Opiniões

Além de Aécio, Dilma também foi citada na Lava Jato e “arquivada” por Janot

Blog do Arnaldo Neto

 

Dilma está na lista de Janot; procurador pede arquivamento da investigação

Por Arnaldo Neto, em 05-03-2015 – 8h34

 

Foto: Agência Estado
Foto: Agência Estado

 

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento de investigação sobre a presidente Dilma Rousseff por conta de citação feita sobre ela no curso das apurações da Operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobrás. No documento enviado ao ministro Teori Zavascki, Janot, entretanto, não faz nenhum juízo de valor sobre essa citação. Segundo o Estadão, ele se limita a dizer que a Constituição não permite que o chefe do Executivo seja investigado por qualquer ato que não seja relacionado com o exercício do cargo da Presidência, posto assumido por Dilma apenas em 2011.

Essa justificativa foi adotada por opção de Janot. Ele poderia, simplesmente, não ter incluído o nome dela na lista, mesmo que apenas para arquivar a investigação. A recomendação pelo arquivamento acompanha o pedido encaminhado por Janot ao Supremo nessa terça-feira (3) de abertura de inquérito contra 54 pessoas suspeitas de envolvimento na Lava Jato. Além deles, o procurador apresentou sete pedidos de arquivamento — entre eles o de Dilma e do senador Aécio Neves (PSDB-MG), como publicou aqui o blog Opiniões, de Aluysio Abreu Barbosa.

Pela citação de Janot, as referências feitas sobre Dilma nas investigações da Lava Jato aconteceram antes de ela assumir a Presidência da República, em 2011. No governo Lula, a petista chefiou o Ministério de Minas e Energia e comandou a Casa Civil. Nesse período também presidiu o Conselho de Administração da Petrobrás, entre 2003 e 2010. Nesse ano, deixou a Casa Civil para disputar sua primeira eleição presidencial.

O material enviado por Janot ao STF está em regime de segredo de Justiça. O sigilo deve ser aberto pelo ministro do Supremo Teori Zavascki, relator do caso.

Publicado aqui, no Estadão.

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 2 comentários

  1. Dilma não foi citada no Lava jato. Não e verdade a versão Folha de Sao Paulo, que juntamente com aecio( este sim , muitas vezes acusado)envolveram Dilma.

  2. Cara Marcia Correa,

    Não sei em que planeta vc habita, mas que Dilma e Lula foram citados pelo doleiro Alberto Youssef durante os depoimentos da Lava Jato, não é questão de opinião; é fato! Desde as vésperas do segundo turno da eleição presidencial, a Veja noticiou o fato, chegando a ser por isto depredada por militantes ligados ao PT (confira aqui: http://www.fmanha.com.br/blogs/opinioes/2014/10/25/militantes-do-pt-depredam-abril-apos-a-veja-noticiar-que-dilma-e-lula-sabiam-de-tudo/). O envolvimento da presidente nas investigações, apesar do arquivamento pedido pelo procurador geral, foi noticiado por toda a imprensa brasileira e internacional, não apenas pela Folha de São Paulo. De qualquer maneira, não seria desinteressante que vc aprendesse a ler, antes de tentar escrever, para constatar que a matéria reproduzida na postagem é do jornal O Estado de São Paulo, tradicional e principal concorrente da Folha de São Paulo — não desta!

    Grato pela chance de ressaltar o óbvio!

    Aluysio

Deixe uma resposta

Fechar Menu