Ibope: Dr. Aluízio se reelegeria com folgas a prefeito de Macaé

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Se a eleição de 2 de outubro fosse hoje, quem comandou a Prefeitura de Macaé nos últimos quatro anos continuaria a fazê-lo por mais quatro, a partir de 1º de janeiro de 2017. Foi o que apontou o Ibope, um dos mais conceituados institutos de pesquisa do país, que ouviu 602 eleitores macaenses entre 25 e 27 de julho. Com margem de erro de quatro pontos percentuais para mais ou menos, Dr. Aluízio (PMDB) mostrou considerável vantagem sobre quem deseja seu cargo, tanto na consulta induzida, quanto na espontânea. Na primeira, o prefeito ficou com 44% das intenções de voto, seguido dos vereadores Chico Machado (PDT), com 25%; Igor Sardinha (PRB), com 8%; do vice-prefeito Danilo Funke (Rede Sustentabilidade), com 4%; e do empresário André Longobardi (PR), com 2%.

Já na pesquisa espontânea, Aluízio liderou com 23%, seguido de Chico (9%), de Igor (2%) e Danilo (1%), que empatou com os ex-prefeitos Riverton Mussi (PEN) e Silvio Lopes (PSDB), ambos fora da disputa. Já no quesito negativo da rejeição, menos importante numa eleição em turno único como Macaé, mas fundamental para delimitar a capacidade de crescimento até as urnas daqui a menos de dois meses, o líder foi Chico Machado (33%), seguido de Dr. Aluízio (31%), André Longobardi (23%), Danilo Funke (22%) e Igor Sardinha (21%).

 

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

A liderança do prefeito na disputa parece ser proporcional à aprovação do seu governo. Indagados “O (A) sr(a) aprova ou desaprova a forma como o prefeito Dr. Aluízio vem administrando a cidade de Macaé?”, a maioria exata de 51% disseram aprovar — contra 42% que desaprovam e 6% não souberam ou quiseram responder. Se foi julgada ótima por apenas 8% da população, a atual administração municipal foi considerada boa, para 26%; e regular, para 42%. Apenas 5% a classificaram como ruim, enquanto 18%, como péssima.

Mas, mesmo que confirme a pesquisa do final de julho e seja reeleito no início de outubro, Aluízio pode ter que mudar coisas em sua administração: 33% do eleitorado queria que as mudanças fossem totais, enquanto 26%, preferiam mudar muito; 16%, mudar pouco. Já os que queriam a total continuidade ao atual modelo de gestão foram 23%.

Favorito na pesquisa Ibope encomendada pelo jornal “Diário da Costa do Sol” e registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) sob número 08849/2016, Aluizio terá sua candidatura à reeleição oficializada hoje na convenção do PMDB de Macaé, marcada para às 18h, na Sociedade Musical Beneficente Lyra dos Conspiradores. Ontem, no mesmo horário, foi a vez da convenção do PR, realizada na Câmara Municipal, que oficializou André Longobardi candidato. Danilo Funke e Igor Sardinha fizerem as suas no último sábado, dia 30, enquanto Chico Machado abriu as convenções em Macaé, no dia 23.

 

Publicado hoje (03) na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Deixe um comentário