Opiniões

Você vota em Aécio ou Dilma? Por quê?

Murillo DieguezVoto em Aécio por três motivos. O primeiro é a conquista do Plano Real. Eu e meu irmão passamos o cão na época da inflação alta. Mas não é só a inflação. A gestão FHC  foi transformadora sobre todos os aspectos, inclusive no social. Dona Ruth Cardoso era uma das mais  preparadas sociólogas do país. O Serra na Saúde foi transformador, e até hoje é considerado o melhor ministro da Saúde de todos os tempos. Enfim: a gestão do PSDB, considerando as circunstâncias, foi a melhor. A segunda, é que vou a  Minas Gerais com freqüência e pude ver o grande governo que Aécio fez lá. Na educação, Minas é o estado com melhor desempenho no país. Aécio sabe montar equipe. O terceiro é que acho fundamental  a alternância de poder. Mesmo aprovando o governo FHC, votei no Lula. Por tudo isso agora vou de Aécio.

(Murillo Dieguez, empresário e colunista)

 

 

Cilênio TavaresBem, é a primeira vez que torno meu voto público. E a opção por Dilma Rousseff é pautada pela falta de um candidato melhor ou “menos pior” no segundo turno. Mas, no todo, o que pesou: programa habitacional que melhorou o acesso aos financiamentos, com prestações em ordem decrescente; ProUni; abertura de mais escolas de ensino técnico; postura menos subserviente ao FMI e seus pares; taxa de juros menos alta, quando o governo do adversário encerrou com taxa Selic beirando aos 26%; melhora na distribuição de renda, embora ainda tímida; reajuste anual ainda ínfimo da tabela do IR, congelada por dez anos nos governos Itamar Franco e FHC; aumento do respeito ao país no exterior; avanço nas exportações; manutenção das leis trabalhistas…

Nos pontos negativos, os dois se equiparam. Se hoje se tem o “mensalão” e o “petrolão”, manchando a biografia do PT, que tinha, sim, discurso pela moralidade quando estava na oposição, não dá para tirar da memória os escândalos do período tucano, com a compra de votos pela emenda da reeleição, caso Sivam, entre outros que não caberiam neste espaço. E aí, podem perguntar: um erro justifica o outro? Claro que não. E triste é saber que, ganhe quem ganhar, quem vai continuar governando o país é o PMDB. Mas, como disse no começo, o voto é no “menos pior”. Para não votar nulo.

Cilênio Tavares (jornalista e blogueiro)

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 10 comentários

  1. Bom dia. Tenho conversado com pessoas que dizem votar em Aécio simplismente por ser contra alguma coisa. Até agora não vi um argumento válido e seguro que justifique o voto neste candidato. Não se vota pelas “boas” propostas dele, mas por ser contra algo. Isto tem forte odor de preconceito puro. (trecho excluído pela moderação) “vejam” como o país estava e está agora, inclusive em aspectos associados a economia regional!!! Todos os índices sociais e econômicos estão infinitamente melhores. Por favor, se dispam dos preconceitos e vamos com Dilma rumo a vitória no segundo turno.
    Cordiais Saudações

  2. Professor MURILO DIEGUEZ, BOM DIA! SOU UMA PESSOA RESERVADA QUANDO SE TRATA DE POLÍTICA,
    BOM, SOU SEU LEITOR E PARABENIZO-O, COM TAMBÉM SOU DO ANCELMO GÓES DO JORNAL “O GLOBO” (trecho excluído pela moderação) – VOTO DILMA – VOTO 13!

    RESPEITOSAMENTE,

    LUIZ FERNANDO FRANÇA VIANNA

  3. O Brasil hoje é um pais de grande escala, com pensamento de crescimento, por esse motivo que voto no AÉCIO.

  4. AÉCIO, PORQUÊ A RESPOSTA ESTÁ NO PLANO REAL. SAÍMOS DA IRREALIDADE.

  5. CHEGA DESSA ROBALHEIRA , NINGUÉM SABE , NINGUÉM VIU , ATÉ QUANDO O PAÍS , VAI AGUENTAR ESSA CAMBADA DE LADRÕES

  6. Boa tarde um pais que pensa pequeno sem crecimentos para nossos jovens e adolecentes so poderia esta desgovernado pelo pt não existe justiça dos homens para apanhar seus bens todos e prenderos .

  7. Boa tarde plonatec se forma vai para o emprego se for trabalhar com petrobras 2 anos de experiencia na carteira que pt e pais e esse.

  8. Boa tarde aposentadoria para todos homens 65 anos e jovens que entraram no mercado 35 trabalhado este e o pt que temos trabalhadores e os polliticos 2 mandato como d dilma se aposentam não se esqueça ok.

  9. Boa tarde todos que estam lendo e repasse antes de decidir PT devemos olhar para traz e ver se lembramos de junho deste ano lembrar que a maioria de jovens adultos senhora e senhoritas queriam mudança vamos refletir para NÃO VOLTAR PASSADO OK

  10. Indecisa.

Deixe uma resposta

Fechar Menu