Opiniões

Dilma é reprovada por 64,8% dos brasileiros, enquanto 59,7% querem o seu impeachment

Charge do Chico Caruso de 23/03/15
Charge do Chico Caruso de 23/03/15

 

 

A avaliação do governo da presidente Dilma Rousseff atingiu em março deste ano o segundo pior nível histórico, segundo pesquisa CNT/MDA divulgada nesta segunda-feira (23). No total, 64,8% dos entrevistados consideram o governo da petista ruim ou péssimo, contra 10,8% que o avaliam como ótimo ou bom.

Outros 23,6% consideram que o governo Dilma Rousseff é regular e 0,8% não sabem ou não responderam. Em relação a um eventual pedido de impeachment de Dilma, 59,7% responderam ser favoráveis e 34,7%, contrários. Outros 5,6% não sabem ou não responderam.

O pior índice registrado pela pesquisa foi em setembro de 1999, no segundo mandato do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Na época, o governo do tucano foi avaliado positivamente por apenas 8% dos entrevistados e 65% fizeram avaliação negativa de sua gestão.

A pesquisa também mostra que a avaliação pessoal da presidente é a pior da série histórica da CNT/MDA. Entre os entrevistados, 77,7% desaprovam a presidente, contra 18,9% que a aprovam. Outros 3,4% não sabem ou não responderam. A pesquisa começou a ser realizada em julho de 1998.

A última pesquisa CNT/MDA que fez a avaliação do governo Dilma Rousseff foi realizada em setembro de 2014, antes das eleições que reelegeram a petista. Na época, o governo Dilma foi avaliado de forma positiva por 41% dos entrevistados, contra 24% que fizeram avaliação negativa.

A pesquisa realizou 2002 entrevistas entre os dias 16 e 19 de março, logo após os protestos contrários ao governo federal, em 137 municípios de 25 Estados. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais.

 

Segundo mandato

O levantamento aponta que 75,4% dos entrevistados consideram o segundo mandato de Dilma pior que o primeiro, enquanto 2,8% o avaliam como melhor e 16,4% o consideram igual. Outros 4,4% acham não ser possível fazer essa avaliação e 1% não sabem ou não responderam.

Segundo a pesquisa, 84% dos entrevistados consideram que Dilma não cumpre em seu segundo mandato o que prometeu durante a campanha eleitoral. Outros 4,7% consideram que ela cumpre suas promessas, 12,9% avaliam que as promessas são cumpridas parcialmente e 1,4% não sabem ou não responderam.

O levantamento também questionou os eleitores sobre uma eventual disputa para a presidência da República neste momento entre Dilma e senador Aécio Neves (PSDB-MG). O tucano seria eleito com 55,7% dos votos contra 16,6% recebidos por Dilma. Os brancos e nulos somaram 22,3% e 5,4% não sabem ou não responderam.

Entre os entrevistados, 41,6% declararam ter votado em Dilma nas eleições de outubro do ano passado contra 37,8% que votaram em Aécio. Outros 10,8% afirmaram ter votado em branco ou nulo, 8,7% não votaram e 1,1% não lembram ou não responderam.

A pesquisa também perguntou aos eleitores se o governo Aécio Neves estaria melhor que o de Dilma Rousseff neste momento, caso o tucano tivesse sido eleito em outubro.

No total, 38% dos entrevistados consideram que estaria melhor, contra 32,6% que consideram igual e 17,4% que acham que a gestão do tucano seria pior. Os que não responderam ou não sabem somam 1,2%.

 

Petrobras

Em relação às denúncias de corrupção da Petrobras, 68,9% dos entrevistados consideram que Dilma é culpada pelo esquema de desvio de recursos na estatal, contra 23,7% que não têm essa avaliação. Outros 7,4% não sabem ou não responderam. O ex-presidente Lula também é considerado culpado pelas irregularidades na estatal por 67,9% dos entrevistados, contra 23,7% que discordam.

A pesquisa mostra que 75,7% dos entrevistados sabem da lista dos políticos que teriam envolvimento com o escândalo de corrupção na Petrobras. No total, 90,1% dos entrevistados consideram que os citados na lista estão envolvidos nas irregularidades, mas 65,7% acreditam que não serão punidos. Apenas 28,4% dos entrevistados acreditam em punições aos culpados.

Segundo o levantamento, 83,2% dos entrevistados apoiam as manifestações contra o governo realizadas no dia 15 de março e 15,7% são contrários. Mas apenas 3,9% responderam ter participado dos protestos, contra 96,1% que não estiveram presentes.

 

Crise
A pesquisa mostra que 53,9% dos entrevistados consideram que a reforma política vai ajudar, pelo menos em parte, para resolver a crise política do país. Outros 33,2% não acreditam na reforma como solução e 12,9% não sabem ou não responderam.

Metade dos entrevistados apontaram a corrupção como maior desafio do governo federal, seguido por saúde (37,1%) e economia (29,3%).

Em relação à crise econômica, 66,9% consideram que as medidas adotadas pelo governo federal não vão solucionar os problemas no campo econômico e 25,2% são otimistas em relação ao resultados das medidas. No total, 92,8% dos entrevistados responderam estar preocupados com a crise na economia do país. O tempo para resolver a crise será de longo prazo (3 a 4 anos) segundo 51% dos entrevistados, enquanto 10,7% acham que será solucionada em um ano.

O levantamento aponta que 82,9% dos entrevistados consideram que Dilma não sabe lidar com a crise, contra 13,8% que pensam o contrário. Outros 3,3% não sabem ou não responderam.

 

Publicado aqui, na folhadesaopaulo.com

 

Atualização às 18h24: Para conhecer a pesquisa Datafolha que havia conferido 62% de reprovação popular ao governo Dilma, confira aqui

 

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem um comentário

  1. A CORRUPÇÃO QUE SE INSTALOU NO BRASIL NOS ÚLTIMOS 12 ANOS, JÁ ESTÁ ENTRANDO PARA OS ANÉIS DA HISTÓRIA NÃO SÓ BRASIL MAS DO MUNDO!!! NUNCA SE VIU EM NENHUMA NAÇÃO DEMOCRÁTICA TAMANHA CORRUPÇÃO!!! NEM EM MUITAS DITADURAS!!!A CORRUPÇÃO ESTÁ MATANDO O BRASIL COMO UM CÂNCER INCURÁVEL EM ESTADO MAIS AVANÇADO DE SUA METÁSTASE DO TUMOR MALIGNO!! A PRESIDENTA DILMA E O TAL DO LULA SABIAM DE TUDO O TEMPO TODO. LULA AGIA COMO UM PAI DE FAMÍLIA QUE VÊ SEU FILHO SAIR VESTIDO DE MULHER TODA A NOITE EM TODOS DIAS, ASSIM COMO SUA ESPOSA QUE SAÍ DE VESTIDINHO CURTINHO A NOITE E CHEGA DE MANHÃ COM DINHEIRO E DEPOIS ELE DIZ QUE NÃO SABIA QUE O FILHO ERA TRAVESTI E SUA ESPOSA RODAVA BOLSINHA NA PRAÇA MAUÁ!!! SÓ ELE ELE NÃO SABIA!! A TORCIDA DO FLAMENGO, A DO CORINTHIANS E O BRASIL TODO SABIA!!! HÁ E DA DO MEU TIME TAMBÉM…FLUMINENSE!! TODO MUNDO ROUBANDO….TODO PAÍS CORROMPIDO E DESTRUÍDO PELO CÂNCER MALDITO DA CORRUPÇÃO!! MAS ELE E NEM DILMA SABIAM DE NADA!!! UNS FALAM. MAS SEMPRE HOUVE CORRUPÇÃO, MAS NUNCA EM UM ÍNDICE TÃO ALTO QUE JÁ PODEMOS FALAR NA CASA DOS 100% DE CORRUPÇÃO, TALVEZ ANTES DE LULA ELA ESTIVESSE NA CASA DE 15%, SEI LÁ!! MAS NÃO 100% COMO É A DO BRASIL DE HOJE!!!! PENSEM NISSO E FORA DILMA E LEVE O PT JUNTO!!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu