O certo e o feio na Câmara Municipal de Campos

 

 

 

Informações

Na última quinta (03), no dia em que esta coluna tratou da sessão da Câmara Municipal de Campos do dia anterior (02), encerrada pelo presidente Marcão Gomes (PR) por absoluta falta de quórum, a assessoria do vereador Álvaro Oliveira (SD) entrou em contato com a redação da Folha. Segundo informou, teria algo a falar sobre o assunto. Ontem (04), finalmente um e-mail foi enviado. Nele, foi informado “que deve ter ocorrido algum equivoco (sic) nas informações prestadas ao jornal, uma vez que às 8h em ponto ele (Álvaro) estava presente na Casa, inclusive, encontrou com alguns de seus pares nos corredores”.

 

Perguntas

O e-mail seguiu afirmando que Álvaro “às 08h10min foi ao gabinete da presidência da Casa, o presidente não estava no gabinete e o plenário estava todo apagado, foi dito pela secretária que não houve quórum suficiente para abertura da sessão”. Diante das informações do edil, ficam algumas questões: 1) quais dos seus “pares” estavam “nos corredores”? 2) por que nenhum destes “pares” compareceu à sessão? 3) por que a assessoria da presidência informou: “Não houve nenhum vereador presente de nenhuma das bancadas”? e 4) por que Álvaro levou 24 horas, entre a intenção de se manifestar e seu e-mail, para dizer que estava na Câmara?

 

Feio, muito feio

Mesmo sem resposta a essas perguntas óbvias, a coluna não tem motivo para duvidar do vereador. Sua manifestação direta, ainda que incompleta, é a maneira correta de um homem público proceder: com respeito à opinião pública. A atitude deveria servir de exemplo a todos os seus “pares”. Sobretudo a quem, na falsa segurança de um grupo de WhatsApp, bravateia não dever “confiança” à imprensa de Campos — a não ser, talvez, àquela que pertencer ao dono do seu mandato. Se fosse quem recentemente já revoltou a população campista com uma ameaça coronelesca vazada de outro grupo de WhatsApp, a coisa seria ainda mais feia.

 

Delação bombástica

O ex-presidente da Assembléia Legislativa do Estado do Rio (Alerj), Jorge Picciani (MDB) estaria preparando uma delação premiada, mesmo após conseguir sair da cadeia de Benfica para prisão domiciliar. Nos bastidores do Palácio Tiradentes, se ele disser tudo que sabe pode acabar com quase toda a política do Rio. Há quem também afirme que as delações podem abalar as estruturas de uma parte da política na planície.

 

Representação

Se o segmento neopentecostal tem ocupado espaço considerável na política, denominações das religiões de matriz africana já também acenam com o lançamento de possíveis representantes. Esta semana, quem teve seu nome colocado à disposição foi o babalaô Ivanir dos Santos, militante no campo da liberdade religiosa e dos direitos humanos. Tanto pode vir a ser o nome para o Senado como tentar uma vaga como deputado.

 

Nova rodovia

Uma área de 6.448.378,97 m² foi desapropriada nesta semana para a construção da Rodovia Transportuária, que vai ligar a área do Terminal Portuário de Macaé (Tepor) à RJ-168, conectando à área central e à BR-101. A via terá cerca de 19 km e é uma exigência do Instituto Estadual de Ambiente (Inea), órgão responsável pela liberação da licença da obra do Tepor. O custo estimado da obra, que será feita pela empresa responsável pelo porto, é de R$ 100 milhões, incluindo quatro viadutos se forem sinalizadas à necessidade de construção pelo Inea.

 

Prova para estágio

A Procuradoria Geral do município de Campos aplica hoje, das 10h às 13h, na Universidade Cândido Mendes, a prova do XVI Exame de Seleção para Admissão ao Estágio Profissionalizante. Foram 157 inscritos no processo seletivo entre estudantes que cursam do 6º ao 10º período de Direito. Os candidatos devem chegar uma hora antes do início da prova munidos de documento oficial com foto, caneta azul ou preta e comprovante de inscrição. O gabarito preliminar será divulgado no site da Prefeitura de Campos na próxima quarta-feira.

 

Com os jornalistas Paulo Renato Porto e Aldir Sales

 

Publicado hoje (05) na Folha da Manhã

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Este post tem 2 comentários

  1. josé carlos

    Cláudio andrade fez (trecho excluído pela moderação) de novo no zap? Tem que ser muito burro!!!!..

  2. Ale

    Picciani falando sobre o seu ex chefe ? Muito i interessante… Porque esse sabe muito !

    No entanto preparem as oaginas de jornais, microfones de radios, e cameras de televisoes porque vai ser espetacular
    as mentiras e cenarios que Garotinho inventara pra desmentir….

    Aguardemos cenas dos proximos capitulos….

Deixe um comentário