Opiniões

Você é a favor ou contra o impeachment de Dilma? Por quê?

José Paes 2

 

Apesar das divergências ideológicas que nunca escondi, sempre mantive uma boa relação com os membros do PT Campista, quer seja pela qualidade dos seus quadros, quer seja pela pauta comum que cultivamos acerca das necessárias mudanças de rumo da política campista. Essa boa relação, contudo, não me faz fechar os olhos para a realidade nacional. Como afirmado por expressiva parcela do meio jurídico, inclusive por ministros do STF, há fundamentos jurídicos para o impeachment, instituto previsto no texto constitucional. Não se pode falar, portanto, em golpe. Isso não significa dizer, contudo, que me sinta à vontade com a ascensão do PMDB ao poder. Não é um cenário fácil, mas diante do caos político, social e econômico vivido pelo país, me parece que o afastamento da presidente é inevitável.

José Paes Neto, advogado e blogueiro

 

 

 

Sana Gimenes

O impeachment é um procedimento constitucional que pode e deve ser usado em um Estado de Direito em caso de cometimento de crime de responsabilidade. O pedido de impeachment que tramita atualmente na Câmara se baseia em uma suposta violação à legislação orçamentária por meio de duas práticas: o atraso nos repasses do governo aos bancos públicosque pagam gastos sociais e a abertura de créditos suplementares. Todavia, tais atos, além de serem legais, foram referendados pelo próprio Congresso Nacional e admitidos, até aqui,pelo TCU. Sendo assim, é forçoso reconhecer que o objetivo do impeachment é retirar o mandato de uma presidenta legitimamente eleita e sobre a qual não recai, até o momento, nenhuma denúncia de corrupção, em razão de uma insatisfação, essa sim legítima, em relação ao seu governo. Nesse sentido, o cenário é de um gravíssimo ataque à democracia, que é ainda mais preocupante, justamente, por se valer do insidioso manto da legalidade.

Sana Gimenes, advogada e socióloga

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 14 comentários

  1. O mais engraçado é que aqueles que são contra o Impeachment não analisam o conteúdo dos pedidos, tanto dos juristas, quanto o da OAB. Costumam dizer as claras ou na entrelinhas que é um suposto golpe e que tirar a Dilma é o fim do mundo. O que, é claro, não faz sentido e não tem fundamento.É curioso isso.

  2. O “crime” que a presidente cometeu foi cometido por todos ou quase todos seus antecessores e é cometido frequentemente por governadores e prefeitos, as chamadas pedaladas fiscais. Então não acho válido nem pensar em impeachment. Lembrando que ela não é investigada em nenhum crime e não pode ser cassada porque alguém acha que ela é antipática, ou porque não está fazendo um bom governo.

  3. A Carta Magna prevê crimes de responsabilidade da Presidência da República. Vejo muitos cometários levianos e pessoas com amebas comedoras de cérebros e entrando em metástase. Collor também foi eleito democraticamente e foi deposto do governo democraticamente. Dilma foi eleita democraticamente e será deposta democraticamente. Se houvesse algum indício de irregularidade, o STF já teria dado algum parecer. Falar que é golpe, e nem analisar a fala dos ministros do STF, de que não existe golpe, é dá diploma de burro, para os leitores(as). Se é uma Democracia, se todo poder emana do povo, o mesmo povo que elege é o mesmo que pode tirar. Ninguém pode estar acima da CRFB. Cometeu crime, tem que pagar, por seu ato irresponsável. “Quando os homens são puros, as leis são desnecessárias; quando são corruptos, as leis são inúteis. Thomas Jefferson”. Brasil acima de todos!!!

  4. Concordo em gênero, número e grau com o Sr. Renato do comentário acima! Hoje no Brasil, qualquer pessoa esclarecida e não manipulável (seja por questões econômicas ou sociais), é capaz de enxergar claramente a infinidade de crimes, dos mais diversos, a que estão sujeitos os nossos dirigentes ou as nossas dirigentas, como preferirem!!!Cadeia Neles, seja o Criminoso Federal, Estadual ou Municipal!!! Cadeia é o Lugar dessa gente!!!

  5. Só admito ser contra o IMPEDIMENTO da Dilma apenas para aqueles que estavam morando em outro planeta ou acabaram de sair do hospício!!! O PT não é um partido político!! O PT é um símbolo de uma FACÇÃO criminosa que através da CORRUPÇÃO GENERALIZADA TOMOU O PODER NO BRASIL!! NOSSA SORTE FOI O BARRIL DE PETRÓLEO TER CAÍDO PARA MENOS DE 30 DÓLARES O BARRIL. SE NÃO FOSSE ISTO O LULA TERIA SUBORNADO ALGUMAS PESSOAS para AFIRMAREM QUE ELE FEZ DIVERSOS MILAGRES E TERIA DIREITO A SER CANONIZADO NA IGREJA CATÓLICA. SÃO LULA (JÁ PENSOU). MAS O PETRÓLEO CAIU DE PREÇO E A PETROBRÁS QUEBROU. E OLHA QUE QUEBRAR UMA EMPRESA QUE DETÉM, A PROSPECÇÃO, O REFINO E A DISTRIBUIÇÃO DE PETRÓLEO NÃO É PARA QUALQUER UM!! HOJE É A SEGUNDA EMPRESA MAIS ENDIVIDADA DO MUNDO (US$ 100 BILHÕES) E A MAIOR PETROLÍFERA ENDIVIDADA DO MUNDO!! SEM CONTAR QUE O PT (trecho excluído pela moderação) MAIS DE US$ 1 BILHÃO DE DÓLARES COMPRADO UMA SUCATA DE REFINARIA NOS ESTADOS UNIDOS, (trecho excluído pela moderação) ETC…ETC…ETC…ETC…ETC… ENFIM ARRUINOU O BRASIL DE CABO A RABO!!! (Trecho excluído pela moderação) TAMBÉM 12 MILHÕES DE EMPREGOS DO POVO BRASILEIRO!!!!!!!!!!!! LULADRÃO!!!!!!!!!!!!!!

  6. Dilma faz incitação a atos criminosos em cerimonia oficial

    Em cerimônia realizada na sexta no Palácio do Planalto com lideranças de milícias criminosas como o MST, Dilma mais uma vez rompeu todos os limites do decoro do cargo e da legalidade. O resultado de seu comportamento leviano e criminoso começou a surgir horas depois, com invasões e atos de violência em diversos pontos do país praticados pelas milícias do MST.

    O senador Ronaldo Caiado divulgou hoje o vídeo abaixo, e informou que entrará nesta segunda-feira com uma representação na PGR contra a presidente, o MST e a Contag. O senador disponibilizou o seu WhatsApp: (62) 9908-2572 para que se possa enviar vídeos ou outras evidências de crimes cometidos pelas milícias a serviço do moribundo governo petista socialista. A (trecho excluído pela moderação) petista decidiu radicalizar o processo político, intimidando e ameaçar os brasileiros para continuar no poder a qualquer custo, mas os milhões de brasileiros de bem não permitirão que isso ocorra.

    https://www.facebook.com/ronaldocaiado25/videos/1058366564219987/

  7. Essa questão de impeachment de Dilma é muito simples e são baseadas em fatos “REAIS” vendo a situação do país.
    Vejam bem:
    Imagine uma empresa (Brasil) com seus diretores (ministros), e seus acionistas (povo).
    A empresa está indo a falência devido a má administração do presidente e seus diretores. Oque os acionistas fazem?
    Demitem o presidente e toda sua diretoria!
    Não precisa ter CRIME nenhum, basta ser uma má administração, que está levando a empresa a falência!
    Simples assim.É isso que está acontecendo com o Brasil,mas devido a total falta de moral e caráter da presidência e seus ministros,e desse partido infeliz PT ,não admitem o erro, e usam métodos espúrios para criarem um clima de terror para se aferrarem ao poder,usam técnicas nazistas, muito usadas pelo fatídico ministro da propaganda Joseph Goebbels na Alemanha nazista ” Uma mentira repetida muitas vezes,acaba se tornando um verdade.”, GOLPE,GOLPE, GOLPE .O Brasil virou uma piada no mundo,um país sem qualquer credibilidade.
    Espero que o povo brasileiro aprenda alguma coisa com isso, e seja mais inteligente ao eleger seus políticos.

  8. Estamos no século XXI e a mentalidade do Homem não mudou em nada.
    A prova é que estamos assistindo uma cena teatral semelhante a condenação do Messias em Israel naquela época, só que agora aqui no Brasil: o presidente do STF está representando Pilatos porque lavou as mãos diante da injustiça; Anastasia está representando Caifás porque está acusando de crimosa uma que não cometeu nenhum crime, e a presidenta Dilma está representando o Messias porque não cometeu nenhum crime e o povo brasileiro que votou em Dilma diante desta farsa não pode fazer nada. O conluio vai expulsar o direito de Dilma de ser presidenta, isso é uma vergonha para o Brasil diante do mundo. Senhora Dilma não assine nenhum documento oriundo desse conluio.

    1. Caro Gileno,

      No mundo em que Dilma é a “Messias”, melhor fazer como a própria: torne-se ateu!

      Abç e grato pela chance da observação!

      Aluysio

  9. O povo brasileiro precisa começar a reconhecer seu erro e sua participação em tudo o que esta acontecendo. A escolha foi nossa e devemos mante la até o final e aprender a ser mais consciente para uma próxima eleição. Sair Dilma q realmente não fez em seu segundo mandado um bom governo, entrar Temer???? Qual a coerência????? Ela não deveria estar no poder, mas foi escolhida e pelo povo…. Acredito sim que estão tentando derruba la de forma oculta e já não mais tão oculta assim, acredito q estão se unindo para destrui la… Claro q isso não muda o péssimo governo dos últimos anos… Mas brasil, por favor não vms acabar com o pouco de credibilidade q acredito ainda existir e colocar temer. Ele não foi escolhido por ninguem no país para ser presidente!!!!! E tds devem ter seu lado oculto… Td me faz crer que algum dia algo irá aparecer de errado com aquele q hj esta sentado julgando-a… Não posso acusar e longe de mim faze lo, mas o povo escolheu e espero que aprendam com seus erros em suas escolhas… Não sou a favor do impeachment e acho q isso deveria ser julgado não por um senado onde aparece sujeira pra todo lado… E sim julgado pelo povo… Sim, pelos únicos q escolheram o sim, agora deveríamos ter o direito de escolher pelo sim ou não

  10. MARIA ALDENIR SS
    NÃO ENTENDO DE POLITICA.mais estou indignada com os últimos acontecimentos como pode os próprios senadores!ficarem incentivando uns aos outros para votar por sentimentalismo. não interessa! se a presidenta um dia sofreu com a ditadura ou foi presa! o que está sendo jugado é o trabalho atual.me descupem, mas só quem tem coragem de falar grandes verdades aí é o senador malta.Esse eu tenho a maior mesmo sem conhecer

  11. como vê os erros são comuns mas sim! igual ao senador malta não é fácil encontrar. Esse não só eu! mais muita gente tem a maior admiração.Senadores por favor não votem com o coração. Esse é o pedido de uma simples mãe de família que fala por todas as pessoas que tem vontade mas não tem coragem.E por todas as mães que esperam para os seus filhos um Brasil melhor.hoje 31/08/2016.E a saúde como anda?estou a seis meses esperando por um exame do sus! e nada. Da para votar por pena? senador Malta socorro!!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu