Opiniões

Após 7 anos de vacas gordas, dinheiro que sumiu é poupado agora para 2016

Eu penso que

 

Reforma administrativa e 2016

Por Ricardo André Vasconcelos, em 11-04-2015 – 13h39

 

Rosinha & Garotinho

 

Depois de sete anos de vacas gordas, período em que aproveitou-se como quis e pode, o governo Rosinha & Garotinho, rende-se ao óbvio e resolveu reduzir a paquidérmica máquina administrativa. Construída para abrigar o leque de apoio de mais de dezena de partidos, a estrutura vai passar dos atuais 39 órgãos (confira aqui), para apenas 10 secretarias, uma fundação, uma companhia, a procuradoria, o Gabinete da prefeita e o Instituto de Previdência dos Servidores, num total de 15 órgãos ocupantes por comissionados DAS-1, com status de secretário.

As secretarias e fundações extintas vão virar subsecretarias ou superintendências das remanescentes. Exemplo: As atribuições da atual secretaria de Comunicação Social vão passar para a superintendência de Comunicação da secretaria de Governo, enquanto as funções da Fundação Municipal da Infância e Juventude serão assumidas Por uma superintendência da nova secretaria municipal do Desenvolvimento Humano e Social, para onde irão também as ações das secretarias do Idoso e de Trabalho e Renda.

Informações oficiais dão conta de economia anual de R$ 14 milhões. O problema não está aí. A porca vai torcer o rabo na hora de acomodar algo em torno de três centenas de ocupantes de cargos de confiança que ficarão teoricamente desempregados com a extinção dos órgãos para os quais foram nomeados como assessores, diretores, chefes de departamentos. Primeiro é preciso escolher entre os atuais secretários quem vai assumir as novas secretarias ampliadas, depois como ficam os cargos inferiores em cada estrutura extinta. Em algumas secretarias ou fundações a serem extintas, o número de superintendências ou subsecretarias, passa de meia dúzia. Onde encaixar esse pessoal todo?

Dos 15 cargos remanescentes do primeiro escalão, estão em disputa 11, porque na secretaria de Governo permanece Garotinho, no Controle e Orçamento, Suledil Bernardino, na Saúde Chicão Oliveira e na Procuradoria-Geral, Matheus José. Os demais (cerca de 30 atuais auxiliares) estão em volta de apenas 10 cadeiras: Fazenda; Educação, Cultura e Esportes; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Humano e Social; Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Ambiental e Gestão e Pessoas e Contratos. Além da Previcampos, Codemca, Fundação Municipal de Saúde e Gabinete da Prefeita.

Na esteira da necessária reforma administrativa a falange política dominante aproveita para armar o tabuleiro para as eleições do ano que vem. Defenestra quem não interessa, incensa quem pode ser útil e testa uns e outros. E mais: deixa na expectativa um exército que cabos eleitorais postos na inatividade, mas com a esperança viva de voltarem ao front para a batalha de 2016. O dinheiro que falta ou poupa-se agora, vai abundar na época certa.

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 5 comentários

  1. O MELHOR NOME PARA 2016 DR ABDU NEME, ESTE NOME CONSEGUE AGREGAR A SITUAÇÃO E A OPOSIÇÃO….E TAMBEM O GOVERNO ESTADUAL COM O NOME DELE NÃO VAI SE INTERFERI NA ELEIÇÃO LOCAL SENDO O NOME DELE, CONCERTEZA, POIS OS FILHOS DELES SÃO AMIGOS INTIMOS DE DOIS DEP FORTE DO PMDB UM ESTADUAL E O OUTRO FEDERAL

  2. O pior erro será se continuam nesta “vontade” de antecipar créditos! Ao invés disso, que parem de gastar verdadeiras fortunas com coisas supérfluas como com os shows bregas a preços absurdos, gastos com contratações no mínimo duvidosas, além de “manias” perdulárias como os gastos com a Câmara, como com os “lanchinhos”, “água mineral” a preço de ouro, “serviços de impressora”, absurdos, além dos famosos contratos da Prefeitura com as “ambulâncias” e todo o resto.

    Já fizeram empréstimo e perderam 50 milhões! É muita grana, mas, se vão conseguir antecipar mais créditos, em 2016 teremos a primeira Prefeitura Mendiga do Brasil, literalmente dormindo na sarjeta e sem sequer “restaurante de 1 real”!

  3. A POLITICA ESTA CADA VEZ MAIS DESACREDITADA , TEMOS (trecho excluído pela moderação) DEMAIS NA COISA PUBLICA , COM PÉSSIMOS ADMINISTRADORES (CORRUPTOS OU LADROES ) , TEMOS CARÊNCIA DE LÍDER DE EXPRESSÃO , VEMOS UM BANDO DE (trecho excluído pela moderação) USANDO O QUE É NOSSO PARA SE BENEFICIAREM .

  4. prefeito so magal

  5. Depois da casa arrombada ,troca das chaves ! Imagino como deve ser a administração da casa deles.

Deixe uma resposta

Fechar Menu