Opiniões

TRE cassa Rosinha e Chicão da Prefeitura e os torna inelegíveis ate 2020

TRE RJO plenário no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) acabou de cassar o mandato da prefeita Rosinha Garotinho (PR), por quatro votos a três. Sem maiores detalhes, a informação foi noticiada primeiro aqui, no blog do jornalista Lauro Jardim, de O Globo. A assessoria do TRE também informou que, a partir da sua cassação, Rosinha e Chicão estão ainda inelegíveis por oito anos, a contar de 2012 — portanto até 2020.

A Ação de Investigação Judicial Eleitoral (Aije) que gerou o afastamento da prefeita e seu vice foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE),  ainda por conta da eleição municipal de 2012, na qual Rosinha e Chicão se reelegeram.  As denúncias que geraram a condenação foram por abuso de poder econômico e político, uso indevido de meio de comunicação social, crime eleitoral por propaganda política.

Foi por uso indevido dos meios de comunicação que a prefeita Rosinha foi cassada pela Justiça Eleitoral em 2010, ficando quase sete meses fora do governo. Ela retornou ao cargo em dezembro daquele ano por decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).

À decisão de hoje do TRE, cabe recurso do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Mas assim que for publicada em Diário Oficial (DO), a prefeita e seu vice terão que sair dos cargos, a não ser que consigam uma decisão liminar em contrário do TSE. A previsão da publicação das cassações de Rosinha e Chicão no DO é de uma semana.

Abaixo, a reprodução da reportagem dos jornalistas Suzy Monteiro e Alexandre Bastos, publicada (aqui) na Folha em 24 de agosto deste ano, tratando do andamento no TRE da mesma Aije que hoje gerou a condenação de Rosinha e Chicão:

 

 

Página 5 da edição da Folha de 24/10/16 (reprodução)
Página 5 da edição da Folha de 24/10/16 (reprodução)

 

 

Leia a cobertura completa do caso na edição de amanhã (25) da Folha da Manhã

 

Atualização às 18h49: Aqui, no mesmo momento deste “Opiniões”, o Blog do Bastos também noticiou a decisão do TRE.

 

Atualização às 20h55: Buscada por telefone, logo depois da postagem inicial da cassação ter sido feita e publicada no blog, a secretaria municipal de Comunicação (Secom) acabou de informar que não vai gerar nenhuma nota sobre o caso.

 

Atualização às 21h25: Há alguns minutos, após ser informada que não seria aceita a terceirização da comunicação social da Prefeitura de Campos num blog de qualquer secretário de qualquer outro pasta, e com “Opiniões” revelando acima que a Secom decidira não emitir nenhuma linha sobre a cassação de Rosinha e Chicão pelo TRE, a secretaria voltou novamente atrás e ligou ao blogueiro para informar que geraria a nota republicada abaixo, na qual assume e ecoa a terceirização da sua função. Em meio a tantas contradições, confira em nome do contraditório:

“O secretário de Governo (…) informa que ‘da decisão, que ainda vai ser publicada, cabe recurso e temos confiança que essa decisão será revertida’, citando que a prefeita Rosinha foi eleita em 2012 com mais de 170 mil votos, com 70 mil votos a mais do que a soma dos outros cinco candidatos, e que a acusação de matérias não institucionais no site da prefeitura não procede e que não teria o condão de influenciar o resultado das urnas.”

 

Atualização às 21h37: Confira aqui, no blog “Na curva do rio”, da jornalista Suzy Monteiro, a nota oficial da assessoria do TRE sobre a condenação de Rosinha e Chicão.

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 17 comentários

  1. Garotinho já previa isso, por isso que o vice de Chicão é seu “(trecho excluído pela modreação) fiel” MAURO SILVA, esse sim iria ser o prefeito de Campos…

  2. E uma piada agora que foram ver isso qual o nome dessa pizzaria?

  3. Claro! Os recursos já ficam prontos, só aguardando, afinal, foram os próprios políticos que em causa própria, criaram este artifício jurídico que só serve para abarrotar a Justiça e protelar “ad infinitum” as medidas que se faziam necessãrias!

    Se fosse ‘mais adiante’, teríamos mais uma encenação de greve de fome, pneus queimados nas estradas e aeroportos depredados por vereador irresponsável e que se encontra “em suspeição” na Justiça!

    Se este nosso país fosse sério, não haveria este tempo enorme tramitando algo que já sabemos vai acabar em “pizza”.

  4. É pouco…

  5. SERÁ QUE O AFASTAMENTO AGORA É BENEFICIOSO ?, NA FASE DE TRANSIÇÃO…? NÃO É OUTRA ARMAÇÃO!!!

  6. tb acho pouco
    maus gostei kkkk
    muito bom que nao consiga ganhar no tse
    ja que cabe recurso
    rsrsrs

  7. A casa dos poderosos de Campos está desabando. E agora Garotinho o que tens a dizer?

  8. Essa brincadeira já dura quase 30 anos ininterruptamente. Basta ver o escândalo que está sendo apurado pela Polícia Federal nas últimas eleições. Já passou da hora de extraditar todos os componentes da “República da Lapa” e terminar as averiguações sobre todos os atos do Coronel Bolinha.

  9. É de dá nojo. Ouvi coisas agora pouco na Faculdade que se a população de Campos ouvisse a cidade amanheceria toda vomitada. Reflitam: Rosinha, Chicão e Mauro Silva foram acusados por derrotados de 2012 por abuso político e do poder econômico sob alegação de que citar o nome da prefeita e do vice Chicão nas informações no site da Prefeitura é propaganda eleitoral antecipada. Isso é tão absurdo que ficou na gaveta do Tribunal esse tempo todo porque os desembargadores tinham coisas mais sérias para julgar. Agora, há cinco dias da eleição de segundo turno para a Prefeitura do Rio, só porque (trecho excluído pela moderação). É a judicialização da política, por interesses e retaliações indizíveis para não jogar o respeito das instituiçõe no lixo e provocar revolta na população. Que nojo!

  10. Mas caçar faltando dois meses para encerrar o mandato ? Desserviço.

  11. Faltando 2 mêses para encerrar o mandato dela,mas que fique inelegível para sempre pelo povo campista!

  12. Todas essas acusações são mais fáceis de se provar do que afirmar que Paris fica na França. Eles foram (os rosáceos) para o tudo ou nada, não estavam mais se importando com a Lei. Bom aproveito aqui para dar uma boa ideia ao próximo prefeito RAFAEL DINIZ, é o seguinte Dr. Rafael. O senhor pode ajudar a diminuir a violência destes campos de extermínio chamados de “as casinhas de Rosinha”. Faça o seguinte, dê o título de propriedade para as pessoas que receberam gratuitamente estas casas do “BANCO MUNICIPAL DA HABITAÇÃO”, que só existe em Campos, pois nenhuma prefeitura não tem que construir e nem dar nada de graça para ninguém. Assim elas poderiam ir vendendo as mesmas e aos poucos estas “casas populares” iriam se “PURIFICANDO” (o dinheiro tem este poder de purificar). Pessoas de má índoles iriam dar lugar a pessoas melhores, e a prefeitura cobraria um imposto de “transmissão de imóvel” e cobrar o devido IPTU como uma maneira de minimizar todo prejuízo causado aos cofres públicos de nossa amada cidade de Campos dos Goytacazes, causado por este governo populista do coronel cebolinha. O senhor mataria dois coelhos com um só tiro. Gostou da ideia? Não tem de quê!!!

  13. Já notaram q esse casal só arruma encrenca na Prefeitura?
    Só espero uma coisa: Que a PF faça uma investigação rigirisa na Prefeitura antes de Rafael Diniz assumir a Prefeitura!
    Pode ter certeza que irao encontrar muitas coisas superfaturadas!

  14. Mais uma dona encarnação ia fazer aquela sena de novo de acampar dentro da prefeitura e um bando de idiotas e puxa saco que acompanha ia na prefeitura fica bazulando ela como ums (trecho excluído pela moderação)

  15. Ridículo contar 8 anos a partir de 2012, já que esses elementos exerceram todo o mandato desde então. Deveria ser a partir de agora. Bom seria se fosse até 2050!

  16. vê se TSE não faz (trecho excluído pela moderação) deixando voltar!!!!

Deixe uma resposta

Fechar Menu