Opiniões

Vacinação contra gripe recomeça na 2ª, com drive thru agora também em Guarus

 

Sistema drive thru facilita a imunização contra gripe, que recomeça na segunda (Foto: Genilson Pessanha – Folha da Manhã)

 

Campos reinicia a campanha de vacinação contra gripe na próxima segunda-feira (11), após a secretaria estadual de Saúde enviar mais 18 mil doses para o município. Os grupos prioritários continuam sendo idosos e profissionais da saúde, como preconiza o ministério da Saúde. O estacionamento do Guarus Plaza Shopping, oferecido por seus proprietários, será mais um ponto de vacinação drive thru, primeiro na margem esquerda do rio Paraíba. A etapa anterior da vacinação contra o vírus Influenza H1N1 no município, realizada já durante a pandemia da Covis-19, foi promovida (relembre aqui) entre os últimos dias 25 e 31. Imunizou 43,6 mil idosos e profissionais de saúde no município, antes que se esgotasse aquele primeiro lote de vacinas.

A vacinação contra o Influenza, que também causa problemas respiratórios e mortes, tem importância redobrada na pandemia do novo coronavírus, contra o qual ainda não há vacina e deve demandar todos os leitos hospitalares disponíveis, antes da sua curva de contaminação se estabilizar e começar a cair. As unidades hospitalares vão receber as equipes de imunização contra gripe previamente agendadas. Os idosos e demais profissionais de saúde que não atuam no ambiente hospitalar continuarão sendo vacinados nos pontos de drive thru. Já os idosos acamados, os responsáveis podem também, entrar em contato com os números da Vigilância Epidemiológica: 981 750391 – 981752145 – 98175 2482 para agendar a vacinação nas residências.

No Guarus Plaza Shopping também será feita a vacinação dos idosos e profissionais de saúde que chegam sem carro. Continua como ponto fixo de vacinação a UBSs de Morro do Coco, UPH São José e UBS Lagamar, na praia de Farol de São Thomé. O horário será sempre entre 9h às 16h.

Além do Guarus Plaza Shopping, serão duas áreas de vacinação através de drive thru: 1) no Centro de Eventos Populares Osório Peixoto (Cepop) e 2) na Fundação Rural de Campos (FRC) e 3). Na Paróquia Menino Jesus de Praga, em Travessão, onde funcionou um drive thru na primeira etapa da imunização, a demanda já teria sido atendida. Mas continuará no posto fixo da UFH do distrito. Equipes irão aos asilos de todo o município para vacinação, previamente agendada.

— É importante que a população entenda e se conscientize que nessa etapa as equipes só podem vacinar os idosos e os profissionais da saúde. Esses espaços físicos favorecem o espaço entre as pessoas nas filas, para evitar aglomerações que ocorreriam em UBS que possuem espaços físicos reduzidos frente a demanda — alertou a diretora de Vigilância em Epidemiologia, Roberta Lastorina.

Demais grupos — A segunda fase da campanha de vacinação está prevista para 16 de abril e teve alteração dos grupos a serem imunizados para: profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições especiais: motorista de transporte coletivo, aplicativos, caminhoneiros, adolescentes de 12 a 21 anos em medidas sócio educativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Terceira fase – Prevista a partir de 9 de maio, deverá começar a vacinação também de crianças de 6 meses a 5 anos, 9 meses e 29 dias, gestantes, puérperas, povos indígenas, professores da rede pública e privada, adultos entre 55 a 59 anos e pessoas com deficiência.

 

Com informações da Supcom, em atendimento à demanda gerada pelo blog

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Deixe uma resposta

Fechar Menu