Na pausa do blogueiro, os novos colaboradores do blog

Ainda que tenham sido mais curtas do que inicialmente se supunha, as eleições municipais de Campos demandaram dedicação quase exclusiva do blogueiro ao jornalismo político. Sem tempo para falar de coisas mais interessantes, como Literatura, este hiato acabou suprido no “Opiniões” por seus novos colaboradores.

Em março, o escritor e roteirista capixaba Fábio Bottrel passou (aqui) a escrever semanalmente aos sábados. Em abril, o escritor e jornalista itaperunense Guilherme Carvalhal iniciou (aqui) sua colaboração quinzenal com o blog, quinta sim, quinta não. Na mesma periodicidade, quem chegou em maio (aqui) foi o jornalista e poeta Ocinei Trindade. Ele passaria a se alternar nas terças com a professora, escritora, atriz e cantora Carol Poesia, que integrou (aqui) o time dos colaboradores a partir de junho.

Deu tão certo que agora, nestes últimos dias de um ano que não foi fácil para ninguém, enquanto o blogueiro fará uma pausa para tirar suas férias, se dá o feliz anúncio de que o blog passará a contar com outros novos colaboradores: o tradutor Marcelo Amoy, os jornalistas Ricardo André Vasconcelos e Fernando Leite, além do músico Claudio Kezen. Embora Fernando seja também um dos bons poetas de Campos, a expectativa é que os quatro vão tratar mais de política.

Num blog intitulado “Opiniões”, o novo quarteto enriquecerá o leque daquelas emitidas nesta ágora virtual, na qual se buscou equilibrar duas vozes pensantes mais à direita (Marcelo e Claudio) com duas igualmente dotadas de inteligência e mais à esquerda (Ricardo André e Fernando).

Bem verdade que os dois últimos colaboradores já possuem seus próprios blogs, entre os mais prestigiados na planície virtual: Ricardo, o “Eu penso que…”, e Fernando, o “Outros quintais”. O que só reforça a honra deste “Opiniões” em também poder ecoá-los.

Já no próximo dia 2 de janeiro, Marcelo será o primeiro a entrar em campo. Ele se alternará às segundas-feiras com o Fernando, que por sua vez estreará no dia 9. Às quartas, Ricardo dará o pontapé inicial no próximo dia 4, em rodízio semanal com o Claudio, que começará a escrever no dia 11.

No desejo sincero por um ano novo feliz a você, leitor, me depeço virtualmente deste 2016 com um pequeno resumo do currículo pessoal e do que pretendem, em palavras próprias, trazer ao blog cada um dos seus novos colaboradores:

Os novos colaboradores do blog: Marcelo Amoy, Ricardo André Vasconcelos, Fernando Leite e Cláudio Kezen (Montagem de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)
Os novos colaboradores do blog: Marcelo Amoy, Ricardo André Vasconcelos, Fernando Leite e Claudio Kezen (Montagem de Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

Marcelo Amoy

Ex-acadêmico de Direito e Arquitetura. Atuou como gerente administrativo de empresa de saúde e hoje se concentra em atividades de revisão de textos acadêmicos e tradução português-inglês, com traduções já publicadas em livro. Defensor das liberdades individuais, vê no Liberalismo a maneira mais eficiente para as promoção e garantia de avanços sociais para todos. E com este objetivo escreve.

Ricardo André Vasconcelos

Jornalista formado no século passado (1984), passou por todas as redações de jornais impressos da cidade. E, apesar da timidez, mostrou a cara por quase três anos na tela da TV como repórter. Na política viveu de perto o nascimento e ascensão do garotismo e foi secretário de Comunicação Social e ghost writter  de dois prefeitos: Garotinho e Sérgio Mendes.

Crítico ácido dos políticos e especialmente ao descobrir em Garotinho os males que combateu revelados à décima potência, criou um blog, onde há oito anos emite sua opinião. Antes, teve várias passagens pela Folha da Manhã , onde foi repórter, chefe de reportagem, editor de política e editor geral.

Já com mais de 40 anos fez concurso público para o ministério da Previdência (INSS) e agora, aos 55, retoma um projeto antigo e diversas vezes interrompido: voltar aos bancos escolares para tentar concluir o curso de Direito, motivo pelo qual não atualiza seu blog com a frequência de antes.

Se impor a rotina de escrever um artigo quinzenal para este “Opiniões” é o novo desafio de Ricardo:

— Mais que a rotina, me assusta a responsabilidade me meter nesse samburá de gente talentosa. Penso se terei assunto toda quinzena, ou fôlego para enfrentar temas espinhosos, como os que nos esperam no ano que está quase pronto para estrear. Vamos lá e seja o que Deus quiser!

Fernando Leite

Jornalista formado pela Faculdade de Filosofia de Campos, em 1984, militante ativo nas rádios locais e redações de alguns jornais, nos últimos 30 anos. Autor dos livros “Outros Quintais” e “Arquitetura da Manhã”, já lançados e “Testamento de Vento e outros escritos” pronto pra sair.

Ativista do Movimento Muda Campos, na década de 80 do século passado, foi secretário de Comunicação e Turismo, presidente da FCJOL; secretário de governo da prefeitura de Campos, nas gestões de Garotinho, Arnaldo e Mocaiber; além de deputado estadual, entre 1990 e 1994, quando criou a Fenorte para implantação definitiva da Uenf, em Campos.

Trago para o blog “Opiniões” minha mala velha de quinquilharias, notícias e outros escritos, que, como os mascates, levo de porta em porta porque sei que a moeda do tempo presente é a informação. E eu a oferecerei aqui, como o pão da manhã. E, propositadamente, vou misturar tudo e fazer um caleidoscópio. Aqui, o freguês encontrará, modestamente, vento nordeste, chuva e aurora, política provinciana e poesia feita na hora. Se achegue, a quitanda é vossa!

Cláudio Kezen

Arquiteto e urbanista, formado pela UFRJ, e músico formado em Harmonia Funcional e improvisação pela Musiarte Rio. Músico profissional, toca guitarra, violão e bateria.

Pretendo através deste espaço discutir questões políticas desde um ponto de vista liberal/conservador e sem o uso de uma linguagem academicista.

fb-share-icon0
Tweet 20
Pin Share20

Este post tem 2 comentários

  1. JOSÉ GERALDO

    Quero manifestar os meus parabéns ao Jornal folha da manhã, por tão excelentes aquisições ao finalizar dezembro de 2016.

    Primeiro, a volta de Fábio Abud ao grande time, com sua magia de conquistar pessoas, em especial a galera mais jovem.
    Também por acréscimo ao Jornal e à Plena TV, com o jovem empresário Rildo Junior, da VILLE TURISMO, no item turismo em alto estilo, por ser esse jovem muito sério, competente e comprometido com tudo que faz, do que muito me orgulho por ser meu sobrinho. Tenho convicção que será sucesso qui entre nossos leitores e telespectadores.

    Segundo, pela também excelente aquisição de mais quatro competentíssimos profissionais da lavra de RICARDO ANDRÉ, FERNANDO LEITE, MARCELO AMOY e CLÁUDIO KEZEN, que por certo, irão nos brindar com seus escritos variados e do mais alto nível, a enriquecer ainda mais o blog “OPINIÕES”, permitindo à nós leitores, deliciar-nos com seus futuros e inteligentes textos.

    Jornal de vanguarda se faz assim. arroja cada dia mais em prol de seus leitores e telespectadores.

    De parabéns mais uma vez, a direção do Grupo Folha da Manhã.

  2. Aluysio

    Caro José Geraldo,

    As iniciativas do blog não têm ligação com as da Folha, salvo que o primeiro se hospada na versão online da segunda. Mas agradeço sua generosidade para com todas.

    Abç e feliz ano novo!

    Aluysio

Deixe um comentário