Melhora do governo Rosinha puxa Chicão, mas maioria ainda quer mudanças

(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
(Infográfico de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

 

 

Por Aluysio Abreu Barbosa

 

Como era de se esperar, o expressivo crescimento da candidatura de Dr. Chicão a prefeito, comparadas as duas últimas pesquisas do instituto Pro4 feitas em junho (8 a 10) e 6 agosto, se deve à melhora da imagem do governo no qual é vice. Nos últimos dois meses, se Chicão ganhou 9,2 pontos ao passar de 8,4% nas intenções de votos para aos atuais 17,6%, este último percentual ainda ficou bem abaixo (11,1 pontos) dos 28,7% que responderam “sim” à pergunta: “O melhor é votar no candidato apoiado pela prefeita Rosinha, porque o trabalho dela precisa de continuidade?”.

Se esse índice positivo ao governo subiu (em junho, eram 24,3% os queriam sua continuidade), diminuíram os que responderam afirmativamente à indagação contrária: “O melhor é votar em outro candidato para que ele faça as mudanças que Campos precisa?”. Dos 70,8% de junho, foram 62,7% os que agora se manifestaram pela mudança — ainda uma maioria destacada dos campistas, mas que decresceu 8,1 pontos percentuais, número próximo ao conquistado por Chicão em intenções de voto, no mesmo período. Nele, aumentou a dúvida: os 4,4% que não souberam ou quiseram responder dois meses atrás, agora são 8,5% dos campistas.

Apesar do crescimento também destacado de Geraldo Pudim (PMDB), mais que dobrando os 5% na pesquisa de junho, para os atuais 11,1%, uma outra consulta estimulada feita em desdobramento aos que optaram pela mudança para Campos, revela que se trata de uma maioria com dois candidatos preferidos para encarná-la. Desses 62,7% que desejam mudar, 20,3% acham que Rafael Diniz (PPS) é o melhor nome para fazê-lo, em empate técnico com Caio Vianna (PDT), escolhido por outros 18,1% — a margem de erro da pesquisa é de 3,9 pontos percentuais para mais ou menos. Pudim vem em terceiro (9,7%), seguido de Chicão (5,2%). Mesmo governista, ele ficou à frente de Nildo Cardoso (DEM, 4,5%) e Rogério Matoso (PPL, 2,7%).

Ainda mal avaliado pela maioria, o governo começou a recuperar popularidade, aparentemente após o empréstimo de R$ 367 milhões da terceira “venda do futuro”, tomado (aqui) com a Caixa Econômica em 11 de maio deste ano, para ser pago até 2026. Se, em junho, 62,4% desaprovavam a maneira como a prefeita Rosinha vem administrando Campos, esse número em agosto baixou 52,1% — diferença percentual de 10,3 pontos, também bem próxima ao aumento de Chicão nas intenções de voto. A aprovação ao governo, no entanto, subiu pouco: de 33,9% para os atuais 36,3%. Foi um crescimento menor do que os que não souberam ou quiseram responder: dos 3,7% de dois meses atrás, aos 11,6% de agosto.

A diferença entre os percentuais das pesquisas de junho e agosto também se aproximam à do crescimento das intenções de voto de Chicão (9,2 pontos) no período, quando se trata das respostas às perguntas: “Você confia ou não confia na prefeita Rosinha?”. Evidenciando a melhora na imagem desgastada do governo, os 23,5% que há dois meses disseram confiar, hoje já são 31,8% — diferença de 8,3 pontos. Com números distintos, mas diferença semelhante entre eles, a coisa se repete na diminuição dos que não confiam na prefeita: os 73,2% de junho caíram para os atuais 60,2% — redução de 13 pontos percentuais.

 

 

Página 3 de hoje (12) da Folha
Página 3 de hoje (12) da Folha

 

 

Publicado na edição de hoje (12) da Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 6 comentários

  1. Junior

    Quero ver dia 2 outubro
    Vou torcer para esse governo que esta nem segundo turno disputar.
    Fe em deus
    Para uma campos melhor

  2. jclaudio

    Caros leitores,boa noite!

    Eles estão fazendo da politica uma grande facção,querem perpetuar sempre no poder!

    Assim o povão fica sem vez e sem voz !

    Até breve falando a verdade!

    abraços!

  3. celio

    Rafael Diniz representa mudança para Campos.

  4. Alexsandro

    Levo Fé em ti Rafael !

    acredito que crescerá ainda mais, podendo ganhar no primeiro turno !!!

    vamos expulsar esse tipo de politica (trecho excluído pela moderação) e que nao traz resultado para o povo e sim pra um so, o maior egoista e arrogante Garotianismo, politica ultrapassada e que nao condiz mais com a situação que nossa cidade merecem !!

    Vamos tomar a prefeitura para o bem do povo nas urnas, sera uma derrota incrivel !!!

    RUMO A VITORIA !!!

  5. Alexsandro

    #FORAROSINHA #FORAGAROTINHO #GAROTINHONUNCAMAIS #VELHAPOLITICA #POLITICAPARAUMSO

Deixe um comentário