Opiniões

Você vota em Dilma ou Aécio? Por quê?

Gustavo MatheusQuase iniciei este texto dizendo o porquê de não votar em Aécio e, apesar de ser bem mais fácil, como todo lugar comum, não seria uma premissa democrática e propositiva. Portanto, tratarei de defender o meu voto sem diminuir o de terceiros. Antes de qualquer coisa, deixo claro que não sou eleitor de Dilma Rousseff, apenas a escolhi para este segundo turno. Por isso, o meu relato deve ter alguma imparcialidade, se é que isso existe. Bem, pelo menos gosto de pensar que não contará com “destreza cega e absoluta” de quem fala pela paixão ao invés da razão. O meu voto é racional. Tratam-se de duas diferentes formas de gestão, e escolhi a que mais se aproxima de minhas convicções no momento.

Para não haver engano e nem licença poética, me dispus de números e dados para explicitar esta minha escolha pelo atual governo. Aliás, governo este que enumera bem suas prioridades, reconhecendo que Educação de qualidade não é gasto, mas investimento com retorno social, cultural e econômico garantido. Com 18 universidades federais, mais de 400 escolas técnicas, Prouni disponibilizando mais de um milhão de bolsas e Ciências Sem Fronteiras com 100 mil disponibilizadas. A atual gestão também não perde tempo ao olhar para os mais necessitados, os números são impressionantes. A redução da desigualdade, que no governo anterior estava em 2,2%, já alcançou 11,4%. E o desemprego, que saiu de 12,2% para 5,4%? Também muito significativo. Mas, na minha opinião, um dado que realmente impressiona é de brasileiros que deixaram a “extrema pobreza”, até agora são mais de 22 milhões de pessoas. E muitos outros números que mostram que o Brasil só cresceu. Os líderes mundiais respeitam o nosso país como potência. Sobrevivemos quase que intactos a essa crise mundial que afetou todas as grandes economias de todo o mundo. Fazemos parte do Brics. São muitos pontos positivos a serem considerados.

Enfim, penso que votar na Dilma, hoje, mesmo com todos os problemas, sem me achar dono da verdade ou senhor da razão, trata-se de um ato de altruísmo. É se colocar no lugar de milhões de pessoas que deixaram as mazelas da ditadura militar e governos reacionários que antecederam o modelo de gestão atual, alcançando um mínimo de dignidade e qualidade de vida.

(Gustavo Matheus, jornalista, blogueiro e presidente municipal do PV)

 

Joca MuylaertNo primeiro turno das eleições presidenciais, defendemos a candidatura e caminhamos com o Eduardo Jorge. Certos estávamos antecipadamente de que ele desenvolveria a importante tarefa de representar e apresentar — principalmente aos jovens — os principais pontos programáticos do Partido Verde. Temas jamais levados aos debates entre candidatos à presidência da República foram abordados e debatidos democraticamente, desnudando uma realidade de hipocrisia e resistência às minorias que ainda assola este país.

Para o segundo turno, a executiva nacional Verde se reúne e opta por Aécio — amparada nas congruências entre os programas de governo apresentados pelo PV e pelo candidato oposicionista do segundo turno, com grande destaque para a reforma política, exterminando o financiamento privado de campanhas, a redução da jornada de trabalho e, principalmente, as questões ligadas à sustentabilidade e ao meio ambiente.

Mas o clamor das massas não pode ser esquecido. O Brasil foi às ruas e clamou por mais transparência, educação, saúde, transporte, segurança… Disseram um não contra aquilo representado pelo governo atual, envolvido em embaraçosos problemas de ordem ética e moral. Ouvindo as ruas e em função da minha responsabilidade com um amanhã mais verde e amarelo, de verdade, votarei no candidato da oposição neste segundo turno.

(Joca Muylaert, jornalista, blogueiro e coordenador regional do PV)

 

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 22 comentários

  1. Voto no 45,quero mudança,chega de PT.

  2. Nunca houve tantos corruptos e tanta corrupção neste pais como nos últimos anos. E o Governo atual alardeia que nunca se investigou e prendeu tanto como agora. Claro, se a corrupção se “espraia” por todos os escalões, por óbvio mais e mais casos são descobertos – a maioria pela imprensa. A robalheira é tal que um escândalo é esquecido porque outro vem à tona. Afora isso, as instituições atuam, orquestradamente, na desconfiguração da família, célula mãe da sociedade, e na substituição de valores que mantinham essa estrutura milenar, evidentemente com o objetivo de fragilizá-la e até desmoralizá-la. Por isso, no exercício da cidadania e como bom cristão, voto Aécio 45. Chega de sermos roubados.

  3. Os dois modelos de governos na disputa – PSDB e PT, não complicam minha escolha. (Trecho excluído pela moderação) e as três gestões petistas, voto na Dilma.

  4. Voto no 45 pelo simples fato da mudança! Quase toda mudança é salutar, mas essa em questão além de salutar é necessária, pois como disse o ex presidente do STF, Ministro Joaquim Barbosa, instalou nesse país uma quadrilha que quer se perpetuar no poder, talvez agora depois de tantos desvios, para não continuar a apurar o que tem por vir.

  5. Votaria em qualquer um que não seja do PT ou aliados.
    Chega de roubalheira, impunidade, manipulação de índice de inflação, cinismo, etc., etc., etc.

  6. VOTO EM DILMA.
    VOU CITAR DOIS DOS INÚMEROS BENEFÍCIOS QUE O PT FEZ PARA A MAIORIA DA POPULAÇÃO.
    1)SOU CONCURSADO PÚBLICO GRAÇAS A POLÍTICA DE PRIMEIRIZAÇÃO DO PT ABRINDO VÁRIOS CONCURSOS PARA VÁRIOS TIPOS DE ESPECIALIDADES NESSES 12 ANOS DE GOVERNO;
    2)”ISSO VAI ACABAR EM PIZZA” HÁ QUANTO TEMPO NÃO OUVIMOS TAL FRASE? POLÍCIA FEDERAL AUMENTOU SUA INTELIGÊNCIA INVESTIGANDO E PRENDENDO CORRÚPTOS E CRIMINOSOS;
    (Trecho excluído pela moderação)

  7. Voto 13 por ser a opção menos pior. (Trecho excluído pela moderação).Daqui a 4 anos quem sabe Geraldo Alckimi reeleito pelos paulistanos no primeiro turno. AGORA É 13!!!

  8. PARA OS ARAUTOS DA DESGRAÇA, AQUI DEIXO O MEU RECADO!
    PRECISAMOS CONSIDERAR A CORRUPÇÃO COMO UM CASO HISTÓRICO NO BRASIL, E NÃO SOMENTE NO CURTO PERÍODO DE 12 ANOS DE GESTÃO PETISTA. ALGUNS ELEITORES, ATÉ ESCLARECIDOS, JÁ SE ESQUECERAM O QUANTO DE MALVERSAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS OCORREU DURANTE O REGIME MILITAR, APENAS PARA CITAR O PROBLEMA DE UMA ÉPOCA NA QUAL TODO IMPROBO ADMINISTRATIVO ERA ENCOBERTO, MAS HOJE, TEMOS PLENO CONHECIMENTO DESSE FATO. LOGO DEPOIS, NÃO TÃO LONGE NO TEMPO, COM F.H.C. E SUA PRIVATARIA (trecho excluído pela moderação) DO PATRIMÔNIO PÚBLICO, VEJA SÓ, NÃO SOU EU QUEM LEVANTOU SUSPEITAS, POIS INCLUSIVE EXISTEM LIVROS PUBLICADOS SOBRE O ASSUNTO, ENFIM, VIR ACUSAR O PT POR ÚNICO PARTIDO POLÍTICO A PRATICAR CORRUPÇÃO É, NO MÍNIMO LEVIANDADE. E O AÉCIO, COM AEROPORTO CONSTRUÍDO COM DINHEIRO DE MINAS GERAIS EM FAZENDA DE FAMILIARES,(trecho excluído pela moderação). QUER CONHECER CORRUPTO DE PESO, É BOM ABRIR OS OLHOS, POIS BEM PERTO DE NÓS EXISTEM MUITOS E NEM SÃO DO PT.
    SAUDAÇÕES FRATERNAS A TODOS OS LEITORES.

  9. PARA OS ARAUTOS DA DESGRAÇA, AQUI DEIXO O MEU RECADO!
    PRECISAMOS CONSIDERAR A CORRUPÇÃO COMO UM CASO HISTÓRICO NO BRASIL, E NÃO SOMENTE NO CURTO PERÍODO DE 12 ANOS DE GESTÃO PETISTA. ALGUNS ELEITORES, ATÉ ESCLARECIDOS, JÁ SE ESQUECERAM O QUANTO DE MALVERSAÇÃO DOS RECURSOS PÚBLICOS OCORREU DURANTE O REGIME MILITAR, APENAS PARA CITAR O PROBLEMA DE UMA ÉPOCA NA QUAL TODO IMPROBO ADMINISTRATIVO ERA ENCOBERTO, MAS HOJE, TEMOS PLENO CONHECIMENTO DESSE FATO. LOGO DEPOIS, NÃO TÃO LONGE NO TEMPO, COM F.H.C. E SUA PRIVATARIA (trecho excluído pela moderação) DO PATRIMÔNIO PÚBLICO, VEJA SÓ, NÃO SOU EU QUEM LEVANTOU SUSPEITAS, (trecho excluído pela moderação), ENFIM, VIR ACUSAR O PT POR ÚNICO PARTIDO POLÍTICO A PRATICAR CORRUPÇÃO É, NO MÍNIMO LEVIANDADE. E O AÉCIO, COM AEROPORTO CONSTRUÍDO COM DINHEIRO DE MINAS GERAIS EM FAZENDA DE FAMILIARES, (trecho excluído pela moderação). QUER CONHECER CORRUPTO DE PESO, É BOM ABRIR OS OLHOS, POIS BEM PERTO DE NÓS EXISTEM MUITOS E NEM SÃO DO PT.
    SAUDAÇÕES FRATERNAS A TODOS OS LEITORES.

  10. Voto em Dilma 13, voto contra o PSDB,(trecho excluído pela moderação)

  11. (Trecho excluído pela moderação)

    Diante do agravamento da crise econômica no Brasil, com recessão econômica no primeiro semestre deste ano e a inflação saindo do controle, o imperialismo possui um plano de austeridade, para garantir que os repasses para os grandes capitalistas continuem acontecendo. As políticas sociais e os subsídios pagos pelo governo para conter a alta da inflação em determinadas áreas terão de ser cortados, a política monetária será mudada para favorecer a especulação e a entrada de produtos estrangeiros e a legislação trabalhista enfraquecida.

    (Trecho excluído pela moderação)

  12. Eu acho que o Brasil precisa de mudanças, mas não acho o Aécio a pessoa indicada para fazer essas mudanças. É importante que todas as pessoas pesquisem o passado dos candidatos antes de votarem. (Trecho excluído pela moderação)

  13. Eu voto na Dilma porque no periodo de governo do Lula e da Dilma milhões de empregos foram criados. (Trecho excluído pela moderação)

  14. Voto na Dilma porque não confio no Aécio. (Trecho excluído pela moderação)

  15. voto em Dilma porque essa mudança que Aecio diz que vai acontecer (trecho excluído pela moderação)

  16. Dados do IBGE
    Desemprego em setembro fica em 4,9%, menor taxa para o mês em 12 anos

    A taxa de desemprego no Brasil em setembro ficou em 4,9% e foi a menor para o mês desde 2002, quando o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) começou a coletar os dados pela metodologia atual.

    Em agosto, o índice tinha subido para 5%, mas também tinha sido o menor para o mês desde 2002. A variação entre os dois meses não é considerada estatisticamente relevante pelo IBGE.

    Em relação a setembro do ano passado, o desemprego caiu 0,5 ponto percentual (de 5,4% para os atuais 4,9%).

  17. Que pena, Joca, (trecho excluído pela moderação). Mas, tenho certeza de que a maioria do povo vai reconhecer os avanços dos últimos 12 anos, e escolher DILMA PARA O BRASIL CONTINUAR AVANÇANDO!!!

  18. Nessas eleições 2014 sou anti-Garotinho e anti-PT.

  19. Precisamos mudar, chega de monopólio, querem ficar para sempre no comando deste BRASIL.

  20. Nunca fui partidário da atual prefeita de Campos, mas devemos reconhecer que ele abordou a verdade quando disse que “se Aécio ganhar as parcerias entre a prefeitura e o governo federal” irão acabar. O PSDB sempre privilegiou principalmente São Paulo e Minas durante o governo FHC. Ganha um fusca quem se lembrar de alguma realização dos governos FHC para Campos e região!!!
    Com Dilma rumo a vitória no dia 26!!!!

  21. Voto na Dilma, porque hoje o pobre faz uma faculdade, tem comida na mesa, tem sua residência própria, seu cainho, dá para pagar seus empréstimos consgnados e outras coisa mais de bom. (Trecho excluído pela moderação)

  22. Gostaria de saber porque minha opinião não foi publicada na íntegra, (trecho excluído pela moderação)
    Sds; Roberto Pessanha

Deixe uma resposta

Fechar Menu