pela moderação) e de muitorg contratos todo mundo come pode a policia federal investigar a codenca e caSa em guarapari e outras coisas a mais e a turma da mão limpa gente vergonha

Deixe um comentário