Pré-candidato a prefeito de Campos, o deputado federal Wladimir Garotinho (PSD-RJ) solicitou à Secretaria de Estado de Saúde (SES) respiradores em caráter de urgência para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Campos, que atualmente contra com um aparelho. Eles são necessárias para estabilizar casos de insuficiência respiratória, que acomete os pacientes mais graves da Covid-19.
— Atualmente a UPA de Campos possui apenas um respirador e que o número de pacientes que a procuram vem aumentando substancialmente. E tendo as autoridades de saúde previsto que a curva de infectados vai crescer nos próximos dias, é necessário que mais unidades tenham equipamentos primordiais para salvar vidas — disse Wladimir.
De acordo com o boletim divulgado pela SES neste sábado (21/03), já foram confirmados 119 casos e três óbito pelo novo coronavírus no Estado do Rio de Janeiro. Em Campos não há casos confirmados do covid-19, sendo que 14 casos estão sendo investigados pela Vigilância em Saúde. Destes, quatro pacientes estão internados em estado grave. Os demais encontram-se em isolamento domiciliar.
Em recente live nas redes sociais, Wladimir fez um apelo à população para seguir às normas de segurança preconizadas pelo ministério da Saúde:
— Os governos têm feito a parte deles, mas é necessária a participação de todos nós para que possamos nos prevenir contra o coronavírus, que infelizmente está se propagando. A melhor coisa que temos que fazer neste momento é ficar dentro de casa.
Com informações da assessoria do deputado