Opiniões

PT de Odisséia critica e fica neutro no 2º turno entre Wladimir e Caio

 

O PT de Campos ficará neutro no segundo turno a prefeito, disputado no dia 29 entre Wladimir Garotinho (PSD) e Caio Vianna (PDT). A informação veio por WhatsApp da presidente municipal e prefeitável do partido até o dia 15, Odisséia Carvalho. Educadora, tive a chance de acompanhá-la como sindicalista, vereadora, candidata a prefeita e mãe. Naquilo que pensa, Odisséia está entre as políticas mais coerentes.

Ela terminou em 7º lugar na disputa do primeiro turno, com 1,88% dos votos válidos, ou 4.664 eleitores. Que teve ao assumir uma missão pelo seu partido. Antes de Odisséia, o PT deu outro belo mandato ao Legislativo goitacá, com a vereadora Ivete Marins. Na prática, o partido hoje libera seus militantes para apoiar um, outro ou nenhum. Confira abaixo o manifesto petista sobre o segundo turno da eleição a prefeito de Campos:

 

Odisséia Carvalho, Wladimir Garotinho e Caio Vianna (Montagem: Eliabe de Souza, o Cássio Jr.)

MANIFESTO PARTIDO DOS TRABALHADORES CAMPOS DOS GOYTACAZES

A Direção Municipal do Partido dos Trabalhadores de Campos dos Goytacazes, em respeito a todos que votaram e construíram nossas candidaturas nas eleições deste ano, vem, por meio desta, se posicionar perante as opções colocadas para concorrer à Prefeitura de nossa cidade no segundo turno das eleições 2020.

Campos vive uma situação extremamente delicada para seus habitantes, na qual é preciso escolher entre o retorno de dois grupos políticos/familiares que já governaram a cidade.

De um lado temos o Wladimir Garotinho, cuja família, durante muitos anos, protagonizou manchetes em casos de corrupção e lançou Campos a uma crise sem precedentes, mesmo após repasses bilionários de royalties durante suas gestões. Um rosto jovem que retrata a velha política coronelista da cidade. Do outro lado, Caio Vianna busca usar a imagem do governo de seu pai para fazer promessas, ainda que não demonstre embasamento de suas propostas, dentro da atual realidade do município. Além disso, a candidatura de Caio Vianna é apoiada por grupos da extrema direita de Campos, favoráveis ao bolsonarismo, e que se associam a projetos retrógrados que em nada contribuem para o desenvolvimento do município.

O Partido dos Trabalhadores disputou as eleições municipais por entender que cumpre ao papel de ser uma opção de renovação e que nenhum dos candidatos colocados representa nosso projeto político. Projeto esse, que visa o bem estar dos campistas e busca melhor atendê los através de políticas públicas para toda a sociedade, em especial, a classe trabalhadora. Diante disso, não existe a possibilidade de abrir mão dessas pautas para apoiar candidatos que prometem em tempos de eleições, mas servem de base para aprovar projetos contra os trabalhadores depois de eleitos.

Por isso, reforçamos nossas principais bandeiras de luta e nelas continuaremos a atuar. Seguiremos combatendo o fascismo, a não-aliança de partidos progressistas com a direita e extrema direita, o combate à privatização dos órgãos, empresas, fundações e entidades públicas, a geração de empregos, o fortalecimento da Petrobrás na bacia de Campos, capacitação e espaços de convivência para a juventude, o fortalecimento da cultura, transporte, investimento na agricultura familiar, plano municipal de resíduos sólidos, economia solidária, moeda social, desenvolvimento econômico com justiça social, investimentos para educação e saúde pública, gratuita e de qualidade, bem como as políticas públicas para o combate ao racismo, a proteção à mulher, quilombolas e a comunidade LGBTQ+.

Qualquer candidato que não compartilhe dessas bandeiras de luta não terá o apoio do Partido dos Trabalhadores. Seguimos na luta por uma política que respeite e valorize a inclusão de toda a nossa população e promova o merecido reconhecimento da classe trabalhadora que move, dia-a-dia, essa cidade. Fora Bolsonaro, fora Mourão, seus admiradores e suas políticas contra a classe trabalhadora.

 

Odisseia Pinto de Carvalho

Presidenta do PT Campos dos Goytacazes

 

fb-share-icon0
20
Pin Share20

Deixe uma resposta

Fechar Menu