Encontro Universitário Cultural: “Pontal” sobe o rio para subir ao palco do Sesi nesse sábado

Saullo, Yve e Sidney ensaiando “Pontal” no Pontal (foto de Michelle Richa - Folha da Manhã)
Saullo, Yve e Sidney ensaiando “Pontal” no Pontal (foto de Michelle Richa – Folha da Manhã)

 

Pontal cartazAcabou na tarde de hoje, nas areias do Pontal de Atafona, na foz do Paraíba do Sul, o último ensaio da peça “Pontal”, que sobe o rio nesse sábado, dia 31, às 20h, para subir ao palco do teatro do Sesi-Campos, em Guarus. Nele, os atores Yve Carvalho, Sidney Navarro e Saullo de Oliveira encarnam pescadores de Atafona, distrito do município de São João da Barra, que lançam suas redes em busca de sustento, enquanto contam histórias, cantam canções, remontam fatos, bebem cachaça e refletem sobre as desventuras da vida e do ambiente em que vivem.

Assumida bravamente por Yve, a direção da peça e sua concepção originais são obras de Antonio Roberto de Gois Cavalcanti (1955/2015), o inesquecível teatrólogo e poeta Kapi — conheça aqui um pouco da história do artista e da peça. Com Atafona como tema ou pano de fundo, poemas são cenicamente transformados em diálogos e causos contados pelos pescadores. Das 22 poesias que compõem o espetáculo, 17 são de Aluysio Abreu Barbosa, dois do próprio Kapi, dois do Artur Gomes e um da Adriana Medeiros, que fecha a apresentação.

Com grande sucesso de público, a peça foi encenada pela primeira vez no verão de 2010, no próprio Pontal, no encontro das águas do rio e do oceano. À luz da lua, lampiões, lamparinas e fogueira, o palco natural se transformou em protagonista no Bar do Bambu, como era conhecido o folclórico misto de comerciante e filósofo Neivaldo Paes Soares. Depois que o avanço do mar levou seu bar, em 2012, Neivaldo também acabaria tragicamente desaparecendo nas águas da foz do Paraíba, em 21 de junho deste ano, sem ter sido até hoje encontrado.

Nesse sábado (31), a apresentação de “Pontal” no Sesi vai integrar a programação do Encontro Universitário de Cultura (Enuc), que começou hoje (30) e se estende até a próxima segunda-feira (02/11). Promovido por universitários da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf) e da Universidade Federal Fluminense (UFF) em Campos, muitos deles vindos de outras cidades, o apelo regional de “Pontal” fez com que a peça fosse escolhida para integrar o Enuc — confira abaixo sua programação completa.

Pode jogar a rede…

 

Encontro Universitário

 

 

Enuc

 

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 2 comentários

    1. Aluysio

      Pode jogar a rede…

Deixe um comentário