Prisão de Garotinho: depois das câmeras, como se nada tivesse acontecido

 

O que Garotinho fez e disse entre o Hospital Souza Aguiar e o Complexo Penitenciário de Bangu? (Foto de Alexandre Cassiano - Agência O Globo)
O que Garotinho fez e disse entre o Hospital Souza Aguiar e o Complexo Penitenciário de Bangu? (Foto de Alexandre Cassiano – Agência O Globo)

 

 

“Como se nada tivesse acontecido”

Por Aluysio Abreu Barbosa

 

Como penso ter sido com a maioria, não me fez bem assistir às cenas (aqui e aqui) de transferência de Anthony Garotinho (PR), do Hospital Souza Aguiar, no Rio de Janeiro à Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Complexo Penitenciário de Bangu, na noite do último dia 17. Vendo e revendo as cenas da sua condução coercitiva, primeira da cama do hospital, depois na saída deste, de maca, até a ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), fiquei dividido entre duas das muitas interpretações do fato, que pipocaram da democracia irrefreável das redes sociais.

A primeira (aqui), à qual me inclinei pelo emocional, foi da Vanessa Henriques, estudante de Ciências Sociais da Uenf:

— Não tenho nenhum apreço pela figura de Garotinho, muito pelo contrário. Mas não consigo me regozijar nem um pouco diante dos vídeos e imagens de sua transferência para Bangu. Só consigo sentir tristeza. Só consigo lamentar por tudo isso que estamos vivendo. Só.

A segunda (aqui), na desconfiança da razão, foi do advogado e publicitário Gustavo Alejandro Oviedo:

— (Garotinho) Estava tranquilo na maca, com as mãos detrás da cabeça. Mas tinha de aparecer alguém com um telefone filmando. Pronto: começou a novela.

Confesso que, de lá para cá, como jornalista e blogueiro, busquei me afastar individualmente da cobertura do caso. Mesmo porque, após divulgar (aqui) no blog “Opiniões” o laudo médico da UPA de Bangu, dando conta que os exames de controle de glicemia capilar e eletrocardiograma de Garotinho “não apresentaram nenhuma anormalidade” — ignorado pela ministra Luciana Lóssio do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que naquele mesmo dia 18 permitiria a transferência do preso para um hospital particular da sua escolha —, me espantaram as mais de 30 mil curtidas recebidas pela postagem nas redes sociais.

Se volto hoje ao assunto, é porque ontem tive acesso à boa parte do relatório da Polícia Federal (PF), feito por um dos agentes que participaram da transferência, detalhando todos os seus bastidores, certamente mais reveladores do que a acuada entrevista que Garotinho depois concederia ao jornalista Roberto Cabrini, transmitida pelo SBT no último domingo.

Depois que as portas da ambulância se fecharam aos vídeos tão vistos e comentados, impressiona (ou não?) o fato de que Garotinho “relaxou e conversou como se nada tivesse acontecido”. Conheça abaixo alguns trechos esclarecedores:

“Houve várias tentativas, por parte de todos os interessados na permanência do preso no Hospital Souza Aguiar, de frustrar o serviço de escolta policial e remoção do preso, até que após muito conversar com os médicos, explicar sobre a gravidade que seria descumprir uma ordem judicial, eles se reuniram, fizeram mais alguns exames, mediram a pressão do preso novamente e confirmaram que estava tudo bem, além de terem recebido a confirmação de que para onde o preso estaria indo, seria local adequado para acabar o tratamento dele, acabaram por assinar a alta médica”

“Garotinho agrediu física e verbalmente os policiais, que tentaram removê-lo da cama do hospital para a maca e assim para a ambulância que o transferiria, com chutes e socos (…) em uma tentativa desesperada de evitar sua transferência (…) Em um determinado momento, Garotinho disse: ‘Vocês são uns merdas! É por isso que vocês são todos pobres!’”

“A senhora Rosinha e a filha Clarissa, por várias vezes falaram em voz alta para todos ouvirem que não colocariam a roupa no Anthony Garotinho, chegando a dizer para todos ouvirem: ‘NÃO VAMOS VESTI-LO! SE QUISER LEVAR, TEM QUE LEVAR SEM ROUPA’. Ao final, Rosinha entregou apenas uma cueca para que o preso vestisse, sendo a peça de roupa íntima colocada por sua filha Clarissa (…) Foi dada a oportunidade à esposa Rosinha Garotinho de dar o último abraço em seu marido a pedido dela, fato que demorou até demais, entre uma hora e uma hora e meia, foi dada a oportunidade para o médico, a seu pedido, de fazer um exame de última hora  para ver pressão e ritmo cardíaco, fato que foi constatado que estava tudo ok”.

“A falta de respeito por parte de Garotinho e seus familiares fez com que uma simples condução de preso se tornasse um verdadeiro teatro para que ao final o Garotinho se tornasse vítima de tudo que acontecesse”.

“Logo no início do deslocamento, o preso, por conta própria, arrancou com violência o acesso venoso que estava em seu braço e houve um esguicho de sangue”

“(…) o preso Garotinho se acalmou e logo assim que as portas (da ambulância) se fecharam, ele relaxou e conversou como se nada tivesse acontecido”.

“(…) denegriu a imagem da Polícia Federal, chamando a todos de pobres e mortos de fome e que era por essas atitudes que nós estávamos na merda. Por várias vezes ofendeu a pessoa do delegado (Paulo) Cassiano e do juiz Glaucenir (Oliveira), falando sobre a falta de caráter e perseguição pessoal contra sua pessoa”.

“Por várias vezes me pediu para atirar em seu peito, já que se eu não o matasse ele iria se suicidar dentro da prisão”.

“(…) já que mesmo que ele assumisse que cometeu crime eleitoral, o qual estava sendo imputado a sua pessoa, ele seria julgado, condenado e nem prisão sofreria”.

“Falou que se encontrasse Sérgio Cabral dentro da Penitenciária iria quebrar sua cara”.

Ainda que num artigo como este se pretende, a opinião seja o fim, ela aqui se torna desnecessária. Por motivos tão óbvios quanto a conhecida coragem física de Garotinho.

 

Publicado hoje (04) na Folha da Manhã

 

Abaixo o relatório da PF, com os destaques do blog:

 

Relatório PF Garotinho 1

 

Relatório PF Garotinho 2

Relatório PF Garotinho 3

 

Relatório PF Garotinho 4

 

Atualização às 17h08: Aqui, em seu blog, aparentemente ignorando a diferença entre artigo (opinião sobre um fato) e e reportagem (narração impessoal do fato), Garotinho respondeu com perguntas à narração detalhada da sua transferência do Souza Aguiar a Bangu, feita pela PF, não pelo blog, a Folha ou o articulista.

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 52 comentários

  1. Jane

    Fico indignada, quem assistiu os videos da transferência e quem os conhecem e sabem do que são capazes, tem convicção que tudo foi armação. Tenho dúvidas se passou pelo procedimento de cateterismo, porquê não permitiu a perícia. Teve a oportunidade de prova o real estado de saúde. Infelizmente, temos no STE e STJ certos profissionais que não entendo como estão lá. Quem assistiu o Ministro Gilmar Mendes no senado entende minha critica.

  2. até nos comentarios aqui vemos uma sede de vingança e retaliação ninguem quer ver a justiça acontecer com o desenrolar dos e com provas querem só tirar garotinho de cena ou seja sóvemos justiça própria opnioes de desafetos não somam diante de um tribunal que zela pela verdadeira justiça não a do glaucenir a seu modo

  3. Dionecleides Marques

    And the Oscar goes to….

    Anthony Garotinho

  4. Genildo Siqueira

    (Trecho excluído pela moderação) desconstruir na mente dos campistas os feitos de um homem que foi eleito pelo povo, fez um excelente governo, foi reeleito pelo que mostrou e a seguir foi eleito governador do Estado e pelo excelente governo elegeu a esposa, (trecho excluído pela moderação), quanto aos erros não vou entrar na mérito porque até hoje não vi nenhum governo que acertou em tudo pois é composto por pessoas que não trazem na testa estampado quem realmente são, falo de alguém que muito fez por. Ambos, tenho tranquilidade no falar porque nunca dependi deste ou outro Governo, ap nas não tenho memória curta e não sou manipulado por que imprensa como se eu não fosse capaz de pensar por mim mesmo, a maior prova disto é a omissão de matérias do desgoverno de Pezão candidato para o qual fizeram campanha e nos tempos de Arnaldo e Alexandre as omissões que certamente acontecerá com Rafael Diniz que certamente também errará, que o povo se liberte (trecho excluído pela moderação) e sejam também trabalhados em seu caráter se disassociando dos jogos de interesses.

  5. Plinio

    Infelizmente, sabemos que sempre existiu excessos por parte da polícia ( seja civil, militar ou federal) e do judiciário ( Juízes e promotores que se acham deuses). Sou a favor que respondam sim por abuso de poder.

    Quanto ao Garotinho, que pague pelo que fez. Meu pai morreu no HGG por falta de estrutura. Perdi vários amigos e familiares no HFM por falta de remédio e insumos. Portanto Garotinho, quero que você e sua esposa, bem como todos os culpados, paguem, mas paguem muito caro por tudo de ruim que fizeram na saúde de Campos. Fizeram coisas boas sim, mas isso não os livra das mortes de centenas de pessoas dentro do HGG e HFM por falta de estrutura e sobretudo descaso da parte de vocês. A mão de Deus é pesada, muito pesada.
    Ademais, espero que o novo prefeito seja íntegro com a população campista e zele pela transparência absoluta.

  6. Plinio

    Infelizmente, sabemos que sempre existiu excessos por parte da polícia ( seja civil, militar ou federal) e do judiciário ( Juízes e promotores que se acham deuses). Sou a favor que respondam sim por abuso de poder.

    Quanto ao Garotinho, que pague pelo que fez. Meu pai morreu no HGG por falta de estrutura. Perdi vários amigos e familiares no HFM por falta de remédio e insumos. Portanto Garotinho, quero que você e sua esposa, bem como todos os culpados, paguem, mas paguem muito caro por tudo de ruim que fizeram na saúde de Campos. Fizeram coisas boas sim, mas isso não os livra das mortes de centenas de pessoas dentro do HGG e HFM por falta de estrutura e sobretudo descaso da parte de vocês. A mão de Deus é pesada, muito pesada.
    Ademais, espero que o novo prefeito seja íntegro com a população campista e zele pela transparência absoluta.

  7. Plinio

    Infelizmente, sabemos que sempre existiu excessos por parte da polícia ( seja civil, militar ou federal) e do judiciário ( Juízes e promotores que se acham deuses). Sou a favor que respondam sim por abuso de poder.

    Quanto ao Garotinho, que pague pelo que fez. Meu pai morreu no HGG por falta de estrutura. Perdi vários amigos e familiares no HFM por falta de remédio e insumos. Portanto Garotinho, quero que você e sua esposa, bem como todos os culpados, paguem, mas paguem muito caro por tudo de ruim que fizeram na saúde de Campos. Fizeram coisas boas sim, mas isso não os livra das mortes de centenas de pessoas dentro do HGG e HFM por falta de estrutura e sobretudo descaso da parte de vocês. A mão de Deus é pesada, muito pesada.
    Ademais, espero que o novo prefeito seja íntegro com a população campista e zele pela transparência absoluta.

  8. Plinio

    Infelizmente, sabemos que sempre existiu excessos por parte da polícia ( seja civil, militar ou federal) e do judiciário ( Juízes e promotores que se acham deuses). Sou a favor que respondam sim por abuso de poder.

    Quanto ao Garotinho, que pague pelo que fez. Meu pai morreu no HGG por falta de estrutura. Perdi vários amigos e familiares no HFM por falta de remédio e insumos. Portanto Garotinho, quero que você e sua esposa, bem como todos os culpados, paguem, mas paguem muito caro por tudo de ruim que fizeram na saúde de Campos. Fizeram coisas boas sim, mas isso não os livra das mortes de centenas de pessoas dentro do HGG e HFM por falta de estrutura e sobretudo descaso da parte de vocês. A mão de Deus é pesada, muito pesada.
    Ademais, espero que o novo prefeito seja íntegro com a população campista e zele pela transparência absoluta.

  9. Cláudia

    Essa família Garotinho fazem parte da verdadeira (trecho excluído pela moderação) eles são
    uma vergonha para Campos

  10. Cláudia

    Falou tudo Plinio

  11. Alex

    Sempre soube que era pura mentira pra nao ficar preso !.

    Sempre soube que fizeram um espetaculo pra amolecer o coracao da opiniao publica…

    Esse cara nao vale nada !

    ((Trecho excluído pela moderação) os cofres publicos ha anos, compra coto deade sempre, e um cara maldoso que prejudica todo mundo, ja vi esse sujeito praticar maldades com inumerad pessoas nao tem coracao nem do de ninguem….

    Nas o pior e ver a justica lhe conferindo HABEAS CORPUS E decisoes favoraveis..

    Quanta impunidade para com um chefe de quadrilha armada….

    Nojento… Um (trecho excluído pela moderação) que deveria morrer na cadeia isso sim !

    So nessa gestao pessima de garotinho quantas pessoas morreram nos hospitais ?

  12. jomares

    PARABENS, PARABENS aos comentarios de PLINIO, GENILDO SIQUEIRA, CORINTO COSTA, sensatez e equilibrio no que fala e escreve, AGORA CÁ PRA NóS o relato do policial dava um livro de Agatha Christie Escritora, QUERIA VER ELE FALAR CARA,CARA AO VIVO TUDO ISSO COM O SUPOSTO ” SUPOSTO” REU, em debate na TV LIVRE, ao vivo, fez acusações (o que o policial relata té fé publica) mais ja vi na midia televisiva e escrita policial relatar uma coisa e depois ser outra, quero ver o final desta novela, uma coisa eu sei se O REU PERDE, a midia nacional e do universo e toda constelações vão estampar na primeira pagina, mais se o REU ganhar sai no local de obtuario entre linhas, duvida? pego um trecho do comentario do PLINIO “A mão de Deus é pesada, muito pesada.” a todos que DEUS NO ILUMINE

  13. Pedro

    Isso tinha que acontecer com alguma pessoas (trecho excluído pela moderação) pra ver a dor dos familiares.Isso foi uma covardia mais a verdade está vindo atona vamos aguardar os próximos capítulos essa mídia (trecho excluído pela moderação)
    garotinho é o cara e falando nisso por onde anda o delegado?
    Pegou férias com urgente kkkkk muita coisa ainda vamos ver #AGUARDEM

  14. Marlon

    Somos todos otários.

  15. Sara

    Abuso de poder por parte do Promotor, Delegado e policiais! Agora tentar falar o que ele falou dentro da ambulância é ridículo! Porque não gravaram ? Depoimento: falam o que querem!
    Diferente do Garotinho (trecho excluído pela moderação)!!

  16. Ed

    Garotinho (trecho excluído pela moderação) é a FARSA da (trecho excluído pela moderação)

  17. Ed

    Garotinho (trecho excluído pela moderação) é a FARSA da (trecho excluído pela moderação)

  18. Ed

    Garotinho (trecho excluído pela moderação) é a FARSA da (trecho excluído pela moderação)

  19. Ed

    Garotinho (trecho excluído pela moderação) é a FARSA da (trecho excluído pela moderação)

  20. Ed

    Garotinho (trecho excluído pela moderação) é a FARSA da (trecho excluído pela moderação)

  21. Ed

    Garotinho (trecho excluído pela moderação) é a FARSA da (trecho excluído pela moderação)

  22. Ed

    Garotinho (trecho excluído pela moderação) é a FARSA da (trecho excluído pela moderação)

  23. Ed

    Garotinho (trecho excluído pela moderação) é a FARSA da (trecho excluído pela moderação)

  24. Ed

    Garotinho (trecho excluído pela moderação) é a FARSA da (trecho excluído pela moderação)

    1. cícero barbosa

      Como o relatório da PF revela em detalhes, Garotinho há muito tempo virou um personagem de si mesmo, Cesar. Mesmo que hoje só seja capaz de receber aplausos da claque encomendada, como você.

  25. Leo

    Genildo, penso como você. Infelizmente vivemos em uma cidade onde o que mais importa é quem está governando e não o que o povo está precisando. Espero que como fazem neste governo que se finda, façam da mesma forma neste que se inicia. mostrando as coisas que dão certo e as que estão errado. Trabalho embarcado e não dependo de política para sobreviver. Apenas deixo minha insignificante opinião.

  26. É facil falar eu já fui na UPA diversas vezes e não fui atendido,tive que ir para o HGG e não tenho o que recramar.Rosinha fez muito por Campos,eu quero ver o que Rafhael vai fazer.Porque (trecho excluído pela moderação) não faz uma visita a UPA final de semana.

  27. ed

    A (trecho excluído pela moderação) está sensurando meus comentarios

    1. Aluysio

      Caro Ed,

      O blog, como qualquer outro hospedado na Folha Online, modera ofensas e acusações sem prova. Mas censura (com “c”, não “s”) não rola nem ao seu péssimo português.

      Abç e grato pela chance da explicação!

      Aluysio

  28. jomares

    Tô falando, deixa a onça ferida quieta, estava dando o ROLE pelos jornais, to ficando bom nisso, rsrsrsrs, infelismente houve um duplo homicidio em minha região GOYTACAZES para variar, fui pesquisas na internet, ai dei uma chegada no BLOG DA ONÇA FERIDA OLHA O QUE PUBLICOU

    MODERAÇÃO ISSO JÁ E PUBLICO NA CORTE

    QUEM NÃO DEVE NÃO TEME E SEI QUE VC NÃO TEM … COM NINGUEM

    (Trecho excluído pela moderação)

    1. Aluysio

      Caro Jomares,

      O link do blog de Garotinho em resposta ao artigo, no respeito ao contraditório, nem que seja qd o farsante “denuncia” como farsa o seu desmascarar, foi colocado na postagem às 17h08. Portanto, quase uma hora nates do seu comentário. Não demanda, portanto, sua propaganda.

      Abç e grato pela chance do lembrete!

      Aluysio

  29. Marcos Bentley

    Falando tudo ! Depois de todo este episódio envolvendo novamente a família Garotinho, PF, Justiça,… chego à conclusão de que de culpado, Garotinho saiu com a imagem de vítima. Até mesmo dentro do judiciário STF, STJ, TJ, OAB, hoje vemos diferentes comentários de que houve abuso de autoridade,…
    Ainda ontem li luma nota de um grande jurista de São Paulo, dizendo que o processo o qual acusam Garotinho, que cá pra nós suspeita de crime eleitoral ( todos nós sabemos que o uso do cheque cidadão por parte dos governistas foi esculachado), dizendo o jurista pelo pior que seja se ele for condenado, será apenas para prestar serviços à comunidade, rs uma coisa que ele sabe fazer é muito bem e mais a favor de Garotinho pesa fatos de que já que o seu candidato não foi vitorioso ( com a suposta alegação de compra de votos) + abuso de poder ( PF, Justiça) ainda afirmou que caberá ao Garotinho ainda ser ressarcido através de algumas ações que o mesmo citou em seu comentário. Ou seja ainda vai será beneficiado.
    Dizer que só os governistas ( turma do Garotinho) compraram ou trocaram votos também é uma ofensa a quem tem pelo mesmo um pouco de estudo e compreensão. (Trecho excluído pela moderação) O uso de um Hospital que recebe verbas dos governos para reunião de campanha do prefeito eleito foi vergonhoso.
    Mudança somente de nomes e personagens. Sai um entra outro !
    Brasil tudo passa, tudo se esquece, daqui a 2, 4 anos tudo volta ser o mesmo. Tolo é quem se preocupa e bate boca por causa de política.
    Que venha 2017, novo governo, algumas figurinhas já carimbadas aqui em Campos e outras ainda não conhecidas se preparam para nos usurpar novamente( Ex vice prefeito, ex prefeito,…, ….) .
    Quem viver verá…..

  30. jomares

    Deixa ele pra lá, lá pelo flamengo, vamos nos focar no RAFAEL DINIZ, fica fazendo as pessoas destilarem odio dia apos dia, ferida que se cutuca toda hora demora a cicratizar, OS GAROTINHOS JA DERAM O QUE TINHA QUE DAR A CAMPOS, RAFAEL DINIZ É O CARA E PRONTO, vcs ficam cutucando a ONÇA TODA HORA, ela nunca vai sumir para a mata!

  31. jomares

    é rapaz, cade a imparcialidade moderação?, só bate?, não sabe esquivar?, não precisa apanhar!, mais vou continuar a ler suas publicações!

    MODERAÇÃO ISSO JÁ E PUBLICO NÃO CORTE

    QUEM NÃO DEVE NÃO TEME E SEI QUE VC NÃO TEM … COM NINGUEM

    (Trecho excluído pela moderação)

  32. jomares

    “propaganda” Aluysio não preciso fazer isso amigo, gosto da imparcialidade, não sou igual muito que destila o odio, não amor pela cidade como vemos aqui em varios comentarios qualquer psicologo recem formado vai concordar com que falo em relação ao “ODIO”, agradeço a vcs todos por este espaço democratico, mais a internet esta ai e mostra tudo, o problema e que pouco vejam os dois lados da moeda, ISSO AS VEZES DOI, mais tá bom agora NÃO VIVO DE PROPAGANDA DE NINGUEM SE QUISE SABER VIVO DE QUE digo via email, e passo minha profissão agora TECNICO EM CONTABILIDADE diplomado e registrado no CRC/RJ, vivo de meu trabalho (trecho excluído pela moderação) “PROPAGANDA” não preciso nem faço para minha profissão so cartão de visita pois o serviços corre atras de mim não eu do serviço, forte abraço mais vamos em FRETE ninguem agrada todo mundo tô nem ai! kkkkk

  33. jomares

    BRAVO, BRAVISSIMO, OS COMENTÁRIOS ESTÃO FICANDO DE NIVEL NOTA DEZ, NOTA DEZ, seje contra ou a favor, o povo ta abrindo os olhos,

    Marcos Bentley – EXCELENTE POSTAGEM, muito bom!!!!!

  34. cicero carlos queiros

    Essa juíza foi enfeliz em dar a garotinho a oportunidade de fazer essa novela da ambulância, erro, erro se.

  35. Alex

    Garotinho se incomodou com as recelacoes, que obvio quem o conhece ja sabia que era tudo mentira…

    Mas notem quanto pau mandado e capacho tem aqui hj… Ate resposta no seu site ele publicou !

    Todos esses pau mandados na verdade nao pensam assim, so fazem pq o patrao mandou…

    Sinal de que a verdade incomoda quem so sabe mentir…

  36. Alex

    Garotinho se incomodou com as recelacoes, que obvio quem o conhece ja sabia que era tudo mentira…

    Mas notem quanto pau mandado e capacho tem aqui hj… Ate resposta no seu site ele publicou !

    Todos esses pau mandados na verdade nao pensam assim, so fazem pq o patrao
    mandou…

    Sinal de que a verdade incomoda quem so sabe mentir…..

  37. Alex

    Garotinho se incomodou com as recelacoes, que obvio quem o conhece ja sabia que era tudo mentira…

    Mas notem quanto pau mandado e capacho tem aqui hj… Ate resposta no seu site ele publicou !

    Todos esses pau mandados na verdade nao pensam assim, so fazem pq o patrao mandou……

    Sinal de que a verdade incomoda quem so sabe mentir…

  38. Júnior

    Quem entende de lei me respondam : Quem interpretou a lei de forma correta , foi o Juiz Graucemir, mandando prender ou os 6 Juízes do TSE que aplicaram a prisão domiciliar ? Este caso de “SUPOSTA” compra de votos ( não foi roubo ) , é passível de prisão ? Gostaria da opinião de todos , inclusive do Aluysio .

  39. Savio

    Meu caro Aluysio,
    apesar do texto ser extenso, creio ser oportuno:

    “AINDA HÁ JUÍZES EM BERLIM”

    Por Eduardo Perez, juiz de Direito do Tribunal de Justiça de Goiás.

    Talvez você já tenha ouvido a expressão “ainda há juízes em Berlim” e não conheça a sua origem, que é o poema de François Andrieux, onde se narra a história em que Frederico II, rei da Prússia, decide construir para si e seus amigos um local de lazer e prazeres finos.

    Mas, ao tentar ampliar seu castelo, viu que no terreno contíguo havia um moinho a atrapalhar suas pretensões, cujo proprietário era o chamado moleiro de Sans-souci, que vivia uma vida humilde da venda de sua farinha, sem preocupações (sans-souci significa “sem preocupação”).

    Mesmo diante da insistência do rei em comprar-lhe o moinho, o moleiro se negava, alegando que ali fora onde seu pai morrera e onde criava os seus filhos. Não iria abrir mão de sua propriedade por qualquer quantia.

    Irritado, disse então o monarca ao moleiro: “Você bem sabe que, mesmo que não me venda a terra, eu, como rei, poderia tomá-la sem nada lhe pagar”, no que o moleiro retrucou com a conhecida frase: “O senhor? Tomar-me o moinho? Só se não houvessem juízes em Berlim”.

    Diante dessa afirmação, e do fato de que mesmo o rei deveria se curvar às leis, o moleiro e seu moinho foram deixados em paz e frustrada a pretensão do monarca. A partir dessa historieta, a expressão “ainda há juízes em Berlim” tem sido usada como significado de resiliência, de resistência às pretensões injustas e da confiança de que Justiça será feita, mesmo contra os poderosos.

    No Brasil “ainda há juízes em Berlim”, muitos. E porque há juízes em Berlim que os parlamentares estão em desespero para atacá-los, amordaçá-los, processá-los criminalmente por determinar a prisão de corruptos e, quem sabe, até demiti-los pelo teor de suas decisões.

    O pacote de dez medidas contra a corrupção tornou-se, subitamente, num pacote de bondades aos parlamentares, com anistia de crimes como peculato, corrupção ativa e passiva, prática de caixa 2 eleitoral e outras condutas nocivas ao país, cujo perdão interessa realmente só àqueles que delas se aproveitaram, nunca ao povo.

    Mais, além dessa anistia, também querem a aprovação de normas que criminalizem a conduta de juízes e promotores pelo simples exercício de combate à corrupção. A alguns deles soa absurdo que um promotor peça a prisão, e um juiz mande prender, alguém acusado de um crime cuja liberdade mostre-se nociva nos termos da lei.

    Causa terror que de jantares em Paris se vá às marmitas de Bangu, por mais dinheiro, poder e influência que se tenha.

    Ora, numa Democracia não deveriam existir pessoas imunes à lei, como querem construir, o que mostra que o Brasil precisa avançar muito em termos de democracia.

    Frederico II, ao ser confrontado pelo pacífico moleiro com a ameaça de levá-lo ao juiz, retrocedeu. Ele tinha medo de um magistrado? Claro que não. Ele era o monarca supremo. Ele tinha medo do que esse magistrado representava: a lei.

    O imperador, por mais déspota esclarecido que fosse, sabia que o que mantinha uma nação coesa era a lei e a ordem. A partir do momento em que um governante subvertesse a legislação, em especial por interesses egoístas, estaria instalado o caos e, com ele, a violência, a corrupção e, em breve, a queda do próprio governo.

    Frederico II olhava o horizonte distante da manutenção de seu reinado para além de sua morte, não era ave de rapina pretendendo a satisfação espúria de seus desejos à custa do suor e sangue do povo.

    Temia, portanto, a lei que um juiz imparcial representava. Não fosse perder a coroa por um moinho!

    É o mesmo temor que alguns parlamentares agora demonstram. Querem destruir o país, mas, para isso, precisam primeiro acabar com os juízes: em votações à sorrelfa de madrugada, às vésperas do final do ano, sob o manto do anonimato, alteram projetos de lei, criam anistias para si e seus apoiadores, sob o espanto da população que ainda não se deu conta de que este é o Apocalipse do Brasil.

    Nós, brasileiros, estamos na encruzilhada da história em que escolheremos ou o caminho da ética ou o do coronelismo, do jeitinho. Quem fará isso somos nós, a população. O poder de qualquer autoridade é uma ficção criada por lei a favor do povo, que pode, a qualquer tempo, mudar isso.

    As autoridades servem à nação, jamais são servidas.

    Em Esparta, o rei era o primeiro a acordar e o último a ir dormir. Numa batalha, estava sempre na linha de frente. Guiava pelo exemplo, porque a uma nação forte não interessa governantes tíbios, que se escondem atrás de mesas de mármore em gabinetes climatizados.

    Frederico II reconheceu a força da lei que tornava aquele moleiro maior que um imperador. Alguns parlamentares no Brasil querem mudar as leis para que não tenham que reconhecer isso.

    Sozinhos os juízes não podem mudar esse estado de coisas. Somente os verdadeiros donos do poder podem mostrar o que querem, a que vieram: o povo precisa ser ouvido, precisa se unir e clamar por ética. Clamar? Quem é dono não pede, manda. Que o povo exija justiça, exija retidão, exija que a sua vontade seja ouvida além dos interesses particulares de quem deveria servir.

    No meio do caminho da corrupção tinha um moinho, parafraseando Drummond, a quem a corrupção também causava ojeriza. Se este moinho cair, o Brasil sucumbirá com ele.

    “Ainda há juízes em Berlim”, mas não sabemos até quando.

  40. Eu não vejo diferença em Hospitais a CTI do HFM e HGG são excelente.Se alguém tem alguma duvida é só conferir.Tanto da parte médica quanto da enfermagem,estão de parabéns.

  41. Marcia

    Como político um bom ator .

  42. Marcelo Virgilio

    Garotinho, ator Paraguaio. 171!

  43. gersielio

    Meu amigo, palavras ditas ou escritas não pode servir punição ou absolvição, deste jeito serei incriminado ou incriminarei alquem isso não é correto que continue assim investigações desde ontem sem denegrir a imagem sua,minha e de todos cidades.

  44. Maria

    Estamos falando de uma figura que esta desmoralizado nacionalmente , tem um vídeo rolando da votação das regras anti corrupção da sua filha Clarissa Garotinho querendo defender o GAROTINHO mais uma vez somos motivos de piada nacionalmente por causa deste cidadão “GAROTINHO E SUA ROSINHA ” ! CHEGA !!

  45. PAULO

    Fico com a expressão de Charles Degaulle: “Esse não é um País sério!”

  46. Júnor

    Quem entende de lei me respondam : Quem interpretou a lei de forma correta , foi o Juiz Graucemir, mandando prender ou os 6 Juízes do TSE que aplicaram a prisão domiciliar ? Este caso de “SUPOSTA” compra de votos ( não foi roubo ) , é passível de prisão ? Gostaria da opinião de todos , inclusive do Aluysio .

  47. Ariel Lamachia

    Pagando 1 milhão p Cabrini e outro milhão pela falsa cirurgia aí é mole se fazer de vítima .

Deixe um comentário